Neste momento, podem receber a vacina contra a dengue o público de 6 a 14 anos, seja para a primeira dose ou para completar o esquema vacinal. É necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, no momento da aplicação, é necessário apresentar (preferencialmente) o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.
- Contraindicações
A vacina da dengue (atenuada) não deve ser administrada nas seguintes situações:
- Indivíduos menores de 4 anos e com 60 anos e mais;
- Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente listado na seção “composição da vacina” ou à uma dose anterior dessa vacina;
- Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteróides sistêmicos (p. ex., 20 mg/dia ou 2 mg/kg/dia de prednisona por duas semanas ou mais) dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas vivas atenuadas;
- Indivíduos com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida;
- Gestantes;
- Mulheres que estejam amamentando (lactantes).
- Informações e Perguntas Frequentes sobre a vacina
Há 40 anos o Brasil sofre com sucessivas epidemias de dengue, que causam milhares de episódios de adoecimento, óbitos, sobrecarga dos serviços de saúde e prejuízos sociais e econômicos inestimáveis.
Na ausência de tratamento específico, o manejo da dengue é baseado no reconhecimento de sinais de alarme e gravidade, o que demanda organização dos sistemas de saúde e capacitação dos profissionais responsáveis pelo atendimento. Uma das medidas mais importantes para o controle da transmissão da doença na população é baseada nas medidas de eliminação de reservatórios aquáticos, favorecedores da reprodução do Aedes Aegypti, vetores da doença no meio urbano.
A recente aprovação da vacina Qdenga pela ANVISA proporciona uma nova ferramenta para prevenção da dengue. A incorporação desta vacina pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, combinada às estratégias de combate vetorial, contribuirão para a redução do risco de infecção e da morbimortalidade pela doença no país.
NOTA INFORMATIVA Nº 25/2020-CGARB/DEIDT/SVS/MS
A Qdenga é uma vacina atenuada tetravalente contra os quatro sorotipos da dengue, quais sejam: DENV-1, DENV-12, DENV-3 e DENV-4. A vacina baseia-se na tecnologia de DNA recombinante, a partir do sorotipo atenuado DENV-2, que fornece a estrutura genética para todos os quatro componentes virais da vacina. A cepa vacinal DENV-2 é composta pelo vírus isolado de um paciente, modificado e atenuado em laboratório pela inoculação em culturas celulares. As outras três cepas vacinais são “quimeras” geradas pela substituição dos genes que codificam as proteínas do envelope e da pré-membrana da cepa 2 pelos genes correspondentes das cepas selvagens DENV-1, DENV-3 e DENV-4.
PERGUNTAS FREQUENTES
1) QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS VACINAS CONTRA A DENGUE LICENCIADAS NO BRASIL?
- Dengvaxia (Sanofi Pasteur): vacina tetravalente, vírus vivo atenuado, 3 doses com intervalo de 6 meses entre as doses, somente indicada para quem já teve dengue (soropositivos).
- Qdenga (Takeda): vacina tetravalente, vírus vivo atenuado, 2 doses com intervalo de 3 meses entre as doses, independentemente de ter tido ou não dengue previamente (soronegativos e soropositivos).
2) PARA QUEM É INDICADA A NOVA VACINA QDENGA?
Essa vacina está indicada para indivíduos de 4 e 59 anos, 11 meses e 29 dias.
3) QUEM NÃO PODE RECEBER A VACINA?
- Como toda vacina de vírus vivo, está contraindicada para gestantes e lactantes (mulheres que estão amamentando);
- Pessoas com imunodeficiências primárias ou adquirida, incluindo terapias;
- Reação de hipersensibilidade a dose anterior.
4) QUAL O ESQUEMA DE DOSES?
Duas doses, com volume de 0,5 ml, por via subcutânea, com intervalo de 3 meses entre elas.
5) QUEM JÁ TEVE DENGUE PODE FAZER A VACINA?
Sim. A recomendação da vacina nesta população é especialmente indicada por ter melhor resposta imune à vacina e por ser população de maior risco para dengue grave.
6) EU JÁ TIVE DENGUE. QUANTO TEMPO APÓS A DENGUE POSSO FAZER A VACINA?
