Pular para o conteúdo principal

PONTOS DE PARADA

criado em - atualizado em

PONTO FORA DO PONTO

 

banner ponto fora do ponto

 
Nos bairros, de segunda a sexta-feira, das 21 às 5 horas, os passageiros podem pedir para o motorista parar em qualquer lugar, desde que não infrinja as leis de trânsito. Essas regras também se aplicam aos sábados a partir das 14 horas e aos domingos e feriados durante as 24 horas.

 
Nos corredores de tráfego, durante toda a semana, das 23 às 4 horas, os motoristas podem parar em qualquer ponto regulamentado, conforme a solicitação do passageiro. O “Ponto fora do Ponto” não é aplicado na Região Central, que inclui todo o perímetro da Avenida do Contorno.
 

Não é permitida a parada fora dos Pontos de Embarque e Desembarque (PED's) regulamentados:
 

- na área central de Belo Horizonte, definida como área delimitada pela Avenida do Contorno, inclusive. Nesses locais será permitida a parada em qualquer ponto de embarque e desembarque, mesmo que seletivo, no horário de 23:00 h às 04:00h em todos os dias;
 

- onde for proibida a parada, por força da legislação de trânsito ou da sinalização local;
 

- onde a parada de ônibus interfira na segurança do trânsito ou nas condições de fluidez do trânsito local;
 

- locais já conhecidos como perigosos, devido a histórico de assaltos.

 

LOCALIZE O PONTO DE ÔNIBUS

 

Clique aqui e encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço.

 


ABRIGOS

Belo Horizonte possui abrigos para calçadas estreitas e para calçadas largas. Em 2016 foi iniciada a implantação de novos abrigos em pontos de ônibus na área central e grandes avenidas, à exceção daquelas com estações de transferência do MOVE. O tamanho dos novos abrigos exigem calçadas com no mínimo 4 metros (os menores serão em calçadas com 2 metros). 

 

Novos abrigos de pontos de parada de Belo Horizonte

 

Os novos abrigos serão mais modernos, mais confortáveis, com proteção traseira e lateral de metal vazado, têm uma capacidade 25% maior que os atuais e pontos energizados tanto para exploração da publicidade como para iluminação noturna (mais segurança) e com o nome do local onde está instalado. Há um espaço reservado exclusivamente para cadeirantes e também assentos para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com criança no colo. Um painel instalado no abrigo permite a oferta de uma série de facilidades para o usuário, como a indicação do tempo faltante para chegada do ônibus. Esses painéis são colocados em pontos com abrigos, onde há parada de mais ônibus e um maior número de usuários, e nas Estações do MOVE. As mesmas informações veiculadas nos painéis também o são nos smartphones que já instalaram o aplicativo SIU MOBILE BH.

 

INFOPONTO

 
Com os mapas do Infoponto implantados nos abrigos de ônibus de Belo Horizonte, o usuário pode se localizar na cidade e obter informações sobre o transporte coletivo como o quadro de frequência por faixa horária e o itinerário resumido. Os mapas trazem também indicação de locais importantes da cidade.

 

 

Veja Também


destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Números do Transporte Coletivo

destaque DECRETO Nº 17.362, DE 22 DE MAIO DE 2020. Boletim Mensal do Transporte Coletivo