Pular para o conteúdo principal

Projeto SOLUTIONS

criado em - atualizado em

No dia 19 de março de 2015, foi realizado o Workshop Internacional de Mobilidade Urbana, como parte do Projeto SOLUTIONS, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, pela BHTrans – Empresa de Transportes e Trânsito de BH e pela EMBARQ Brasil. Além de promover o intercâmbio de experiências entre Bremen, na Alemanha, e Belo Horizonte, Minas Gerais, o projeto possui três áreas chave de enfoque: o transporte não motorizado; as vias urbanas de baixa velocidade, zonas 30; e a logística urbana.

 

Imagem de ciclorrua, medida adotada em Bremen, na Alemanha.
Imagem de ciclorrua, medida adotada em Bremen, na Alemanha.

 

Solucionar as questões de mobilidade urbana e tornar o uso do espaço da cidade mais eficiente são desafios constantes e comuns para os gestores e Workshops como esse geram bons frutos para a capital mineira, como a possibilidade de implantação de uma rua compartilhada prioritária para as bicicletas, inspirada em um exemplo de sucesso e a elaboração do plano de logística urbana da cidade.

 
Todos os Observadores da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte foram convidados e vários participaram do evento, que aprofundou o debate sobre infraestrutura para bicicletas e logística urbana, temas de destaque na programação. Pela manhã, foi apresentada a experiência de Bremen, cidade alemã que é referência em mobilidade urbana sustentável na Europa. Na sequência, debateu-se sobre zonas 30 e vias calmas em Curitiba. Ao final do período, foi apresentado um relato das políticas para ciclistas em Belo Horizonte, que inicia a discussão sobre implantação dessas medidas.

 
À tarde, na segunda parte do evento, o foco do debate foi logística urbana e foram apresentadas algumas soluções e estratégias desejáveis para que as cidades tornem a logística urbana mais eficiente. Ainda foi debatida a proposta para o futuro plano de logística de BH, integrada ao PlanMob BH e que tem como objetivos específicos: prover assistência na articulação com agentes fornecedores;  otimizar o uso do espaço urbano; apoiar empresas de transporte de carga na entrega e coleta em pontos de mercadorias; prestar apoio para reduzir quilometragem de viagem de cargas; reduzir risco de acidentes envolvendo esses veículos; e reduzir os impactos ambientais.

 

Imagens de soluções logísticas inovadoras no mundo.
Imagens de soluções logísticas inovadoras no mundo.