Pular para o conteúdo principal

Como funciona?

criado em 25/06/2018 - atualizado em 10/01/2022 | 10:25

APLICATIVOS CREDENCIADOS

O Estacionamento Rotativo é uma forma de democratizar as vagas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas disponíveis, aumentando a oferta nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionar, contribuindo para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito. A proposta do Rotativo é multiplicar a utilização das vagas para veículos.

 

Estacionar no sistema do Rotativo Digital custa R$ 4,40, em crédito eletrônico, que pode ser utilizado em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.

 

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h sendo que em alguns locais o uso do crédito eletrônico não é exigido aos sábados. A Estação Pampulha funciona de segunda à sexta das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 15h, e o Parque das Mangabeiras funciona de terça à domingo das 8h às 17h. Aos domingos e feriados não é necessário o uso do crédito eletrônico do rotativo, à exceção do Parque das Mangabeiras.

 

São 23.631 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam, pela rotatividade, em 106.079 oportunidades de estacionamento em 876 quarteirões da capital.


CADASTRO


Nos aplicativos é possível cadastrar quantas placas de veículos desejar, mas só duas placas poderão ser ativadas num mesmo momento. Todos os usuários terão 30 minutos de bônus por cada crédito adquirido.

É possível, por meio de um requerimento, que é exclusivo para as empresas que possuem mais de 2 veículos registrados em seu nome ou em nome de seus prestadores de serviços, a ativação de Rotativo e/ou Bônus para mais de 2 veículos no mesmo dia. Confira as informações no Portal de Informações e Serviços .


MOTOFRETISTAS

 

Desde 16/10/18 o sistema de Rotativo Digital de Belo Horizonte também é usado pelos motofretistas que trafegam pela capital. Isso veio atender a uma reivindicação da categoria para estacionar nas áreas do Rotativo destinadas a esses profissionais. Os motofretistas devem baixar um dos aplicativos credenciados ou fazer a ativação do uso da vaga em um posto fixo de venda. É importante ressaltar que o motofretista não compra créditos eletrônicos, nem paga nada pelo uso da vaga, o cadastro é gratuito. O tempo máximo de permanência na vaga para operação de carga e descarga é de 1 hora.


CARGA E DESCARGA

 

Desde 05/06/2019 na Área Central e 19/06/2019 nas demais áreas de Estacionamento Rotativo da cidade, o sistema de Rotativo Digital de Belo Horizonte também é usado pelos motoristas que estacionarem nas áreas de Carga e Descarga para realizarem a operação de carregamento e descarregamento de mercadorias. Os motoristas devem baixar um dos aplicativos credenciados ou fazer a ativação do uso da vaga em um posto fixo de venda. É importante ressaltar que o motorista não compra créditos eletrônicos, nem paga pelo uso da vaga, o cadastro é gratuito. O tempo máximo de permanência na vaga para operação de carga e descarga é de 1 hora.


*As folhas de papel do estacionamento rotativo perderam a validade em 09/01/22. A partir de 10/01/22, o pagamento pelo uso da vaga passou a ser realizado exclusivamente por crédito eletrônico.