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PROJETOS

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PROGRAMA TRANSITANDO LEGAL 

 

Anualmente o Programa Transitando Legal atende estudantes de 4 a 14 anos das redes pública e privada de ensino de Belo Horizonte. Bem informados, crianças e adolescentes passam a ser multiplicadores desses conceitos e comportamentos. Os principais projetos deste programa são:

 

Circo Transitando Legal

 

 

Projeto:  Noções de Mobilidade e Trânsito para a Educação Infantil
Público: alunos de 4 a 5 anos da Educação Infantil das redes pública e privada de ensino de Belo Horizonte.

 

Uma equipe da BHTRANS visita as escolas, quando é realizada uma apresentação artística com palhaços e um bate papo de um agente com as crianças. Esta conversa é feita numa linguagem adequada à faixa etária dos alunos e visa despertar comportamentos mais seguros e humanos no trânsito e o exercício da mobilidade urbana sustentável.

 


Projeto: Circo "Transitando Legal"
Público: alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, das redes pública e privada de ensino de Belo Horizonte.

 

No Circo “Transitando Legal”, os alunos participam de várias atividades: espetáculo teatral, conversa com um agente, jogos educativos e brincadeiras, através das quais vivenciam os conceitos de mobilidade urbana, segurança e comportamentos solidários no trânsito. A ação é desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, que inclui profissionais das artes, agentes de trânsito e educadores. 
   
Antes da apresentação de um espetáculo teatral, os alunos e professores realizam a travessia de uma via semaforizada próxima ao circo, onde um agente de trânsito dá explicações sobre a sinalização existente, sobre os cuidados na travessia das vias sinalizadas e não sinalizadas, sobre o uso da faixa de pedestre, e sobre o uso e a preservação dos abrigos dos pontos de ônibus. Depois, os alunos são encaminhados para o Circo “Transitando Legal”, onde é apresentado um espetáculo teatral de linguagem adequada à compreensão dos estudantes e que aborda  comportamentos, atitudes e hábitos corretos a serem adotados por pedestres e passageiros, com foco na mobilidade urbana sustentável.

 

 

 


Projeto: Caravana “Ande Prevenido”
Público: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, das redes pública e privada de ensino de Belo Horizonte.
 

A Caravana "Ande Prevenido" faz uma reflexão sobre os comportamentos seguros que os pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas devem ter no trânsito. É apresentado um esquete teatral com linguagem adequada à compreensão dos adolescentes que aborda de forma simples, dinâmica e com muito humor, as atitudes que visam estimular práticas de gentileza e segurança no trânsito, para que nossa cidade possa se orgulhar de uma mobilidade urbana sustentável. A ação é realizada nas escolas solicitantes por uma equipe de profissionais das artes e agentes de trânsito, e tem duração de 50 minutos.

 

 


Projeto: “Transitando Legal Digital”: Jogando na Escola
Público: alunos de 8 a 11 anos do Ensino Fundamental das redes pública e privada de ensino de Belo Horizonte.
 

“Mobi” e “Edu” do Jogo “Transitando Legal Digital”, e pela equipe da Gerência de Educação para a Mobilidade da BHTrans, quando será proporcionado aos estudantes ter acesso a uma “amostra” do jogo, suficiente para compreenderem sua proposta educativa e se envolver com os personagens e desafios. Por isso, a ação foi pensada para estimular o desejo de continuidade, incentivando os alunos (e suas famílias) a baixarem o jogo em casa, dando sequência ao aprendizado de forma espontânea e divertida. 
Nesta visita, são levados tablets para que todos os estudantes tenham a oportunidade de jogar, explorar situações do trânsito e refletir sobre atitudes seguras de forma divertida e interativa.

 

 


Projeto:  Formação de Professores: Transversalidade na Educação para o Trânsito
Público: professores de escolas públicas das redes pública e privada de ensino de Belo Horizonte.


Esta ação visa fornecer conteúdos necessários para a discussão e reflexão sobre práticas, experiências e projetos relacionados à educação para o trânsito, sensibilizar gestores e professores sobre a urgência social do tema trânsito e propor a implantação de Educação para o Trânsito como tema transversal no Projeto Político Pedagógico da escola.

 


O Jovem e a Mobilidade

 

PROGRAMA “O JOVEM E A MOBILIDADE”

 

Público: estudantes do Ensino Médio das redes estadual e privada de ensino de Belo Horizonte e da EJA da rede municipal de educação do município.


O programa "O Jovem e a Mobilidade" é realizado por meio de encontros nas escolas, palestras, debates, filmes e o concurso de vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida.” O objetivo é tornar o jovem consciente de sua responsabilidade na construção de uma cidade com melhor qualidade de vida, mais humana e com um trânsito mais seguro, além de incentivar atitudes de respeito e solidariedade que preservem a vida e o meio ambiente enquanto pedestres, passageiros, ciclistas e futuros candidatos à Carteira Nacional de Habilitação. Os alunos são convidados a participar do concurso anual de vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida. Os autores e respectivos professores orientadores, dos 3 melhores vídeos, serão premiados.

 

 


Inscreva sua escola! 
Contatos: (31) 33795611 / (31) 3379-5613 / transitandolegal@pbh.gov.br


 

Palestra “MOBILIDADE SEGURA PARA IDOSOS”

 

Público: idosos participantes das atividades dos Centros de referência de Assistência Social (CRAS) de Belo Horizonte e das instituições, que trabalham com esse público-alvo.
 

O projeto “Palestra para a Segurança da Mobilidade de Idosos” tem o objetivo de sensibilizar pessoas desta faixa etária e os profissionais que atuam com eles, sobre a importância da segurança no trânsito. Além de uma conversa com os idosos, orientando-os sobre as situações perigosas no trânsito, é realizada a apresentação de um esquete teatral pela equipe artística da BHTRANS, que de forma lúdica e divertida, passa ao público presente, dicas de comportamento, para o aumento de sua segurança. 

A realização deste projeto iniciou-se nos CRAS’s de Belo Horizonte, porém, pode ser ampliada a outras instituições, que atendam este público e que realizem um trabalho similar ao do CRAS.