Pular para o conteúdo principal

MANUAIS

criado em - atualizado em

MODELOS DE GERAÇÃO DE VIAGEM PARA BELO HORIZONTE


icone PDF  Ebook – Modelos de geração de viagens para Belo Horizonte

 


POSTOS DE COMBUSTÍVEIS


A BHTRANS analisa e aprova os projetos arquitetônicos de postos de combustíveis no que se refere aos acessos de veículos. Para auxiliar os responsáveis técnicos na elaboração do projeto de acessos aos postos foi feito um Manual Técnico com diretrizes para o projeto. Clique no link para baixar:

icone PDF  Manual TécnicoPosto de Abastecimento de Combustíveis
 


PROJETOS VIÁRIOS PARA BELO HORIZONTE
 

O Manual de Elaboração de Projetos Viários para Belo Horizonte foi normatizado pela Portaria BHTRANS DPR N.° 089/2011. Pretende-se demonstrar as condições exigíveis para o desenvolvimento dos projetos viários, sua representação gráfica e sua apresentação, visando a sua boa compreensão, além de, através da padronização, buscar aprimorar e racionalizar os trabalhos, dentro dos princípios da eficácia e da eficiência que devem conduzir a atuação dos profissionais que trabalham na área de transporte e trânsito e, portanto no âmbito da construção da mobilidade urbana sustentável no Município de Belo Horizonte.


icone PDF  Manual de Elaboração de Projetos Viários

 


PRÁTICAS DE ESTACIONAMENTO EM BELO HORIZONTE
 

Com o objetivo de estabelecer regras e critérios para as operações de parada e estacionamento, definindo uma política geral de compartilhamento dos espaços na via pública, dando oportunidades para todos foi criado o Manual de Práticas de Estacionamento de Belo Horizonte. 


icone PDF  Manual de Práticas de Estacionamento em Belo Horizonte

 


RELATÓRIO DE IMPACTO NA CIRCULAÇÃO (RIC)
 

Roteiro para Elaboração do Relatório de Impacto - RIC

Metodologia Pesquisas de Tráfego

Planilha Contagem Classificada de Veículos - CCV

 


 

icone PDF  Roteiro para elaboração de Programa de Gestão da Mobilidade

 


 

MEDIDAS MODERADORAS DE TRÁFEGO - TRAFFIC CALMING


A produção e divulgação de um Manual de Medidas Moderadoras de Tráfego pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, BHTRANS representam um reencontro da cidade com suas origens, a cidade planejada. Estabelece ainda o planejamento urbano como um processo continuado de modernização com preservação e qualificação dos espaços urbanos para a vida e a convivência.


Buscou-se apresentar o tema traffic calming de forma mais abrangente, envolvendo as suas questões mais importantes. Entretanto, estamos cientes de que algumas questões ainda estão por serem tratadas e ou aprofundadas. Desta forma, este Manual deve ser tomado como um ponto de partida para a divulgação dos fundamentos de traffic calming e como referência para desenvolvimento e implantação de projetos de traffic calming.

 

Manual de Medidas Moderadoras de Tráfego  - TRAFFIC CALMING