Pular para o conteúdo principal

Como utilizar

criado em - atualizado em

O Sistema MOVE é composto linhas troncais, linhas alimentadoras e outras linhas que se integram nas estações de transferência. O MOVE possibilita, entre inúmeros itinerários, que o usuário vá de um bairro na região de Venda Nova para um destino na região sul pagando apenas uma tarifa.


Com a implantação do MOVE em 2014 as integrações ficaram ainda melhores, mais rápidas com o embarque pré-pago e as estações de transferência, e conectando diversas estações: Venda Nova, Vilarinho, Pampulha, São Gabriel, Barreiro. Dentro do sistema MOVE, mesmo o usuário que não possui o cartão BHBUS, tem o direito à integração, visto que a troca entre ônibus é realizada em ambientes de área paga. Além dessa pluralidade de caminhos pela cidade, a integração do transporte coletivo municipal ainda gera economia para os usuários.

 

ESTAÇÕES MOVE

Estações de Integração

São estações maiores onde ocorre a ligação entre as linhas alimentadoras vindas de diversos bairros e as linhas do MOVE.


Estações de Transferência

As estações de transferência do MOVE são áreas em que os usuários podem desembarcar e embarcar quantas vezes quiser nas linhas ali disponíveis. Ao chegar de MOVE em uma das estações de integração é possível embarcar em outras linhas sem pagar mais uma passagem, permitindo assim novos destinos e economia para quem utiliza. 


São as estações localizadas ao longo do corredor MOVE Antônio Carlos, MOVE Cristiano Machado, e nas avenidas Paraná e Santos Dumont na Área Central.

  
As linhas municipais e metropolitanas tem parada em módulos diferentes. 

 

COMO EMBARCAR?

Quem estiver no centro da cidade e desejar pegar o MOVE Antônio Carlos ou o MOVE Cristiano Machado, deverá se dirigir a uma das estações de transferência localizadas nas avenidas Paraná e Santos Dumont.


Quem estiver próximo às avenidas Antônio Carlos, Pedro I ou Vilarinho e desejar pegar o MOVE Antônio Carlos, deverá ir a uma de suas estações de transferência ou integração.


Quem estiver próximo à avenida Cristiano Machado e desejar pegar o MOVE Cristiano Machado, deverá ir a uma de suas estações de transferência ou integração.


Quem morar ou estiver num bairro atendido por uma linha que leva até uma estação de integração do MOVE, poderá utilizá-la. Na estação de integração embarcará no MOVE.


Algumas Linhas TRONCAIS circulam pelos corredores parando nas estações de transferência oferecem a opção de destino à outras áreas da cidade como, por exemplo, Savassi e Área Hospitalar. O embarque/desembarque nestas regiões é feito em pontos de parada específicos devidamente sinalizados.

 

COMO PAGAR?


Uma grande vantagem do MOVE é o pagamento da tarifa antes de embarcar no ônibus. Todas as estações contam com catracas eletrônicas, onde você passa seu cartão BHBUS ou insere seu Cartão Unitário criado para os usuários que não possuem o cartão BHBUS (Usuário, Vale Transporte ou Estudante) e não desejam adquiri-lo. Desta forma, aquele usuário que chegar nas estações apenas com dinheiro deverá adquirir o seu Cartão BHBUS Unitário nas bilheterias ou quiosques da área central. O cartão deverá ser inserido na catraca de acesso e a roleta será liberada.


Todos os cartões BHBUS são aceitos para acesso ao MOVE e para integração entre diferentes linhas.


Os cartões unitários são vendidos nas estações de integração e de transferência.


O acesso às estações (de Integração ou Transferência) só é possível por meio do uso destes cartões.