Pular para o conteúdo principal

Conexão Agroecológica

criado em - atualizado em


Conexão Agroecológica é um curso na modalidade EaD (Educação à Distância), oferecido pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (CRESAN), ligado à Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte. O curso é gratuito e tem como objetivo ampliar o acesso a informações, temáticas e debates relacionados à Agroecologia. 

 

A primeira edição do curso ocorreu em 2023, oferecendo vagas para que pessoas que se interessam pelo tema, independente do prévio conhecimento sobre o assunto, possam acessar o conteúdo, estudar e se aprofundar em discussões e dimensões que envolvem a construção da Agroecologia.

 

O CRESAN é um equipamento da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN), localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, 821 – Lagoinha.


Conexão Agroecológica 2024

 

Inscrições e cronograma

Serão ofertadas 200 vagas, a serem preenchidas conforme a ordem de inscrição. As inscrições devem ser realizadas através do formulário de inscrição. Após o período de inscrições, será publicada no dia 22 de abril, nesta página, uma lista com as pessoas classificadas e estas receberão, entre os dias 22 e 25 de abril, um email para confirmar a matrícula e orientar o acesso ao curso. O acesso ao curso estará liberado para as pessoas classificadas a partir do dia 29 de abril. É de total responsabilidade do(a) candidato(a) conferir a publicação da lista de classificação nesta página e responder o email de confirmação de matrícula, para garantir a vaga.

 

Como as atividades são assíncronas, cada participante pode fazer o curso no seu ritmo, mas o prazo limite para conclusão das atividades é 30 de julho, sendo essa a única condição para emissão do certificado. Ao longo do curso, através das ferramentas proporcionadas pela plataforma, os participantes podem conversar entre si e recorrer à facilitadora, caso haja alguma dúvida, pelos fóruns de discussão ou e-mail e whatsapp da Secretaria das Trilhas do CRESAN.

 

Para auxiliar os(as) participantes com o uso da plataforma EaD, será realizada uma única aula síncrona, no dia 30 de abril, a fim de introduzir o curso, orientar os participantes com relação aos recursos que serão utilizados durante o curso e tirar dúvidas sobre o acesso à plataforma EaD e ao Conexão Agroecológica. 

 

Cronograma - Conexão Agroecológica 2024

Período de inscrições

8 a 18 de abril de 2024

Publicação da lista de pessoas classificadas (segundo a ordem de inscrição)

22 de abril de 2024
Confira aqui a lista de pessoas classificadas. 

Confirmação de matrícula via email

22 a 25 de abril de 2024

Início do curso na plataforma EaD

29 de abril de 2024

Aula síncrona - Orientações básicas sobre o curso

30 de abril de 2024 

Prazo para conclusão do curso e emissão de certificado pelo(a) participante

30 de julho de 2024

Lista de Pessoas Classificadas


 Orientações e Informações importantes:
Para garantir a vaga no curso Conexão Agroecológica, é fundamental a confirmação de matrícula. Para tanto, a pessoa classificada poderá  utilizar um dos meios de comunicação listados abaixo:
  • E-mail: responda o e-mail até 25 de abril de 2024 às 12h confirmando a matrícula, interesse e disponibilidade para participação no curso.

  • Na impossibilidade de responder o e-mail, a confirmação de matrícula poderá ser feita pelo whatsapp da secretaria das Trilhas: 3277-6085, até 25 de abril de 2024 às 12h.

  • Em último caso, quem encontrar alguma dificuldade, pode realizar a confirmação de matrícula pessoalmente, até 25 de abril de 2024 às 17h no Cresan Mercado da Lagoinha (Av. Antônio Carlos, 821, Lagoinha). Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Procure a Secretaria das Trilhas.


O curso é ofertado na modalidade de educação à distância (EaD), desta forma, é de inteira responsabilidade e compromisso do/a cursista o cumprimento das atividades propostas no prazo previsto para emissão de certificado.
 

Início do curso na plataforma EaD: 29 de abril de 2024.
Aula introdutória: 30 de abril de 2024 às 20h30 (link será enviado posteriormente junto com as orientações de acesso à plataforma EaD da PBH).
Prazo limite para conclusão das atividades e emissão de certificado: 30 de julho de 2024.
 

