Sobre duas rodas, tenha cuidado em dobro
Está no ar uma nova etapa da campanha Sobre Duas Rodas, Tenha Cuidado em Dobro, para conscientizar os motociclistas sobre a necessidade de reduzir os acidentes. Esse público é o com maior número de vítimas no trânsito da capital. A nova peça mostra, em um vídeo de 30 segundos veiculado nas redes sociais, os impactos emocionais sobre as famílias e todos os envolvidos por essas ocorrências. O SAMU atende mais de 30 acidentes com motocicletas por dia na capital — 74% dos condutores têm entre 18 e 29 anos. Grande parte desses motociclistas, no auge de sua produtividade, são provedores de suas famílias e essas tragédias afetam o sustento de mães, esposas e filhos.
Nos últimos dez anos, a frota de motocicletas cresceu 41% na capital. Eram cerca de 195 mil em 2013 e agora, em 2023, dados do Ministério dos Transportes mostram que a frota de motocicletas chegou a 275.460.
Dados do relatório de sinistros/acidentes de trânsito de 2022 apontam 12.148 acidentes com vítimas em Belo Horizonte e os motociclistas aparecem como principais envolvidos. Foram 8.938 acidentes com motocicletas, um crescimento de 12,5% em relação a 2021. Das 131 vítimas fatais registradas em 2022, 49 são motociclistas. As motocicletas também são responsáveis por 39% dos atropelamentos na cidade.
![]() | ![]() |
![]() |
BHTRANS
INFORMAÇÕES
- PORTARIAS
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- PLANMOB-BH
- SEGURANÇA E EDUCAÇÃO
- TRANSPORTES
- Motocicleta
- ÔNIBUS
- SUPLEMENTAR
- TÁXI
- ESCOLAR
- FRETADO
- BICICLETAS
- VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL
- ESTACIONAMENTO
- FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA
- REBOQUE E PÁTIO DE RECOLHIMENTO
- CARGA URBANA
- PARTICIPAÇÃO POPULAR
- OBSERVATÓRIO DA MOBILIDADE
- CRTT
- ACESSIBILIDADE PARA TODOS
- DIRETRIZES VIÁRIAS
- MANUAIS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- TRANSPARÊNCIA
- TRANSPARÊNCIA NO TRANSPORTE COLETIVO CONVENCIONAL
- Transparência no Transporte Coletivo Suplementar
- DADOS
- Concursos e Estágios
- LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD
LEI 13.303/2016
- A Empresa
- Divulgação
- Licitações, Contratos e Compras Diretas
- CONVÊNIOS