Pular para o conteúdo principal

VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE

criado em - atualizado em

Neste momento, podem receber a vacina contra a dengue o público de 6 a 14 anos, seja para a primeira dose ou para completar o esquema vacinal. É necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, no momento da aplicação, é necessário apresentar (preferencialmente) o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

 

Contraindicações

 A vacina da dengue (atenuada) não deve ser administrada nas seguintes situações:

  • Indivíduos menores de 4 anos e com 60 anos e mais;
  • Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente listado na seção “composição da vacina” ou à uma dose anterior dessa vacina;
  • Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteróides sistêmicos (p. ex., 20 mg/dia ou 2 mg/kg/dia de prednisona por duas semanas ou mais) dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas vivas atenuadas;
  • Indivíduos com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida;
  • Gestantes;
  • Mulheres que estejam amamentando (lactantes).
 
Informações e Perguntas Frequentes sobre a vacina

Há 40 anos o Brasil sofre com sucessivas epidemias de dengue, que causam milhares de episódios de adoecimento, óbitos, sobrecarga dos serviços de saúde e prejuízos sociais e econômicos inestimáveis.
 

Na ausência de tratamento específico, o manejo da dengue é baseado no reconhecimento de sinais de alarme e gravidade, o que demanda organização dos sistemas de saúde e capacitação dos profissionais responsáveis pelo atendimento. Uma das medidas mais importantes para o controle da transmissão da doença na população é baseada nas medidas de eliminação de reservatórios aquáticos, favorecedores da reprodução do Aedes Aegypti, vetores da doença no meio urbano.


A recente aprovação da vacina Qdenga pela ANVISA proporciona uma nova ferramenta para prevenção da dengue. A incorporação desta vacina pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, combinada às estratégias de combate vetorial, contribuirão para a redução do risco de infecção e da morbimortalidade pela doença no país.
 

NOTA INFORMATIVA Nº 25/2020-CGARB/DEIDT/SVS/MS 

 

A Qdenga é uma vacina atenuada tetravalente contra os quatro sorotipos da dengue, quais sejam: DENV-1, DENV-12, DENV-3 e DENV-4. A vacina baseia-se na tecnologia de DNA recombinante, a partir do sorotipo atenuado DENV-2, que fornece a estrutura genética para todos os quatro componentes virais da vacina. A cepa vacinal DENV-2 é composta pelo vírus isolado de um paciente, modificado e atenuado em laboratório pela inoculação em culturas celulares. As outras três cepas vacinais são “quimeras” geradas pela substituição dos genes que codificam as proteínas do envelope e da pré-membrana da cepa 2 pelos genes correspondentes das cepas selvagens DENV-1, DENV-3 e DENV-4.

 

PERGUNTAS FREQUENTES 

1) QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS VACINAS CONTRA A DENGUE LICENCIADAS NO BRASIL?

  • Dengvaxia (Sanofi Pasteur): vacina tetravalente, vírus vivo atenuado, 3 doses com intervalo de 6 meses entre as doses, somente indicada para quem já teve dengue (soropositivos).
  • Qdenga (Takeda): vacina tetravalente, vírus vivo atenuado, 2 doses com intervalo de 3 meses entre as doses, independentemente de ter tido ou não dengue previamente (soronegativos e soropositivos).

 

2) PARA QUEM É INDICADA A NOVA VACINA QDENGA?

Essa vacina está indicada para indivíduos de 4 e 59 anos, 11 meses e 29 dias.

 

3) QUEM NÃO PODE RECEBER A VACINA?

  • Como toda vacina de vírus vivo, está contraindicada para gestantes e lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Pessoas com imunodeficiências primárias ou adquirida, incluindo terapias;
  • Reação de hipersensibilidade a dose anterior.

 

4) QUAL O ESQUEMA DE DOSES?

Duas doses, com volume de 0,5 ml, por via subcutânea, com intervalo de 3 meses entre elas.

 

5) QUEM JÁ TEVE DENGUE PODE FAZER A VACINA?

