Pular para o conteúdo principal

CARTÃO BHBUS

criado em - atualizado em

CARTÃO BHBUS

O Cartão BHBUS faz parte do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Serviço de Transporte Público por Ônibus do Município de Belo Horizonte.
 
Para a implantação do sistema na capital mineira, foi constituído um Consórcio Operacional do Sistema de Bilhetagem Eletrônica - SBE/BH - TRANSFÁCIL, que têm como partes integrantes as empresas concessionárias do transporte coletivo do município. Está a cargo deste consórcio a função de comercializar e distribuir diretamente ou através de terceiros credenciados, postos de vendas de cartões e créditos eletrônicos em estações, terminais e outros pontos estratégicos, mediante aprovação da BHTRANS, para todos os tipos de usuários, os cartões inteligentes e créditos eletrônicos constituintes do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Município de Belo Horizonte - Cartão BHBUS, responsabilizando-se pela arrecadação dos valores pertinentes.


Com o cartão BHBUS, no intervalo de 90 minutos, além da integração física e temporal entre todas as linhas do sistema convencional e com o metrô, o usuário se beneficia com descontos na segunda viagem e, nos domingos e feriados, tem a garantia de pagamento de no máximo uma tarifa predominante, mesmo utilizando mais de uma linha para realizar a viagem.


Revalidação dos cartões BHBUS Benefício Inclusão e Master
 

Os Cartões BHBUS estão sendo revalidados automaticamente, no mês de referência, no momento do uso, ao aproximar o cartão no validador eletrônico, aparelho localizado próximo da roleta, nos veículos do transporte coletivo por ônibus de Belo Horizonte.

O beneficiário que, por motivo de força maior, não conseguir revalidar o cartão até o último dia do mês de referência ficará com o cartão bloqueado a partir do primeiro dia do mês seguinte e deverá comparecer no BHResolve, dentro do prazo máximo de um ano, para efetuar a revalidação. Endereço: Av. Santos Dumont, 363 - Centro. Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 08h às 17h. Atendimento por ordem de chegada. Levar: documento de identidade, CPF e comprovante de endereço atual (máximo 6 meses). 


 

▶ TIPOS DE CARTÕES
 
 
Cartão BHBUS Vale-Transporte

Cartão BHBUS Vale Transporte


 

 

 

 

Adquiridos pelos empregadores ou pessoas jurídicas de direito público e fornecidos aos beneficiários (empregados) do vale- transporte. Ocorrendo perda, roubo ou dano e empregador   deverá ser comunicado e deve repassar a   informação ao TRANSFÁCIL. 

 

Cartão BHBUS Usuário 

Cartão BHBUS Usuário

 

 

 

 


Pode ser adquirido por qualquer usuário do Serviço de Transporte nas modalidades ao Portador e Identificado.


Na modalidade Portador, não pode ser bloqueado e não permite ressarcimento dos créditos. Já na modalidade Identificado, em caso de perda ou roubo, o cartão pode ser bloqueado e os créditos remanescentes poderão ser transferidos para uma segunda via.  

 

Cartão BHBUS Benefício Inclusão

Cartão BHBUS Benefício

 






O Cartão BHBUS Benefício é utilizado pelos beneficiários da gratuidade dos serviços de transporte coletivo.
 

A BHTRANS está autorizada a emitir o Cartão BHBUS Benefício Inclusão para pessoas com   insuficiência renal crônica em terapia renal substitutiva, pessoas com deficiência física, auditiva,   mental ou visual e a pessoas com transtorno do espectro autista, sendo necessária a   apresentação do cartão para que se possa usufruir da gratuidade. 

A gratuidade é também assegurada por lei aos oficiais do TRT, da Justiça Federal, carteiros e mensageiros da ECT e agentes de Inspeção do Ministério do Trabalho, mediante apresentação do Cartão BHBUS Benefício.