Esse dado especificamente não foi avaliado no estudo dessa vacina. Mas, com base na produção dos anticorpos e em dados de vacina anterior, o tempo ideal entre o episódio da dengue e o início da vacinação é de 6 meses.
7) EU TIVE DENGUE APÓS A PRIMEIRA DOSE DA VACINA. QUANTO TEMPO DEVO ESPERAR PARA FAZER A SEGUNDA DOSE?
O estudo não encontrou impacto entre o episódio de dengue no intervalo entre as doses. Portanto, o intervalo deve ser mantido, desde que não inferior a 30 dias em relação ao início da doença.
8) ESSA VACINA PROTEGE PARA QUAIS SOROTIPOS DA DENGUE?
A vacina demonstrou ser eficaz contra o DENV-1 (69,8%), DENV-2 (95,1%) e DENV-3 (48,9%). A eficácia contra o DENV-4 não pôde ser avaliada nesse período, devido ao insuficiente número de casos de dengue causados por esse sorotipo durante o estudo.
9) QUAL A EFICÁCIA CONTRA HOSPITALIZAÇÃO?
Houve eficácia contra hospitalizações por DENGUE CONFIRMADA LABORATORIALMENTE, com proteção geral de 84,1%, com estimativas bem semelhantes entre soropositivos (85,9%) e soronegativos (79,3%).
10) SERÁ NECESSÁRIO FAZER DOSE DE REFORÇO?
Não existem dados, até o momento, que indiquem dose de reforço. Mas, os estudos seguem em andamento para responder essa questão. O tempo de seguimento pós vacina, neste momento de 4,5 anos, demonstrou não haver necessidade de reforço neste período.
11) ESSA VACINA PROTEGE CONTRA ZIKA, FEBRE AMARELA E CHIKUNGUNYA?
Não há proteção para outras arboviroses. A vacina é utilizada exclusivamente para a proteção contra a dengue.
12) ESSA VACINA PODE SER FEITA JUNTO COM OUTRAS VACINAS? HÁ NECESSIDADE DE INTERVALO COM ALGUMA VACINA?
Foi estudada a concomitância com as vacinas da hepatite A (inativada) e febre amarela (atenuada) e não houve relato de eventos adversos até o momento. Como toda vacina de vírus vivos atenuados, a vacina dengue pode interferir na resposta imunológica a outras vacinas atenuadas. Dessa forma, a administração deve ser realizada no mesmo dia ou com um intervalo mínimo de 30 dias. Não há necessidade de intervalo para a aplicação de vacinas inativadas.
13) A VACINA QDENGA PODE SER FEITA NAS GESTANTES? E CASO TENHA SIDO FEITA INADVERTIDAMENTE, COMO PROCEDER?
Por ser vacina de vírus vivo atenuado, esta vacina esta contraindicada para gestantes. Nos casos descritos, onde a vacina foi administrada de forma inadvertida, em gestantes, não foi observado nenhum efeito danoso ao feto ou a gestação.
14) A VACINA QDENGA PODE SER FEITA NA LACTANTE? HÁ DADOS DE SEGURANÇA?
A vacina está contraindicada para nutrizes ou lactantes, por não se conhecer dados de segurança para o bebê.
15) TOMEI DUAS DOSES DA VACINA DENGVAXIA®, MAS NÃO COMPLETEI O ESQUEMA? COMO PROCEDER?
O esquema iniciado com uma determinada vacina, deverá ser completado com o mesmo produto, como regra geral. Na indisponibilidade de vacina ou em situações de interrupção de esquema prévio com Dengvaxia®, pode-se realizar QDENGA, desde que complete duas doses, com intervalo habitual de 90 dias.
16) TEM VALOR TOMAR A VACINA QDENGA SE JÁ COMPLETEI TODO O ESQUEMA COM A VACINA ANTERIOR, DENGVAXIA®?
Não há dados de segurança que sustentem esta recomendação, por ora.
17) E PARA AS PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS? EXISTEM DADOS?
Os dados de imunogenicidade e segurança estão em andamento. Assim, até que haja a disponibilidade dos dados, não recomendamos fazer a vacinação fora da faixa etária recomendada.
18) MULHER EM IDADE REPRODUTIVA PODE VACINAR OU DEVEMOS TER ALGUM CUIDADO ESPECIAL?