Sim. A recomendação da vacina nesta população é especialmente indicada por ter melhor resposta imune à vacina e por ser população de maior risco para dengue grave.

 

6) EU JÁ TIVE DENGUE. QUANTO TEMPO APÓS A DENGUE POSSO FAZER A VACINA?

Esse dado especificamente não foi avaliado no estudo dessa vacina. Mas, com base na produção dos anticorpos e em dados de vacina anterior, o tempo ideal entre o episódio da dengue e o início da vacinação é de 6 meses.

 

7) EU TIVE DENGUE APÓS A PRIMEIRA DOSE DA VACINA. QUANTO TEMPO DEVO ESPERAR PARA FAZER A SEGUNDA DOSE?

O estudo não encontrou impacto entre o episódio de dengue no intervalo entre as doses. Portanto, o intervalo deve ser mantido, desde que não inferior a 30 dias em relação ao início da doença.

 

8) ESSA VACINA PROTEGE PARA QUAIS SOROTIPOS DA DENGUE?

A vacina demonstrou ser eficaz contra o DENV-1 (69,8%), DENV-2 (95,1%) e DENV-3 (48,9%). A eficácia contra o DENV-4 não pôde ser avaliada nesse período, devido ao insuficiente número de casos de dengue causados por esse sorotipo durante o estudo.

 

9) QUAL A EFICÁCIA CONTRA HOSPITALIZAÇÃO?

Houve eficácia contra hospitalizações por DENGUE CONFIRMADA LABORATORIALMENTE, com proteção geral de 84,1%, com estimativas bem semelhantes entre soropositivos (85,9%) e soronegativos (79,3%).

 

10) SERÁ NECESSÁRIO FAZER DOSE DE REFORÇO?

Não existem dados, até o momento, que indiquem dose de reforço. Mas, os estudos seguem em andamento para responder essa questão. O tempo de seguimento pós vacina, neste momento de 4,5 anos, demonstrou não haver necessidade de reforço neste período.

 

11) ESSA VACINA PROTEGE CONTRA ZIKA, FEBRE AMARELA E CHIKUNGUNYA?

Não há proteção para outras arboviroses. A vacina é utilizada exclusivamente para a proteção contra a dengue.

 

12) ESSA VACINA PODE SER FEITA JUNTO COM OUTRAS VACINAS? HÁ NECESSIDADE DE INTERVALO COM ALGUMA VACINA?

Foi estudada a concomitância com as vacinas da hepatite A (inativada) e febre amarela (atenuada) e não houve relato de eventos adversos até o momento. Como toda vacina de vírus vivos atenuados, a vacina dengue pode interferir na resposta imunológica a outras vacinas atenuadas. Dessa forma, a administração deve ser realizada no mesmo dia ou com um intervalo mínimo de 30 dias. Não há necessidade de intervalo para a aplicação de vacinas inativadas.

 

13) A VACINA QDENGA PODE SER FEITA NAS GESTANTES? E CASO TENHA SIDO FEITA INADVERTIDAMENTE, COMO PROCEDER?

Por ser vacina de vírus vivo atenuado, esta vacina esta contraindicada para gestantes. Nos casos descritos, onde a vacina foi administrada de forma inadvertida, em gestantes, não foi observado nenhum efeito danoso ao feto ou a gestação.

 

14) A VACINA QDENGA PODE SER FEITA NA LACTANTE? HÁ DADOS DE SEGURANÇA?

A vacina está contraindicada para nutrizes ou lactantes, por não se conhecer dados de segurança para o bebê.

 

15) TOMEI DUAS DOSES DA VACINA DENGVAXIA®, MAS NÃO COMPLETEI O ESQUEMA? COMO PROCEDER?

O esquema iniciado com uma determinada vacina, deverá ser completado com o mesmo produto, como regra geral. Na indisponibilidade de vacina ou em situações de interrupção de esquema prévio com Dengvaxia®, pode-se realizar QDENGA, desde que complete duas doses, com intervalo habitual de 90 dias.

