Pular para o conteúdo principal

CAMPANHAS

atualizado em 20/09/2018 | 10:38

Campanhas de Educação para o Trânsito

 

Por meio de nossa Gerência de Educação para a Mobilidade, desenvolvemos campanhas com temas específicos, geralmente dirigidos aos jovens e adultos, já que as crianças são atendidas nos programas permanentes. Para cada tema escolhido é feita uma pesquisa e são determinados os conteúdos e a estratégia de abordagem. São produzidas peças gráficas, para Internet e outros materiais educativos


Campanhas mais recentes:

 

Campanha do Cerol

 

Campanha do Cetrol - BHTRANS Educa


Objetivo: conscientizar estudantes da rede de ensino de Belo Horizonte sobre o perigo do uso do cerol e da linha chilena, em função do alto índice de acidentes envolvendo motociclistas.

Considerando-se que no período de férias escolares há um aumento do uso do cerol e da linha chilena, devido à prática de se soltar pipas, são realizadas visitas a escolas da rede de ensino de Belo Horizonte, com a intervenção de agentes da BHTRANS nas salas de aula, conscientizando os estudantes sobre o perigo do uso do cerol.  Durante a campanha é distribuído material educativo, além de contar com a participação do personagem “Morte”, que chama a atenção, de forma lúdica, para a gravidade do assunto.

 

 

“BH tem espaço para todos, #respeiteabicicleta”

 

respeite a bicicleta.PNG

 

Objetivo: sensibilizar a sociedade e contribuir para a implantação da cultura da bicicleta, mostrando seu impacto positivo na mobilidade da cidade por ser uma forma viável de aliviar o transito, além de ser um meio de transporte ecológico, saudável, econômico e rápido.


Foi lançada pela BHTRANS e pelo GT Pedala BH em 11/06/16.

 

 

“Não seja uma carta fora do baralho. Evite acidentes”

 

naosejaumacartaforadobaralho.JPG

 

Objetivo: alertar os motociclistas para comportamentos de risco e situações perigosas, e incentivar a adoção de atitudes mais responsáveis no trânsito.

 

A campanha foi lançada no dia 24/09/2015 e vem sendo realizada em vários locais da cidade, com a abordagem de motociclistas. Durante a ação são distribuídos adesivos para os baús das motos, folhetos e banners com dicas, além da distribuição de um baralho ilustrado pelo cartunista mineiro Lor, que reforça uma maior conscientização através de uma forma mais lúdica e pedagógica.

 

 

“Respeito às Vagas de Estacionamento para Pessoa com Deficiência e Idosos”

 

Campanhas de Educação para o Trânsito VAGA ESPECIAL.JPG


Objetivo: orientar e conscientizar os motoristas sobre a importância de se respeitar as vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência e idosos.

 

A campanha foi lançada no dia 23/09/2015, em parceria com as Coordenadorias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Defesa da Pessoa Idosa e acontece em locais da cidade que possuem vagas regulamentadas de Estacionamento Especial.


Folhetos educativos são afixados nos veículos infratores, que estejam estacionados irregularmente nas vagas de Estacionamento Especial.

 

 

"Pedestre. Eu Respeito."

 

pedestreeurespeito.png

 

Objetivo: completa mudança de comportamento. Respeito é a palavra-chave da campanha.

 

A campanha “Pedestre. Eu Respeito” foi resultado de vários meses de planejamento, com o cruzamento de dados que apontaram 12 áreas na região Centro-Sul da cidade como prioritárias para receber as ações educativas.

 

Baixe a cartilha da campanha.

 

 

 

 

 

 

 

Ouça este conteúdo