Como funciona?
POSTOS DE VENDA
O Estacionamento Rotativo é uma forma de democratizar as vagas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas disponíveis, aumentando a oferta nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionar, contribuindo para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito. A proposta do Rotativo é multiplicar a utilização das vagas para veículos.
Estacionar no sistema do Rotativo Digital custa R$ 4,40, em crédito eletrônico, que pode ser utilizado em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.
O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h sendo que em alguns locais o uso do crédito eletrônico não é exigido aos sábados. A Estação Pampulha funciona de segunda à sexta das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 15h, e o Parque das Mangabeiras funciona de terça à domingo das 8h às 17h. Aos domingos e feriados não é necessário o uso do crédito eletrônico do rotativo, à exceção do Parque das Mangabeiras.
São 23.494 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam, pela rotatividade, em 105.196 oportunidades de estacionamento em 881 quarteirões da capital.
CADASTRO
Nos aplicativos é possível cadastrar quantas placas de veículos desejar, mas só duas placas poderão ser ativadas num mesmo momento. Todos os usuários terão 30 minutos de bônus por cada crédito adquirido.
É possível, por meio de um requerimento, que é exclusivo para as empresas que possuem mais de 2 veículos registrados em seu nome ou em nome de seus prestadores de serviços, a ativação de Rotativo e/ou Bônus para mais de 2 veículos no mesmo dia. Confira as informações no Portal de Informações e Serviços .
MOTOFRETISTAS
Desde 16/10/2018 o sistema de Rotativo Digital de Belo Horizonte também é usado pelos motofretistas que trafegam pela capital. Isso veio atender a uma reivindicação da categoria para estacionar nas áreas do Rotativo destinadas a esses profissionais. Os motofretistas devem baixar um dos aplicativos credenciados ou fazer a ativação do uso da vaga em um posto fixo de venda. É importante ressaltar que o motofretista não compra créditos eletrônicos, nem paga nada pelo uso da vaga, o cadastro é gratuito. O tempo máximo de permanência na vaga para operação de carga e descarga é de 1 hora.
CARGA E DESCARGA
Desde 05/06/2019, a maioria das vagas de estacionamento para carga e descarga na Área Central e, desde 19/06/2019, as demais áreas de carga e descarga localizadas em quarteirões de Estacionamento Rotativo da cidade, contam com o sistema de Rotativo Digital. Os motoristas que estacionarem nessas vagas para realizarem a operação de carregamento e descarregamento de mercadorias devem baixar um dos aplicativos credenciados ou fazer a ativação do uso da vaga em um posto fixo de venda. É importante ressaltar que o motorista não compra créditos eletrônicos, nem paga pelo uso da vaga, o cadastro é gratuito. O tempo máximo de permanência na vaga para operação de carga e descarga é de 1 hora.
*As folhas de papel do estacionamento rotativo perderam a validade em 09/01/22. A partir de 10/01/22, o pagamento pelo uso da vaga passou a ser realizado exclusivamente por crédito eletrônico.
BHTRANS
INFORMAÇÕES
- PORTARIAS
- Mobilidade Durante a Pandemia
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- PLANMOB-BH
- SEGURANÇA E EDUCAÇÃO
- TRANSPORTES
- Motocicleta
- ÔNIBUS
- SUPLEMENTAR
- TÁXI
- ESCOLAR
- FRETADO
- BICICLETAS
- VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL
- ESTACIONAMENTO
- FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA
- REBOQUE E PÁTIO DE RECOLHIMENTO
- CARGA URBANA
- PARTICIPAÇÃO POPULAR
- OBSERVATÓRIO DA MOBILIDADE
- CRTT
- ACESSIBILIDADE PARA TODOS
- DIRETRIZES VIÁRIAS
- MANUAIS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- TRANSPARÊNCIA
- TRANSPARÊNCIA NO TRANSPORTE COLETIVO CONVENCIONAL
- Transparência no Transporte Coletivo Suplementar
- DADOS
- Concursos e Estágios
- LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD
LEI 13.303/2016
- A Empresa
- Divulgação
- Licitações, Contratos e Compras Diretas
- CONVÊNIOS