Pular para o conteúdo principal

Como funciona?

criado em - atualizado em

APLICATIVOS CREDENCIADOS

POSTOS DE VENDA

LOCALIZAÇÃO DAS VAGAS

O Estacionamento Rotativo é uma forma de democratizar as vagas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas disponíveis, aumentando a oferta nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionar, contribuindo para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito. A proposta do Rotativo é multiplicar a utilização das vagas para veículos.
 

Estacionar no sistema do Rotativo Digital custa R$ 4,95, em crédito eletrônico, que pode ser utilizado em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h).
 

Além do custo inicial para a criação do sistema digital, incluindo o desenvolvimento das interfaces para funcionamento dos Aplicativos de compra e ativação dos créditos eletrônicos (APP de celular e de Postos Fixos de Venda) e do aplicativo utilizado pelos agentes na fiscalização em campo, o sistema digital tem outros custos permanentes para seu pleno funcionamento, como custo com suporte técnico, manutenção e hospedagem em nuvem, comissão das Distribuidoras de créditos eletrônicos e custo com pessoal e equipamentos para a fiscalização dos quarteirões regulamentados. Após descontar todos estes custos da receita bruta do Estacionamento Rotativo, obtém-se a receita líquida do sistema, que é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.
 

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h sendo que em alguns locais o uso do crédito eletrônico não é exigido aos sábados. A Estação Pampulha funciona de segunda à sexta das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 15h, e o Parque das Mangabeiras funciona de terça à domingo das 8h às 17h. Aos domingos e feriados não é necessário o uso do crédito eletrônico do rotativo, à exceção do Parque das Mangabeiras.
 

São 23.214 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam, pela rotatividade, em 104.055 oportunidades de estacionamento em 882 quarteirões da capital.


CADASTRO
 

Nos aplicativos é possível cadastrar quantas placas de veículos desejar, mas só duas placas poderão ser ativadas num mesmo momento. Todos os usuários terão 30 minutos de bônus por cada crédito adquirido.

É possível, por meio de um requerimento, que é exclusivo para as empresas que possuem mais de 2 veículos registrados em seu nome ou em nome de seus prestadores de serviços, a ativação de Rotativo e/ou Bônus para mais de 2 veículos no mesmo dia. Confira as informações no Portal de Informações e Serviços .


MOTOFRETISTAS
 

Desde 16/10/2018 o sistema de Rotativo Digital de Belo Horizonte também é usado pelos motofretistas que trafegam pela capital. Isso veio atender a uma reivindicação da categoria para estacionar nas áreas do Rotativo destinadas a esses profissionais. Os motofretistas devem baixar um dos aplicativos credenciados ou fazer a ativação do uso da vaga em um posto fixo de venda. É importante ressaltar que o motofretista não compra créditos eletrônicos, nem paga nada pelo uso da vaga, o cadastro é gratuito. O tempo máximo de permanência na vaga para operação de carga e descarga é de 1 hora.


CARGA E DESCARGA
 

Desde 05/06/2019, a maioria das vagas de estacionamento para carga e descarga na Área Central e, desde 19/06/2019, as demais áreas de carga e descarga localizadas em quarteirões de Estacionamento Rotativo da cidade, contam com o sistema de Rotativo Digital. Os motoristas que estacionarem nessas vagas para realizarem a operação de carregamento e descarregamento de mercadorias devem baixar um dos aplicativos credenciados ou fazer a ativação do uso da vaga em um posto fixo de venda. É importante ressaltar que o motorista não compra créditos eletrônicos, nem paga pelo uso da vaga, o cadastro é gratuito. O tempo máximo de permanência na vaga para operação de carga e descarga é de 1 hora.

 


*As folhas de papel do estacionamento rotativo perderam a validade em 09/01/22. A partir de 10/01/22, o pagamento pelo uso da vaga passou a ser realizado exclusivamente por crédito eletrônico.