Pular para o conteúdo principal

Alimentação à rede socioassistencial

atualizado em 07/05/2020 | 17:18

 

O atendimento à Rede Socioassistencial representa a garantia do direito e a oferta regular e permanente de alimentos saudáveis à população em situações de vulnerabilidade em atendimento nas unidades de acolhimento institucional conveniadas com a Subsecretaria de Assistência Social.
 

Atualmente, são atendidas 87 unidades de acolhimento institucional (abrigos, albergues e instituições de longa permanência para idosos), com atendimento para crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo a população em situação de rua. Além disso, 34 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com ações específicas às famílias dos territórios. No total, são ofertadas, em média, 20 mil refeições todos os dias, somando cerca de 8 milhões de refeições no ano.
 

A SUSAN planeja os cardápios, gerencia as compras, faz o controle de qualidade e distribui os gêneros alimentícios; monitora a produção e as condições de manipulação de alimentos nas unidades; desenvolve ações de supervisão alimentar, formação e orientação nutricional.
 

Os cardápios são elaborados cuidadosamente por nutricionistas, que consideram as necessidades nutricionais dos diferentes públicos, a variedade, o equilíbrio e também o prazer ao se alimentar.
 

As refeições são preparadas por profissionais das instituições e capacitados em cursos de formação para manipuladores de alimentos, organizados e executados no âmbito da SUSAN. As instituições são acompanhadas pelos supervisores de alimentação, que orienta e monitora a execução do programa conforme o planejado pela SUSAN, em parceria com a Subsecretaria de Assistência Social (SUASS).

 

Cardápio - Maio de 2020

Ícone de PDF Cardápio - Abrigo / Crianças de até 11 meses

Ícone de PDF Cardápio - Abrigo / Crianças de 1 a 6 anos

Ícone de PDF Cardápio - Abrigo / Crianças de 7 a 12 anos

Ícone de PDF Cardápio - Albergue

Ícone de PDF Cardápio - Instituição de Longa Permanência para Idoso