Em caso de dúvidas, acione a nossa equipe da Secretaria das Trilhas por meio do telefone 3277-6085 (também WhatsApp) ou do e-mail cresan.trilhas@pbh.gov.br

 

Ementa do curso

A carga horária total do curso é de 26h, estruturada em 14 módulos. Cada módulo possui um tema central a ser trabalhado através de recursos pedagógicos - como audiovisuais, referências bibliográficas e materiais de apoio (videoaulas, cartilhas, textos, livros, músicas, podcasts), além de atividades teórico-práticas, fóruns de discussão e notícias sobre agroecologia -  que ajudarão o(a) participante a aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Ao final de cada módulo, após acessar os recursos pedagógicos, o participante deve concluir o exercício proposto para avançar para o próximo módulo. 

 

Ao total são 14 módulos, sendo o 15º módulo referente à emissão do certificado de conclusão do curso pelo próprio participante:

 

Módulo 1 - Introdução à Agroecologia
Módulo 2 - As diferentes formas de fazer agricultura
Módulo 3 – Manejo agroecológico dos solos e da fertilidade
Módulo 4 – Manejo agroecológico de insetos, doenças e plantas espontâneas
Módulo 5 – Agrobiodiversidade e sementes crioulas
Módulo 6 – Sistemas Agroflorestais
Módulo 7 – Políticas Públicas e Agroecologia
Módulo 8 – Gestão de resíduos e compostagem
Módulo 9 – Jardins e Quintais Produtivos
Módulo 10 - Plantas Medicinais: a natureza cuida
Módulo 11 - PANCs: não convencionais para quem?
Módulo 12 - Transição Agroecológica, certificação orgânica e economia popular solidária
Módulo 13 - Bem estar animal e Agroecologia
Módulo 14 - Agroecologia se constrói a partir da diversidade!

Plataforma EaD

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte), oferece aos cidadãos a oportunidade de fazer cursos gratuitos de qualificação através da plataforma de ensino à distância (EaD).

 

Para acessar o curso, após realizar a inscrição e ser classificado, você precisa se cadastrar na plataforma de ensino à distância da Prefeitura de Belo Horizonte. 

 

Público geral

Para se cadastrar, siga as orientações a seguir:

  1. Acesse a plataforma EaD através do link: https://ead.pbh.gov.br/
  2. Clique em “Clique aqui para acessar” no canto direito superior da tela.
  3. Se é a sua primeira vez acessando a plataforma, você deverá efetuar o login com o número do seu CPF no campo “Usuário” e o mesmo número do CPF no campo “Senha”. 
  4. Após o login, será solicitada a troca da senha. Você deve guardar essa nova senha, para acesso posterior ao EaD. 

Observação: Caso você já possua conta, realize o acesso com seu login e senha atuais.

Servidores(as) e empregados(as) da PBH

 

Para acessar o curso, siga as orientações a seguir:

  1. Acesse a plataforma EaD através do link: https://ead.pbh.gov.br/
  2. Clique em “Clique aqui para acessar” no canto direito superior da tela.
  3. Servidores(as) e empregdos(as) da PBH não  devem utilizar o e-mail completo (nomedeusuario@pbh.gov.br ou nomedeusuario@edu.pbh.gov.br). Informe apenas o nome de usuário da sua conta, como no exemplo a seguir:

Usuário:

nomedeusuario

Senha:

Mesma senha do seu email institucional

Observação: Caso você já possua conta, realize o acesso com seu login e senha atuais.

 

Para auxiliar os(as) participantes com o uso da plataforma EaD, será realizada uma única aula síncrona, a fim de introduzir o curso, orientar os participantes com relação aos recursos que serão utilizados durante o curso e tirar dúvidas sobre o acesso à plataforma EaD e ao Conexão Agroecológica. 


Contato

Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Mercado Popular da Lagoinha

Av. Presidente Antônio Carlos, 821 - Lagoinha. Belo Horizonte - MG

Secretaria de Trilhas:

Telefone:  (whatsapp) (31) 3277-6085  

Email: cresan.trilhas@pbh.gov.br