Pular para o conteúdo principal

Banco Público de Sementes Crioulas e Agroecológicas

criado em - atualizado em

Identidade visual do Banco de Sementes da PBH.

 

AGENDA

26/9 - 7h às 12h | CEVAE Capitão Eduardo (Rua das Macaúbas, s/n - Capitão Eduardo)

Mutirão e encontro de formação com guardiões e guardiãs de sementes crioulas e agroecológicas

 

A criação de uma coleção de sementes crioulas e agroecológicas no Banco de Sementes do Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), no município de Belo Horizonte, tem como finalidade a promoção da segurança e soberania alimentar das unidades produtivas assistidas pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN), bem como a conservação e valorização da biodiversidade. O equipamento garante a preservação das variedades de espécies coletadas livres de contaminação genética, conservação em condições climatizadas e geração de conhecimento para agricultores(as) urbanos(as).
 

Nesse sentido, a SUSAN, em parceria com a FPMZB, promove encontros, capacitações, mutirões e trocas sobre sementes crioulas e agroecológicas com a finalidade de fortalecer a Política Municipal de Apoio à Agricultura Urbana.

 

 

SEMENTES CRIOULAS?

Sementes crioulas são consideradas variedades de sementes desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores(as) familiares, quilombolas, assentados(as) da reforma agrária ou indígenas, com características fenotípicas bem determinadas e reconhecidas pelas respectivas comunidades.