Pular para o conteúdo principal

NOTAS TÉCNICAS DE ACESSIBILIDADE

criado em - atualizado em

As notas técnicas de acessibilidade têm como objetivo apresentar um amplo diagnóstico da política de acessibilidade na mobilidade urbana de Belo Horizonte. Esse diagnóstico fornece substrato para a elaboração do Plano de Acessibilidade, que deve ser entendido como mais uma etapa da revisão permanente do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH).
 

 

As notas técnicas já concluídas são:
 
marcador Conceituação e análise sobre acessibilidade em ônibus urbano do transporte público coletivo (n.º 1 - versão C, de 1º jun. 2018)
marcador Índice-chave de acessibilidade em ônibus urbano do transporte público coletivo (nº 2 - versão D - de 24 de mar. 2020)
marcador Desafios para promoção da acessibilidade nos corredores de BRT de Belo Horizonte (n.º 3 - versão B, de 23 jan. 2017)
marcador Diagnóstico da acessibilidade nos corredores de BRT de Belo Horizonte implantados em 2014 (n.º 4 - versão A, de 23 jan. 2017)

marcador Proposta de Plano BHTrans de Acessibilidade na Mobilidade Urbana de Belo Horizonte - ano 2018 (Plamu-BHTrans 2018) (nº 5 - versão D, de 10 out. 2018)

marcador Indicadores de acessibilidade da BHTrans (nº 6 - versão B, de 7 jan. 2019).

marcador Aplicação dos princípios do desenho universal na sinalização semafórica de Belo Horizonte (n.º 8 - versão A, de 30 jun. 2020.

 

Notas em elaboração:

 
TEMAS
O direito à acessibilidade na mobilidade urbana no Brasil e em Belo Horizonte
A política de vagas de estacionamento reservado para pessoas idosas e pessoas com deficiência no Brasil e em Belo Horizonte.
A política de assentos reservados no transporte coletivo no Brasil e em Belo Horizonte
O que é um veículo acessível no sistema de táxi de Belo Horizonte (provisoriamente acesse Táxi acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida)
A política de atendimento preferencial ao usuário
O que é um sistema de transporte escolar acessível em Belo Horizonte
A inclusão da pessoa com deficiência como empregada na BHTrans
Desenho universal em calçadas, travessias de pedestre e passarelas de Belo Horizonte
Gratuidades (provisoriamente acesse Gratuidade no transporte coletivo)