Pular para o conteúdo principal

Encontro de Saberes

criado em - atualizado em

 

Desde 2019 o corpo técnico da SMSA vem reunindo diversos parceiros dos pontos de atenção à saúde da rede SUS-BH para compilar, por meio da metodologia colaborativa que utiliza o sistema GRADE (Grading of Recommendation, Assessment, Development as Evaluation), o melhor do conhecimento na área da saúde.


Até o momento, já foram criados 16 protocolos colaborativos de linhas de cuidado. A partir de agora serão realizadas ações para apresentá-los aos profissionais da rede.


 

Protocolos colaborativos

Os Protocolos Colaborativos são diretrizes clínicas baseadas em evidências científicas desenvolvidas por meio de parcerias e do encontro de diferentes saberes com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. É experiência pioneira no Brasil e tem sido reconhecido e utilizado por Instituições de Ensino e até mesmo pela Rede Suplementar.


O objetivo é melhorar a qualidade da assistência ao paciente, diminuindo mortalidade, morbidade e custos.


O Comitê validador dos Protocolos conta com representação de todos os pontos da Rede de Atenção, como a Atenção Primária, a Rede Complementar, a Assistência Farmacêutica, as Centrais de Regulação e da Rede de Urgências, incluindo o SAMU, Unidades de Pronto-Atendimentos. Há ainda representantes de hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Hospital Municipal Odilon Behrens (HOB), Hospital Metropolitano Risoleta Tolentino Neves Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro-HMDCC.

 

Conheça o nosso material.