I.D.O. – ÍNDICE DE DESEMPENHO OPERACIONAL
I.D.O. Índice de Desempenho Operacional - até MARÇO/2023 - CLIQUE PARA BAIXAR O ARQUIVO
O que é o I.D.O.?
O I.D.O. – Índice de Desempenho Operacional – é uma metodologia empregada pela BHTRANS para avaliação do desempenho do transporte urbano por ônibus em Belo Horizonte. É uma ferramenta eficaz na busca contínua pela melhoria da qualidade dos serviços, uma vez que avalia o desempenho operacional do transporte a partir da verificação do cumprimento das normas e padrões estabelecidos pela BHTRANS.
As viagens realizadas são monitoradas por meio de requisitos relacionados à pontualidade, conforto, confiabilidade mecânica, segurança e infrações regulamentares; por meio de pesos específicos atribuídos a cada um desses critérios, é determinado o desempenho operacional do serviço ofertado.
Como o I.D.O. é calculado?
Atualmente, são empregadas duas fórmulas na apuração do I.D.O.. Uma delas, que possibilita a avaliação do desempenho da maioria das linhas do sistema, corresponde à média ponderada entre as notas atribuídas a seis índices: ICP – Índice de Cumprimento à Programação, IPV – Índice de Pontualidade das Viagens, ICV – Índice de Conforto das Viagens, ICM – Índice de Confiabilidade Mecânica, ISV – Índice de Segurança das Viagens e IIR – Índice de Infrações Regulamentares.
IDO = 0,35.ICP + 0,20.IPV + 0,10.ICV + 0,15.ICM + 0,15.ISV + 0,05.IIR
O I.D.O. apurado na outra fórmula, correspondente à média ponderada entre as notas atribuídas a cinco índices, não contempla o ICV – Índice de Conforto das Viagens. É a metodologia atualmente empregada na aferição do desempenho operacional das linhas nas quais ainda não é possível estimar, eletronicamente, a ocupação máxima de passageiros numa determinada viagem, uma vez que os veículos dessas linhas não possuem catracas ou devido à ocorrência de embarques nas estações de integração e/ou de transferência sem que os passageiros passem pelas catracas dos veículos.
IDO= 0,38.ICP + 0,22.IPV + 0,17.ICM + 0,17.ISV + 0,06.IIR
Como verificar o I.D.O. de uma linha no Portal?
Os índices de desempenho operacional das linhas do sistema de transporte urbano convencional de Belo Horizonte podem ser acompanhados por meio do Portal da P.B.H..
Escolhida a linha de que se deseja verificar o I.D.O. será apresentada uma nota de 0 a 100 correspondente ao I.D.O. em um relatório que apresenta também os quantitativos apurados separadamente para cada critério componente do índice de desempenho. O I.D.O. é subdividido em cinco níveis de acordo com a nota correspondente, a saber:
Nível A – Notas compreendidas entre 90 e 100, inclusive tais extremos
Nível B – Notas compreendidas entre 80, inclusive, e 90, exclusive
Nível C – Notas compreendidas entre 60, inclusive, e 80, exclusive
Nível D – Notas compreendidas entre 30, inclusive, e 60, exclusive
Nível E – Notas inferiores a 30, exclusive
Entendendo melhor o I.D.O. e os índices que o compõem
A avaliação do desempenho das linhas do sistema é feita por meio de cinco ou seis índices, cada um deles apresentando uma metodologia específica de apuração. Uma vez que cada índice apresenta unidade de medição diferenciada uma da outra, o resultado apurado para cada critério é convertido em nota de 0 a 100 de maneira que todos os critérios possam ser somados e, juntos, correspondam ao Índice de Desempenho Operacional. Os pesos atribuídos aos índices são arbitrados de maneira a retratar da melhor forma a representatividade de cada um na composição do I.D.O..
O ICP – Índice de Cumprimento à Programação apresenta o percentual de viagens realizadas em conformidade com o quadro de horários programado para a linha. A fórmula de cálculo do ICP é:
Unidade: % de Cumprimento das Viagens Programadas no Quadro de Horários
Quanto MAIOR, MELHOR
Quando nenhuma viagem for iniciada entre um minuto antes de um horário X programado e um minuto antes do próximo horário programado, a viagem prevista para ser realizada no horário X será considerada “VIAGEM NÃO REALIZADA”.
O IPV – Índice de Pontualidade das Viagens apresenta o percentual de viagens pontuais realizadas em conformidade com o quadro de horários programado para a linha. A fórmula de cálculo do IPV é:
Unidade: % de Pontualidade das Viagens Programadas no Quadro de Horários
Quanto MAIOR, MELHOR
Uma viagem é considerada “ATRASADA” quando a diferença entre o horário que ela foi iniciada e o horário programado for superior a meio headway, ou 10 minutos (prevalece o menor entre esses dois valores). Headway é o intervalo de tempo entre duas viagens programadas consecutivamente.
O ICV – Índice de Conforto das Viagens é medido por meio da verificação do quantitativo de sub faixas horárias nas quais as viagens nelas programadas foram realizadas apresentando nível de ocupação acima do máximo estabelecido no regulamento do transporte coletivo (5 passageiros em pé por metro quadrado nos horários de pico e 3 passageiros em pé por metro quadrado nos horários fora-pico). O cálculo do ICV é feito utilizando-se a seguinte fórmula:
Unidade: % de Sub faixas horárias com adequado nível de ocupação das viagens programadas
Quanto MAIOR, MELHOR
O ICM – Índice de Confiabilidade Mecânica apresenta a relação entre o quantitativo de viagens interrompidas devido à ocorrência de defeitos mecânicos ou elétricos (quebras) e a quantidade de quilômetros rodados em operação.
