Pular para o conteúdo principal

TÁXI NA PISTA DO MOVE

atualizado em 09/04/2018 | 16:06

Os táxis de Belo Horizonte e praças integradas podem circular na pista de ônibus (MOVE) das avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado. 


A medida tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem para destinos como Mineirão, Aeroporto da Pampulha e Aeroporto de Confins, atendendo, assim, a uma reivindicação dos taxistas.


Quem pode circular na pista de ônibus?

 

 - Somente o táxi com passageiros a bordo pode circular nas pistas de ônibus das avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado.

-  É obrigatório trafegar na faixa da direita, mantendo os faróis acesos e o eletrovisor ligado.

- O taxista não pode realizar embarque ou desembarque de passageiros ao longo da pista de ônibus.

- Os acessos de entrada e saída na pista de ônibus (MOVE) são sinalizados.

- As pistas de ônibus das avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado possuem equipamentos de fiscalização eletrônica que monitoraram o respeito aos limites de velocidade nas vias, que é de 60km/h. 

- No entorno da Estação Pampulha, o limite máximo de velocidade é de 30 km/h.

- Antes da liberação de forma definitiva foram realizados testes com duração de 3 meses em cada corredor.

 

PEDESTRE – Com a circulação de táxis nas pistas de ônibus (MOVE), a BHTrans reforça a orientação aos pedestres para que realizem sempre as travessias de forma segura, nas faixas, sobretudo observando o sinal verde do pedestre. É importante iniciar a travessia olhando para os dois lados e somente depois que todos os veículos pararem. É fundamental que o pedestre não se distraia ao realizar a travessia, portanto, não deve utilizar o celular ou fones de ouvido.
 

Ouça este conteúdo