Pular para o conteúdo principal

Estratégias de Desinstitucionalização

criado em - atualizado em

SERVIÇOS RESIDENCIAIS TERAPÊUTICOS


Os SRT são equipamentos de caráter residencial permanente destinados a ofertar e garantir um espaço de moradia para pessoas em sofrimento mental egressas de longa internação em hospitais psiquiátricos e de custódia, com vínculos familiares e sociais inexistentes ou potencialmente fragilizados que inviabilizam sua possibilidade de retorno ao seio familiar e/ou gestão autônoma de moradia.


Os moradores são acompanhados junto às Equipes de Saúde Mental das Unidades Básicas de Saúde e/ou referenciados nos CERSAM.

 

Informações: grsam.srt@pbh.gov.br

(31) 3277-7793 / 3277-7825

 


PROGRAMA DE VOLTA PARA CASA


O Programa de Volta para Casa foi instituído pela Lei Federal 10.708 de 31 de julho de 2003 e dispõe sobre a regulamentação do auxílio-reabilitação psicossocial a pacientes que tenham permanecido em longas internações psiquiátricas. 


O objetivo deste programa é contribuir efetivamente para o processo de inserção social dessas pessoas, incentivando a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados, facilitadora do convívio social, capaz de assegurar o bem-estar global e estimular o exercício pleno de seus direitos civis, políticos e de cidadania. 


Em conjunto com o Programa de Redução de Leitos Hospitalares de longa permanência e os Serviços Residenciais Terapêuticos, o Programa de Volta para Casa forma o tripé essencial para o efetivo processo de desinstitucionalização e resgate da cidadania das pessoas acometidas por transtornos mentais submetidas à privação da liberdade nos hospitais psiquiátricos brasileiros.


Informações: grsam.srt@pbh.gov.br

(31) 3277-7793 / 3277-7825