CENTROS DE CONVIVÊNCIA
Os Centros de Convivência fazem parte da rede de atenção psicossocial (RAPS-BH), e tem como missão a promoção de autonomia e participação social através de atividades socioculturais, a pessoas em sofrimento mental e /ou em uso prejudicial de álcool e outras drogas, maiores de 18 anos, em tratamento na rede pública ou particular, fora do momento de crise.
São oferecidas oficinas de artes visuais, artes plásticas, música, artesanato, literatura, cerâmica, bordado, mosaico, dança , atividades físicas, lian gong, entre outras atividades e projetos que promovem cuidado, inclusão e cidadania.
As pessoas são encaminhadas aos Centros de Convivência da regional de sua residência, pelo profissional de referência do tratamento, seja do Centro de Saúde (profissionais de Saúde da Família ou Equipe de Saúde Mental), CERSAM, CERSAM AD, Consultório na Rua e demais serviços da RAPS, além de profissionais da rede privada. O profissional responsável pelo encaminhamento deverá elaborar um relatório, por escrito, clareando o projeto terapêutico e a importância do Centro de Convivência neste projeto. Este profissional deverá também telefonar para o serviço e agendar entrevista de avaliação e admissão. O usuário em posse do encaminhamento escrito deverá comparecer ao local no dia e horário agendados. A entrevista é realizada pelo profissional de saúde mental que gerencia o serviço.
Atualmente são 9 unidades, uma por regional.
Centro de Convivência - Barreiro
Rua Pinheiro Chagas, 252 - Barreiro de Baixo
(31) 3277-5889
Centro de Convivência César Campos - Centro-Sul
Rua Orenoco, 68 - Cruzeiro
(31) 3277-9447
Centro de Convivência Arthur Bispo do Rosário - Leste
Rua Anhanguera, 356 - Horto
(31) 3277-5777
Centro de Convivência - Oeste
Rua General Andrade Neves, 25 - Gutierrez
(31) 3277-1543
Centro de Convivência São Paulo - Nordeste
Rua Aiuruoca, s/n - São Paulo
(31) 3277-6684
Centro de Convivência Carlos Prates - Noroeste
Rua Manhumirim, 415 - Carlos Prates
(31) 3277-7228
Centro de Convivência Rosimeire Silva - Norte
Rua Arantina, 375 - Minaslândia
(31) 3277-7482
Centro de Convivência Nise da Silveira - Pampulha
Rua Engenheiro Pedro Bax, 220 - Santa Amélia
(31) 3277-7310
Centro de Convivência Marcus Matraga - Venda Nova
Rua Expedicionário Américo Fernandes, 116 - São João Batista
(31) 3277-5499
INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS E SOLIDÁRIOS (IEES)
Objetiva o fomento de iniciativas de inclusão social através do trabalho e geração de renda para usuários acompanhados nos serviços da rede de atenção psicossocial (RAPS-BH).
A Incubadora promove o apoio técnico às iniciativas e projetos de estímulo, inserção e capacitação em relação ao trabalho com projetos no campo de álcool e outras drogas (CERSAM AD, UAT, CERSAMI, UATi, CdeR e CIAM) e com a Associação Suricato (Núcleos de mosaico, costura, culinária, marcenaria e Espaço Cultural).
Informações: incubadora.grsam@pbh.gov.br
ARTE DA SAÚDE - ATELIÊ DE CIDADANIA
O Arte da Saúde: Ateliê de Cidadania é um programa desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Saúde que visa a prática de promoção à saúde, voltada para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos que buscam o enfrentamento de situações de vulnerabilidade, risco social e/ou pessoal, usando a arte e suas diversas expressões como principais ferramentas de produção de cidadania e protagonismo infanto-juvenil.
O projeto oferece oficinas de arte em várias modalidades: artes plásticas, artesanato, pintura, argila, dança, fotografia, música, teatro, circo, capoeira, expressão corporal, música e construção de instrumentos, grafite e arte urbana, culinária, jogos e brincadeiras e outras atividades socioculturais, capazes de potencializar talentos e aptidões, desenvolvendo e fortalecendo autoestima e habilidades. Promove ainda a circulação urbana, como idas ao cinema, espetáculos teatrais, apresentações musicais, museus, parques, ampliando as oportunidades de pertencimento à cidade e construção de cidadania.
Os encaminhamentos são feitos pelas equipes de Saúde da Família ou Saúde Mental nas Unidades Básicas de Saúde.
Locais de Funcionamento das Oficinas: em todas as regionais acontecem oficinas localizadas estrategicamente para o acesso dos usuários.
Informações: grsam.i@pbh.gov.br