Unidade: Quebras a cada 100.000 km em operação
Quanto MENOR, MELHOR
O ISV – Índice de Segurança das Viagens indica o nível de segurança das viagens ofertadas a partir da apuração da quantidade de ocorrências de eventos inseguros (acidentes de percurso, assaltos, depredação, etc) a cada 10.000 viagens realizadas.
Unidade: Eventos Inseguros a cada 10.000 viagens realizadas
Quanto MENOR, MELHOR
O IIR – Índice de Infrações Regulamentares apresenta a frequência e a gravidade das infrações regulamentares cometidas pelos operadores, a cada 10.000 km, durante a prestação dos serviços. Na apuração desse índice é levada em conta a pontuação decorrente às infrações cometidas.
Unidade: Pontos relativos às infrações cometidas a cada 10.000 km em operação
Quanto MENOR, MELHOR
Como são transformados os índices em notas?
Como os índices que compõem o I.D.O. apresentam unidades distintas que não podem ser somadas umas com as outras, cada índice calculado é convertido em nota de 0 a 100. Essa conversão é baseada no limite inferior do nível de desempenho “C” considerando-se valores mínimos para os índices que têm a característica de serem melhores quanto maiores os resultados verificados ou valores máximos para os índices que são tanto melhores quanto menores forem os resultados. Os valores máximos ou mínimos estão associados à nota 60, limite inferior do nível C, sendo os seguintes:
• ICP – Índice de Cumprimento à Programação Valor mínimo: 97,5% de cumprimento das viagens programadas no quadro de horários
• IPV – Índice de Pontualidade das Viagens Valor mínimo: 97,5% de pontualidade das viagens programadas no quadro de horários
• ICV – Índice de Conforto das Viagens Valor mínimo: 92,0% de sub faixas horárias com adequado nível de ocupação das viagens programadas
• ICM – Índice de Confiabilidade Mecânica Valor máximo: 4 Quebras a cada 100.000 km em operação
• ISV – Índice de Segurança das Viagens Valor máximo: 4 eventos inseguros a cada 10.000 viagens realizadas
• IIR – Índice de Infrações Regulamentares Valor máximo: 15 eventos inseguros a cada 10.000 Km.
A correspondência entre os índices apurados e a respectiva nota de cada um é calculada por meio de fórmulas específicas. Os quadros abaixo apresentam, por índice, os limites inferior e superior por nível, e a associação desses com as notas correspondentes.
Nível | Valor do ICP | Nota |
A | 99,375% £ ICP £ 100% | 90 £ Nota £ 100 |
B | 98,75% £ ICP < 99,375% | 80 £ Nota < 90 |
C | 97,5% £ ICP < 98,75% | 60 £ Nota < 80 |
D | 48,75 £ ICP < 97,5 % | 30 £ Nota < 60 |
E | 0% £ ICP < 48,75 % | 0 £ Nota < 30 |
Nível | Valor do IPV | Nota |
A | 99,375% £ IPV £ 100% | 90 £ Nota £ 100 |
B | 98,75% £ IPV < 99,375% | 80 £ Nota < 90 |
C | 97,5% £ IPV < 98,75% | 60 £ Nota < 80 |
D | 48,75 £ IPV < 97,5 % | 30 £ Nota < 60 |
E | 0% £ IPV < 48,75 % | 0 £ Nota < 30 |
Nível | Valor do ICV | Nota |
A | 98% £ ICV £ 100% | 90 £ Nota £ 100 |
B | 96% £ ICV < 98% | 80 £ Nota < 90 |
C | 92% £ ICV < 96% | 60 £ Nota < 80 |
D | 46% £ ICV < 92% | 30 £ Nota < 60 |
E | 0% £ ICV < 46% | 0 £ Nota < 30 |
Nível | Valor do ICM | Nota |
A | 1 £ ICM £ 0 | 90 £ Nota £ 100 |
B | 2 £ ICM < 1 | 80 £ Nota < 90 |
C | 4 £ ICM < 2 | 60 £ Nota < 80 |
D | 14 £ ICV < 4 | 30 £ Nota < 60 |
E | 24 £ ICV < 14 | 0 £ Nota < 30 |
Nível | Valor do ISV | Nota |
A | 1 £ ISV £ 0 | 90 £ Nota £ 100 |
B | 2 £ ISV < 1 | 80 £ Nota < 90 |
C | 4 £ ISV < 2 | 60 £ Nota < 80 |
D | 14 £ ISV < 4 | 30 £ Nota < 60 |
E | 24 £ ISV < 14 | 0 £ Nota < 30 |
Nível | Valor do IIR | Nota |
A | 3,75 £ ISV £ 0 | 90 £ Nota £ 100 |
B | 7,5 £ ISV < 3,75 | 80 £ Nota < 90 |
C | 15 £ ISV < 7,5 | 60 £ Nota < 80 |
D | 52,5 £ ISV < 15 | 30 £ Nota < 60 |
E | 90 £ ISV < 52,5 | 0 £ Nota < 30 |