 

16) TEM VALOR TOMAR A VACINA QDENGA SE JÁ COMPLETEI TODO O ESQUEMA COM A VACINA ANTERIOR, DENGVAXIA®?

Não há dados de segurança que sustentem esta recomendação, por ora.

 

17) E PARA AS PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS? EXISTEM DADOS?

Os dados de imunogenicidade e segurança estão em andamento. Assim, até que haja a disponibilidade dos dados, não recomendamos fazer a vacinação fora da faixa etária recomendada.

 

18) MULHER EM IDADE REPRODUTIVA PODE VACINAR OU DEVEMOS TER ALGUM CUIDADO ESPECIAL?

Mulheres que estão em idade fértil e pretendem engravidar, deverão ser orientadas a usar métodos de anticoncepção, por período de 30 dias após a vacinação.

 

19) QUAL O NÍVEL DE PROTEÇÃO OFERECIDO APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA PRIMEIRA DOSE E POR QUANTO TEMPO DURARIA?

Foi demonstrada eficácia de 81% após 30 dias da primeira dose da vacina, o que poderia justificar seu uso para indivíduos que vivem em áreas não endêmicas que vão visitar países endêmicos e não têm tempo para receber a segunda dose antes da viagem. Mas a proteção de médio e longo prazo foi demonstrada apenas com o esquema preconizado de duas doses (intervalo de 3 meses), uma vez que 95% da população do estudo completou esse esquema.

 


Fonte: 

1) Ministério da Saúde. Informe técnico operacional da estratégia de vacinação contra a dengue em 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/arboviroses/publicacoes/estrategia-vacinacao-dengue (acessado em 23/02/24)
2) Sociedade Brasileira de Imunização, Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Vacinação contra dengue - Perguntas e respostas mais frequentes: Sociedade Brasileira de Imunização; Sociedade Brasileira de Infectologia; Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Disponível em: https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/perguntas-respostas-qdenga-230714.pdf (acessado em 23/02/24))

 


A Prefeitura de Belo Horizonte está aplicando doses de vacina contra a dengue em unidades específicas para evitar perdas e otimizar o uso.

Confira abaixo os locais abaixo:

 

VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL BARREIRO
Nome do PostoEndereçoBairro
Centro de Saúde BonsucessoR. Doutor Cristiano Rezende, 1875Bonsucesso
Centro de Saúde Carlos Renato DiasRua José Gonçalves, 375Barreiro
Centro de Saúde Maria Madalena Teodoro - Lindéia Rua Flor de Maio, 172 Lindeia
Centro de Saúde MangueirasRua Chafariz, 4 Petrópolis
Centro de Saúde Pilar/Olhos D'ÁguaRua São Pedro da Aldeia, 55  Pilar
Centro de Saúde Urucuia Rua Nelson de Paula Pires, 325Pongelupe

 

 

VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL CENTRO-SUL
Nome do PostoEndereçoBairro
Centro de Saúde CafezalRua Bela Vista, 30Vila Santana do Cafezal
Centro de Saúde Carlos ChagasAv. Francisco Sales, 1.715Santa Efigênia
Centro de Saúde Menino JesusRua Congonhas, 692Santo Antônio
Centro de Saúde Nossa Senhora de FátimaRua Corinto, 450Serra
Centro de Saúde Santa LúciaRua Murilo Moraes de Andrade, 125Santa Lúcia
Centro de Saúde Tia AmânciaRua Iraí, 248Coração de Jesus

 

 

VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL LESTE
Nome do PostoEndereçoBairro
Centro de Saúde Alto Vera CruzRua General Osório, 959Alto Vera Cruz
Centro de Saúde Marco Antônio MenezesRua Petrolina, 869/871 Horto
Centro de Saúde Mariano de AbreuRua Barreiro, 1.007Casa Branca
Centro de Saúde PompéiaRua Leopoldo Gomes, 440 Pompeia
Centro de Saúde Santa InêsRua Itumirim, 50Santa Inês
Centro de Saúde Vera CruzPraça Padre Léo Verheyen (antiga Praça Pedro Lessa), 36Vera Cruz