Mulheres que estão em idade fértil e pretendem engravidar, deverão ser orientadas a usar métodos de anticoncepção, por período de 30 dias após a vacinação.
19) QUAL O NÍVEL DE PROTEÇÃO OFERECIDO APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA PRIMEIRA DOSE E POR QUANTO TEMPO DURARIA?
Foi demonstrada eficácia de 81% após 30 dias da primeira dose da vacina, o que poderia justificar seu uso para indivíduos que vivem em áreas não endêmicas que vão visitar países endêmicos e não têm tempo para receber a segunda dose antes da viagem. Mas a proteção de médio e longo prazo foi demonstrada apenas com o esquema preconizado de duas doses (intervalo de 3 meses), uma vez que 95% da população do estudo completou esse esquema.
Fonte:1) Ministério da Saúde. Informe técnico operacional da estratégia de vacinação contra a dengue em 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/arboviroses/publicacoes/estrategia-vacinacao-dengue (acessado em 23/02/24)
2) Sociedade Brasileira de Imunização, Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Vacinação contra dengue - Perguntas e respostas mais frequentes: Sociedade Brasileira de Imunização; Sociedade Brasileira de Infectologia; Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Disponível em: https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/perguntas-respostas-qdenga-230714.pdf (acessado em 23/02/24))
Vacinação de segunda a sexta-feira
A Prefeitura de Belo Horizonte está aplicando doses de vacina contra a dengue em unidades específicas para evitar perdas e otimizar o uso.
Confira abaixo os locais abaixo:
VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL BARREIRO | ||
---|---|---|
Nome do Posto | Endereço | Bairro |
Centro de Saúde Carlos Renato Dias | Rua José Gonçalves, 375 | Barreiro |
Centro de Saúde Mangueiras | Rua Chafariz, 4 | Petrópolis |
VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL CENTRO-SUL | ||
---|---|---|
Nome do Posto | Endereço | Bairro |
Centro de Saúde Carlos Chagas | Av. Francisco Sales, 1.715 | Santa Efigênia |
Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima | Rua Corinto, 450 | Serra |
VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL LESTE | ||
---|---|---|
Nome do Posto | Endereço | Bairro |
Centro de Saúde Marco Antônio Menezes | Rua Petrolina, 869/871 | Horto |
Centro de Saúde Vera Cruz | Praça Padre Léo Verheyen (antiga Praça Pedro Lessa), 36 | Vera Cruz |
VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL NORDESTE | ||
---|---|---|
Nome do Posto | Endereço | Bairro |
Centro de Saúde Fábio Correa Lima (antigo São Gabriel) | Rua Ilha de Malta, 353 | São Gabriel |
Centro de Saúde Vila Maria | Avenida dos Sociais, 305 | Jardim Vitória |
VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL NOROESTE | ||
---|---|---|
Nome do Posto | Endereço | Bairro |
Centro de Saúde Bom Jesus | Rua Bernardo Cisneiros, 559 | Bom Jesus |
Centro de Saúde Dom Cabral | Praça da Comunidade, 50 | Dom Cabral |
VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL NORTE | ||
---|---|---|
Nome do Posto | Endereço | Bairro |
Centro de Saúde Aarão Reis | Rua Waldomiro Lobo, 177 | Aarão Reis |
Centro de Saúde Campo Alegre | Rua Beija Flor, 370 | Planalto |
VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL OESTE | ||
---|---|---|
Nome do Posto | Endereço | Bairro |
Centro de Saúde Betânia | Rua Canoas, 678 | Betânia |
Centro de Saúde São Jorge | Rua Oscar Trompowsky, 1.698 | Nova Granada |
VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL PAMPULHA | ||
---|---|---|
Nome do Posto | Endereço | Bairro |
Centro de Saúde São Francisco | Rua Viana do Castelo, 485 | São Francisco |
Centro de Saúde Padre Tiago | Av. João XXIII, 1.233 | São José |
VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL VENDA NOVA | ||
---|---|---|
Nome do Posto | Endereço | Bairro |
Centro de Saúde Paraúna | Rua João Ferreira da Silva, 248 | Mantiqueira |
Centro de Saúde Santa Mônica | Rua dos Zapotecas, 98 | Santa Mônica |