Pular para o conteúdo principal

Sobre o estacionamento rotativo

criado em - atualizado em

O Estacionamento Rotativo é uma forma de democratizar as vagas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas disponíveis, aumentando a oferta nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionar, contribuindo para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito. A proposta do Rotativo é multiplicar a utilização das vagas para veículos.

 

Estacionar no sistema do Rotativo Digital custa R$ 4,40, em crédito digital ou na folha, que pode ser utilizado em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h).

 

A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.

 

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha/crédito digital não é exigido aos sábados). Aos domingos e feriados não é necessário o uso da folha/crédito digital do rotativo.

 

São 22.144 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam, pela rotatividade, em 102.842 oportunidades de estacionamento em 867 quarteirões da capital.