Pular para o conteúdo principal

PROJETOS

atualizado em 06/02/2018 | 11:20
Circo Transitando Legal

 

PROGRAMA TRANSITANDO LEGAL 

Anualmente o Programa Transitando Legal atende estudantes de 8 a 14 anos das redes pública e privada de ensino de Belo Horizonte. Bem informados, crianças e adolescentes passam a ser multiplicadores desses conceitos e comportamentos. Os principais projetos deste programa são:

 

Projeto: Circo Transitando Legal
Público: alunos de 8, 9 e 10 anos do Ensino Fundamental.

No Circo “Transitando Legal”, alunos de 8, 9 e 10 anos do Ensino Fundamental participam de várias atividades: espetáculo teatral, palestras, jogos educativos e brincadeiras, através das quais vivenciam os conceitos de mobilidade urbana, segurança e comportamentos solidários no trânsito. A ação é desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, que inclui profissionais das artes, agentes de trânsito e educadores. 
   
Antes da apresentação de um espetáculo teatral, os alunos e professores realizam a travessia de uma via semaforizada próxima ao circo, onde são dadas explicações sobre a sinalização existente, sobre os cuidados na travessia das vias sinalizadas e não sinalizadas, sobre o uso da faixa de pedestre, e sobre o uso e a preservação dos abrigos dos pontos de ônibus. Depois, os alunos são encaminhados para o Circo “Transitando Legal”, onde é apresentado um espetáculo teatral de linguagem adequada à compreensão da criança e que aborda  comportamentos, atitudes e hábitos corretos a serem adotados por pedestres e passageiros, com foco na mobilidade urbana sustentável. Posteriormente os alunos participantes  escrevam através de desenhos o que aprenderam com a visita ao Circo Transitando Legal.]

 

Circo Transitando Legal Foto 1 Circo Transitando Legal Foto 2 Circo Transitando Legal Foto 3

 

Projeto: Caravana “Agora ou nunca”
Público: alunos de 13 e 14 anos do Ensino Fundamental escolas públicas, particulares e instituições de Educação Especial.

A Caravana “Agora ou nunca” busca a reflexão sobre a mobilidade urbana sustentável de forma dinâmica, descontraída com linguagem adequada à compreensão dos adolescentes. As apresentações são realizadas nas escolas requisitantes e a duração da ação é de 50 minutos.

 

Caravana Transitando Legal Foto 3 Caravana Transitando Legal Foto 2

 

Projeto:  Formação de Professores
Público: professores de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte.

A Formação de Professores visa fornecer conteúdos necessários para a discussão e reflexão sobre práticas, experiências e projetos relacionados à educação para o trânsito, sensibilizar gestores e professores sobre a urgência social do tema trânsito e propor a implantação de Educação para o Trânsito como tema transversal no Projeto Político Pedagógico da escola.

Formação de Professores Foto 1 Formação de Professores - Foto 2 Formação de Professores - Foto 3

 

Projeto: Ações Educativas e de Segurança na Escola Integrada
Público: monitores das Escolas Integradas

Na Escola Integrada os alunos realizam diariamente deslocamentos da escola até os locais onde são realizadas atividades extraclasses. Visando a segurança nestes deslocamentos,  a BHTRANS atende as escolas integradas com todas as ações do Programa Transitando Legal, e mais três ações exclusivas:
- Vistoria do entorno da Escola Integrada e acompanhamento dos deslocamentos dos alunos
- Curso de formação para Professores Comunitários e Monitores da Escola Integrada, para orientar os deslocamentos da maneira mais segura
- Avaliação da mudança de comportamento.

 

 Projeto: Ações Educativas e de Segurança na Escola Integrada Foto 1 Ações Educativas e de Segurança na Escola Integrada foto 2 Ações Educativas e de Segurança na Escola Integrada Foto 3

 

Projeto:  Participação no Programa ”Escola Segura”, em parceria com a SMED e SMSA
Público: alunos do  Ensino Fundamental da rede de educação municipal.

 
Esta é uma ação complementar ao Programa Transitando Legal. Em parceria com a SMSA e SMED o Programa “Escola Segura” foi implantado no formato de um piloto, em sete escolas da Rede Municipal de Educação e no Polo de Educação Integrada (Poeint) Barreiro, oferecendo várias ações de educação para o trânsito, envolvendo toda a comunidade escolar. O critério para seleção das escolas participantes foi a análise da incidência de acidentes de trânsito com vítimas fatais ou graves no entorno das escolas.

Em 2014 participaram desse programa 4.662 alunos. Em 2015 o programa foi ampliado para 20 escolas municipais de ensino fundamental diurno da Rede Municipal de Educação e o POEINT Barreiro, envolvendo diretamente 18.546 alunos. Em 2016 participaram do projeto 28 escolas, envolvendo um total de 24.146 alunos.

 

Programa ”Escola Segura” Foto 1 Programa ”Escola Segura” Foto 2 Programa ”Escola Segura” Foto 3

 

O Jovem e a Mobilidade

 

PROGRAMA “O JOVEM E A MOBILIDADE”

 

Público: alunos de escolas públicas, particulares e programas sociais do Ensino Médio.

O programa "O Jovem e a Mobilidade" é realizado por meio de encontros nas escolas, palestras, debates, filmes e o concurso de vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida.” O objetivo é tornar o jovem consciente de sua responsabilidade na construção de uma cidade com melhor qualidade de vida, mais humana e com um trânsito mais seguro, além de incentivar atitudes de respeito e solidariedade que preservem a vida e o meio ambiente enquanto pedestres, passageiros, ciclistas e futuros candidatos à Carteira Nacional de Habilitação. Os alunos são convidados a participar do concurso anual de vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida. Os melhores trabalhos serão premiados.


Inscreva sua escola! 
Contatos: (31) 33795611 / (31) 3379-5612 / transitandolegal@pbh.gov.br

 

 

Ouça este conteúdo