Pular para o conteúdo principal

O que é a CRTT?

atualizado em 21/01/2021 | 16:52

A Comissão Regional de Transportes e Trânsito – CRTT é o espaço de participação popular da BHTRANS. Um fórum democrático para a discussão das questões sobre o transporte público, trânsito e planejamento urbano em cada uma das nove regionais de Belo Horizonte.


A CRTT assegura ao cidadão de todas as regionais o acesso à informação, a participação no debate, sugestão de demandas, implantação e desenvolvimento das políticas públicas de transportes e trânsito e seus representantes são eleitos pela comunidade local, em reuniões realizadas na respectiva Regional de Gestão Compartilhada.
 


CANAIS

Reuniões Ordinárias

As reuniões ordinárias acontecem dez vezes por ano, nas nove regionais administrativas da cidade. O objetivo é o acompanhamento das demandas das CRTTs, treinamentos, apresentações de propostas sobre transportes e trânsito, além de manter os representantes das comunidades atualizados sobre as ações da BHTRANS. Nessas reuniões todos os moradores podem participar e têm direito a voz. Mas só os representantes eleitos podem votar.

Reuniões Extraordinárias

As reuniões extraordinárias acontecem para pautas específicas, como as mudanças de circulação de ruas ou alterações do itinerário de linhas de ônibus. São realizadas nas comunidades envolvidas e contam com mobilização e divulgação local e regional. 


Atendimentos Presenciais

Nas Coordenadorias de Atendimento Presenciais as demandas são recebidas e discutidas entre os representantes das CRTTs e da BHTrans.

 


BALANÇO 2017 / 2020

 

▶ Reuniões ordinárias: 200 reuniões ordinárias

Entre em 31/08/2017, data de posse dos membros, e 16/10/2020 foram realizadas 200 reuniões ordinárias. Em cada regional aconteceram 22 reuniões. Além disto, 2 reuniões gerais para balanço foram promovidas.


▶ Reuniões extraordinárias: 285 reuniões extraordinárias

 

▶ Demandas: 3562 demandas das CRTTs foram apresentadas. 84% das demandas já foram analisadas e encerradas.

As demandas encerradas são aquelas cuja análise foi feita pela BHTRANS e a resposta foi informada ao CRTT, seja após orientação, indeferimento ou  implantação de projeto de transporte e/ou trânsito.

 

▶ Implantações: 1018 projetos operacionais e 13 novas linhas de ônibus.

Dentre as implantações foram realizadas melhorias de sinalização viária, novas faixas de pedestres, redutores de velocidade, além das 13 novas linhas do transporte coletivo.

 


Acesse a página de cada CRTT, por regional:


▶ Regional Barreiro
▶ Regional Centro-Sul 
▶ Regional Leste 
▶ Regional Nordeste
▶ Regional Noroeste 
▶ Regional Norte
▶ Regional Oeste 
▶ Regional Pampulha 
▶ Regional Venda Nova