 

 

VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL NORDESTE
Nome do PostoEndereçoBairro
Centro de Saúde CachoeirinhaRua Borborema, 1.325  Cachoeirinha
Centro de Saúde Fábio Correa Lima (antigo São Gabriel)Rua Ilha de Malta, 353São Gabriel
Centro de Saúde GoiâniaRua Pomba, 677Goiânia
Centro de Saúde Marcelo Pontel GomesRua Branca, 15Vitoria
Centro de Saúde Marivanda BaleeiroRua Três mil e Setenta e Quatro, 555Paulo Vl
Centro de Saúde Vila MariaAvenida dos Sociais, 305Jardim Vitória

 

 

VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL NOROESTE
Nome do PostoEndereçoBairro
Centro de Saúde Bom Jesus Rua Bernardo Cisneiros, 559  Bom Jesus
Centro de Saúde CalifórniaAvenida das Castanholas, 277Califórnia
Centro de Saúde Dom BoscoRua Olinto Magalhães, 1.939  Dom Bosco
Centro de Saúde Dom Cabral Praça da Comunidade, 50  Dom Cabral
Centro de Saúde Jardim Montanhês Rua Leopoldo Pereira, 407 Jardim Montanhês
Centro de Saúde Pedreira Prado Lopes Rua Escravo Isidoro, 601Pedreira Prado Lopes

 

 

VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL NORTE
Nome do PostoEndereçoBairro
Centro de Saúde Aarão ReisRua Waldomiro Lobo, 177Aarão Reis
Centro de Saúde Campo AlegreRua Beija Flor, 370Planalto
Centro de Saúde Felicidade IIRua Sônia Braz Xavier, 60Jardim Felicidade
Centro de Saúde Jaqueline IRua Agenor de Paula Estrela, 200Jaqueline  
Centro de Saúde MG20Rua Padre Argemiro Moreira, 11.900Maria Teresa
Centro de Saúde São TomásRua Santa Rosa, 54São Tomás

 

 

VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL OESTE
Nome do PostoEndereçoBairro
Centro de Saúde BetâniaRua Canoas, 678 Betânia
Centro de Saúde Cícero IdelfonsoRua Aguanil, 238Vista Alegre
Centro de Saúde João XXIIIRua Toledos, 481Vila Oeste
Centro de Saúde São JorgeRua Oscar Trompowsky, 1.698Nova Granada
Centro de Saúde Vila Leonina Praça do Ensino, 240Alpes
Centro de Saúde Waldomiro Lobo  Av Amazonas, 8.889 Térreo Madre Gertrudes

 

 

VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL PAMPULHA
Nome do PostoEndereçoBairro
Centro de Saúde ItamaratiR. Anita Blumberg, 63Paquetá 
Centro de Saúde Jardim AlvoradaRua Engenho do Sol, 580Engenho Nogueira
Centro de Saúde Padre TiagoAv. João XXIII, 1.233São José
Centro de Saúde Santa RosaAv. Bueno Siqueira, 100 - esquina com R. Otis, 60Universitário
Centro de Saúde São FranciscoRua Viana do Castelo, 485São Francisco
Centro de Saúde TrevoRua Carlos Lacerda, 1.010 

 

 

VACINAÇÃO CONTRA DENGUE - REGIONAL VENDA NOVA
Nome do PostoEndereçoBairro
Centro de Saúde AndradasRua Mariana Amélia Azevedo, 21São João Batista
Centro de Saúde Céu Azul Rua Radialista Romeu Barbosa, 123 Céu Azul
Centro de Saúde Jardim LeblonRua Coronel Antônio Lopes Coelho, 269Jardim Leblon
Centro de Saúde ParaúnaRua João Ferreira da Silva, 248Mantiqueira
Centro de Saúde Santa MônicaRua dos Zapotecas, 98 Santa Mônica
Centro de Saúde Serra VerdePraça Fabrício Soares da Silva, 10Serra Verde