Pular para o conteúdo principal

MOTOFRETE

atualizado em 22/10/2019 | 15:54

Motofrete é o transporte de pequenas cargas em motocicleta, motoneta ou triciclo motorizado. Este serviço pode ser prestado por pessoas físicas (autônomos) maiores de 21 (vinte e um) anos, jurídicas e cooperativas, desde que credenciados pela BHTrans.

 

MOTOFRETE

 

Para prestar o serviço é preciso ser condutor cadastrado previamente na BHTrans, fazer a inspeção técnica semestral da motocicleta e ter a motocicleta registrada no Detran na categoria aluguel (placa vermelha).

 

marcador Desde 6 de junho de 2019, as vagas de estacionamento para carga e descarga na Área Central também contam com o sistema de Rotativo Digital. Ao estacionar nas vagas de carga e descarga, o motorista deve fazer a ativação em um dos aplicativos de Rotativo Digital disponíveis. Não é preciso comprar créditos, pois o estacionamento nas áreas de carga e descarga continua gratuito. O tempo máximo de permanência é de uma hora. 


Respeitada a permanência de uma hora, as 2.656 vagas da capital viabilizam 36.387 oportunidades de estacionamento por dia. 


A utilização dos aplicativos do sistema rotativo digital é exigida das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados. O horário de uso e o tempo de permanência constam nas placas de regulamentação das vagas de carga e descarga. Em 19 de junho, o uso do rotativo digital foi expandido para as demais áreas de carga e descarga da cidade.


Baixe um dos aplicativos credenciados e faça o cadastro. Ao cadastrar o veículo do tipo “carga e descarga”, o usuário já está apto para ativar o rotativo nas vagas. 

 


 

Clique para baixar o mapa com os locais de estacionamento para motofrete.

Clique aqui e veja a lista com os locais regulamentados.

 


 

Confira no Portal de Serviços da PBH todas as informações sobre o cadastro:

PESSOA FÍSICA

PESSOA JURÍDICA


 


 

REGULAMENTAÇÃO

  • Em 1º de julho de 2011 foi publicada a Lei Municipal Nº 10.220, que trata do exercício da atividade de transporte de pequenas cargas remunerado ou vinculado ao trabalho de entrega através de motocicleta, motoneta ou triciclo motorizado (motofrete). 

 


O candidato aprovado deverá comparecer ao Detran-MG para alteração da placa para categoria aluguel no Município de Belo Horizonte.


 

FORMULÁRIOS DE SOLICITAÇÃO - Credenciamento ou Renovação do Credenciamento

Requerimento de Procedimentos

Formulário de solicitação - PESSOA FÍSICA.

Formulário de solicitação - PESSOA JURÍDICA.

 


INFORMAÇÕES PARA O MOTOFRETISTA  - ATENDIMENTO

 

Agendamento Eletrônico

 

A PARTIR DE 1/9/2018


Para facilitar o atendimento, uma nova versão do AGENDAMENTO ELETRÔNICO da PBH estará disponível para os operadores de transportes por TÁXI, ESCOLAR e SUPLEMENTAR, para os MOTOFRETISTAS, TRANSPORTADORES FRETADOS e OFICIAIS DE JUSTIÇA, a partir de 1/9/2018.

 

Confira as principais mudanças no agendamento eletrônico

 

LEMBRE-SE:

- Cadastre-se no site http://agendamentoeletronico.pbh.gov.br utilizando seu próprio CPF e endereço eletrônico (e-mail);
Imprima ou anote o número e horário do agendamento;
- Chegue 10 minutos antes do horário agendado, para ATIVAÇÃO DA SENHA no balcão de triagem.

 

Clique e saiba como fazer o agendamento eletrônico dos serviços da GECOP

 


LEGISLAÇÃO DO TRANSPORTE MOTOFRETE

 

PORTARIA BHTRANS DPR N.º 020/2019 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2019
Reajusta os valores estipulados no Regulamento do Serviço de Motofrete do Município de Belo Horizonte e dá outras providências.