A criação de uma coleção de sementes crioulas e agroecológicas no Banco de Sementes do Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), no município de Belo Horizonte, tem como finalidade a promoção da segurança e soberania alimentar das unidades produtivas assistidas pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN), bem como a conservação e valorização da biodiversidade. O equipamento garante a preservação das variedades de espécies coletadas livres de contaminação genética, conservação em condições climatizadas e geração de conhecimento para agricultores(as) urbanos(as).
Nesse sentido, a SUSAN, em parceria com a FPMZB, promove encontros, capacitações, mutirões e trocas sobre sementes crioulas e agroecológicas com a finalidade de fortalecer a Política Municipal de Apoio à Agricultura Urbana.
SEMENTES CRIOULAS?
Sementes crioulas são consideradas variedades de sementes desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores(as) familiares, quilombolas, assentados(as) da reforma agrária ou indígenas, com características fenotípicas bem determinadas e reconhecidas pelas respectivas comunidades.