Pular para o conteúdo principal

Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana

criado em - atualizado em

A Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana - CAFA é um equipamento público com objetivo de ser um entreposto da Agricultura Familiar e Urbana, visando a facilitação da comercialização para mercados institucionais e também para o varejo. É uma das estratégias da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional para o alcance da meta de compras da Agricultura Familiar do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Desde 2019, a CAFA é gerida pela Cooperativa Dos Camponeses Sul Mineiros - CAMPONESA, e atua na utilização, gestão, qualificação e manutenção do espaço.
 

A Central tem como missão proporcionar suporte comercial para as organizações da Agricultura Familiar e Urbana vinculadas à redes de cooperação, produtores e suas comunidades. A atuação na prática acontece por meio do acesso a infraestruturas de agroindústria, cozinha pedagógica, espaço de armazenamento e de estoque, câmara fria, uso do caminhão e prestação de serviços, numa perspectiva de rompimento com o individualismo para o fortalecimento da solidariedade e da agroecologia, estruturando o apoio logístico para a realização  de atividades econômicas no comércio institucional, varejista e/ou atacadista de gêneros e produtos da agricultura familiar e urbana, bem como atividades de promoção do cooperativismo e a produção agroecológica e orgânica.
 

A meta da CAFA é ampliar a qualificação da logística de armazenamento e distribuição de alimentos e facilitar a aproximação dos/as agricultores/as familiares e  urbanos/as com programas de compras públicas de órgãos municipais, estaduais e federais, contribuindo para ampliar o consumo de alimentos saudáveis, a redução dos custos operacionais e o aumento da  eficiência dos sistemas alimentares.
 

Atualmente, a CAFA conta com o envolvimento de aproximadamente 90 organizações, está presente em 120 municípios mineiros e favorece cerca de 840 famílias agricultoras.

 

Legislação

Decreto nº 16.684/2017

 

Contato:

Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana - CAFA

Endereço: Rua Tuiuti, 888 – Padre Eustáquio.

Endereço Eletrônico-  cafa.camponesa@gmail.com