Serviços - Cartão BHBUS Benefício Inclusão:
 

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Solicitação do Benefício da Gratuidade – Cartão BHBUS Benefício Inclusão

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Segunda Via do Cartão BHBUS Benefício Inclusão

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Remarcação de Perícia - Benefício da Gratuidade - Cartão BHBUS Benefício Inclusão

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Defesa por Uso Irregular do Cartão BHBUS Benefício Inclusão

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Revalidação Trienal (a cada três anos) - Cartão BHBUS Benefício Inclusão

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Mudança de Característica do Cartão BHBUS Benefício Inclusão

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Perícia de Recurso - Benefício da Gratuidade (Cartão BHBUS Benefício Inclusão)

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Atualização de Endereço - Benefício da Gratuidade (Cartão BHBUS Benefício Inclusão)



Cartão BHBUS Master

Cartão BHBUS Master

 

 

 

 

Destinado ao usuário com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos que deseja   transpor, de forma gratuita, a roleta dos veículos integrantes dos sistemas de transporte público   por ônibus gerenciados pela BHTRANS.
 

Os cartões poderão ser solicitados ou revalidados fora do prazo diretamente no posto do Transfácil no BHResolve, localizado na Av. Santos Dumont, 363 - Centro. O funcionamento do Posto do Transfácil na BHResolve é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Não é necessário agendar e o atendimento será feito por ordem de chegada. Levar: documento de identidade, CPF e comprovante de endereço atual (máximo 6 meses). ​​Para solicitação de segunda via é necessário apresentar Boletim de Ocorrência Policial e pagar o valor de R$ 31,50.


Para obter o Cartão BHBUS Master não é necessário morar em Belo Horizonte, mas a utilização deve acontecer somente em Belo Horizonte.
 

Os que preferirem continuar viajando na parte dianteira do ônibus podem fazê-lo e, para isso, basta apresentar a Carteira de Identidade, que continua valendo como documento de garantia da   gratuidade no transporte público.
 

O cartão é pessoal e intransferível. O agente de bordo poderá reter e recolher o Cartão BHBUS Master, mediante a emissão de recibo ao portador, na  ocorrência das seguintes irregularidades: quando for detectado que o portador não é o seu titular,  quando for detectada a comercialização das utilizações do Cartão, quando o validador eletrônico exibir a mensagem "cartão bloqueado" e quando ele estiver adulterado, danificado, ilegível, com materiais adesivos.
 

Em quaisquer dessas irregularidades, não será permitida a transposição gratuita da roleta, mas é garantida a gratuidade no transporte coletivo no salão dianteiro do veículo, com a apresentação de documento pessoal que comprove a idade. Dependendo da irregularidade, o cartão poderá ser bloqueado por um prazo de 01 (um) ano.


Serviços - Cartão BHBUS Master:


destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Solicitação de Cartão BHBUS MASTER

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Segunda Via do Cartão do Idoso - BHBUS Master

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Renovação do Cartão BHBUS Master



Cartão BHBUS Benefício Estudantil

Cartão BHBUS Benefício Estudantil

 

 

 

 

 

O meio passe estudantil é um benefício oferecido pela PBH e corresponde a um desconto de 50%  do valor da tarifa paga nos serviços de transporte coletivo de passageiros do município, no percurso entre a residência e a escola do estudante. É destinado preferencialmente a estudantes do Ensino Médio, matriculados e frequentes em estabelecimentos de ensino de Belo Horizonte e   que residem a 1 km ou mais da escola que frequentam.

Os estudantes que se enquadram no perfil dos beneficiários devem preencher a pré-inscrição no endereço www.pbh.gov.br/meiopasse. A pré-inscrição é a primeira fase para solicitação do benefício do meio passe escolar. 

 


▶ COMPRA DE CARTÃO E CRÉDITO ELETRÔNICO

 Clique para informações sobre os Cartões BHBUS e recarga. Escolha o melhor cartão para você. Vá até um ponto de venda físico BHBUS e adquira o seu cartão. Faça a primeira recarga na hora e se cadastre no site para recarga online

 Acesse aqui as lojas e locais de recarga do Transfácil. Faça uma busca por pontos de recarga próximos à sua localização. 

 Aplicativo BHBUS+:  Recargas utilizando cartão de crédito ou boleto bancário. *Cobrada taxa de serviço de 1% sobre o valor da recarga.  Para baixar o App é só acessar as lojas App Store ou Play Store

 


ACESSE TAMBÉM

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Consulta de HORÁRIOS das linhas de ônibus

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Consulta de ITINERÁRIOS das linhas de ônibus

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Consulta de PONTOS DE ÔNIBUS