Pular para o conteúdo principal

Semáforos com avisos sonoros

atualizado em 24/04/2018 | 12:40

Os semáforos com avisos sonoros auxiliam na travessia mais segura para pessoas com deficiência visual, baixa visão e também idosas.

 

Os primeiros equipamentos de indicação sonora para semáforos entraram em operação na Praça Sete, em Março/2017, e já totalizam 11 locais na capital:


 
1) Praça Sete
2) Instituto São Rafael – Av. Augusto de Lima
3) Av. Paraná com R. dos Tamoios
4) R. dos Tupis com R. São Paulo
5) Praça da Liberdade
6) Rua Santa Rita Durão com Av. Cristóvão Colombo
7) Rua da Bahia em frente Instituto Isabela Hendrix
8) Mercado Central
9) Av. Raja Gablaglia (Próximo Tribunal de Contas)
10) Av. Nossa Senhora de Fátima  com Rua Jaguari
11) Av. Dom Pedro II com Rua Jaguari

 

COMO FUNCIONA - Na calçada, antes de realizar travessia, o equipamento de aviso sonoro (uma caixa amarela fixada no poste do semáforo para pedestres) irá emitir sons – “bip-bip”. Ele indica que a via está apta para a travessia segura do pedestre. Quando o tempo da travessia está terminando o aviso sonoro fica mais acelerado, portanto, o pedestre saberá que aquele momento não é adequado e seguro para iniciar a travessia. Quando não há sons, indica que o semáforo está aberto aos veículos e fechado para os pedestres.

 

Nas travessias que são realizadas em duas etapas os equipamentos foram programados com dois tipos de som distintos. Deste modo, quando uma via está aberta para os pedestres a outra está fechada. Os dois sons ajudam os pedestres a verificar quando cada uma das vias está apta para a travessia segura.