Pular para o conteúdo principal

Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Mercado da Lagoinha

criado em - atualizado em
Fachada do Mercado da Lagoinha

 

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha – CRESAN é um equipamento público ligado à política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte e tem como objetivo oferecer serviços, ações e projetos de promoção da educação alimentar e nutricional, formação em agroecologia e qualificação profissional na área da gastronomia contribuindo para a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada.

 

Políticas públicas de SAN e o CRESAN Mercado da Lagoinha


As políticas públicas desenvolvidas no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha – CRESAN Mercado da Lagoinha valorizam e buscam integrar a agroecologia, a educação alimentar e nutricional e a gastronomia para a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada:

  • A Agroecologia é compreendida enquanto ciência, movimento sociopolítico e prática social com enfoque metodológico que articula diferentes áreas do conhecimento de forma transdisciplinar, orientada a desenvolver sistemas alimentares sustentáveis e justos em todas as suas dimensões, seja no acesso à alimentação saudável, na resiliência do território, na ação climática local, na proteção da biodiversidade, na promoção da justiça social e na inovação socioeconômica.
     
  • A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é campo do conhecimento de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo.
     
  • A cidade de Belo Horizonte se empenha permanentemente na consolidação de ações públicas em parceria com a cadeia produtiva, tendo a gastronomia e a cultura alimentar como eixo central de uma agenda de desenvolvimento urbano sustentável, no contexto da economia criativa. A gastronomia em Belo Horizonte é autêntica e representativa da diversidade cultural da cidade. Com objetivo de capacitar os/as cursistas para a inserção e permanência no mercado de trabalho e/ou para empreender no setor produtivo gastronômico da cidade de Belo Horizonte, o CRESAN Mercado da Lagoinha oferece diversos cursos na área da gastronomia, reforçando os elementos constitutivos da Cidade Criativa da Gastronomia.
     
  • O Direito Humano à Alimentação Adequada estabelece o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambientalmente e socioeconomicamente sustentáveis, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

 


Fotografia de um evento em espaço do CRESAN

CRESAN É DA GENTE!

Os espaços do CRESAN Mercado da Lagoinha estão disponíveis para a utilização de coletivos, entidades da sociedade civil e órgãos públicos – mediante reserva e disponibilidade de agenda – para realização de atividades, reuniões, oficinas, encontros e eventos sem fins lucrativos. Acesse o Formulário de Utilização de Espaços do CRESAN Mercado da Lagoinha e leia com atenção as informações, premissas, aspectos legais e condições imprescindíveis, antes do preenchimento.

 

FORMULÁRIO PARA UTILIZAÇÃO
DE ESPAÇOS

 

 


 

Foto de pessoas idosas utilizando computadores.

CRESAN DIGITAL

O CRESAN Digital é um espaço onde a população pode acessar, gratuitamente, computadores com internet, além de realizar Oficinas de Inclusão Digital. São oito equipamentos, disponíveis de 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. O espaço é mais uma opção para que famílias da região da Lagoinha tenham acesso a direitos, serviços públicos, informação, cultura e educação.

 


 

História do CRESAN Mercado da Lagoinha

O complexo da Lagoinha, formado por diversos saberes, hábitos e costumes culturais, alimentares, religiosidades e tradições, é uma das principais nascentes culturais da cidade de Belo Horizonte. Toda essa diversidade surge com a população dos Morros da Pedreira e da Vila Senhor dos Passos, que vieram trabalhar na construção da cidade. O Mercado da Lagoinha é inaugurado em 1949 neste contexto, sendo um centro de comercialização de produtos agrícolas, referência na história da economia e cultura de Belo Horizonte.
 

Em 2022, Centro de Referência retomou as atividades após o período pandêmico, coincidindo com a conclusão da reforma e revitalização do Mercado Popular da Lagoinha. Retomando elementos de sua estética original, o Mercado da Lagoinha reabriu as portas, trazendo agora as características de ser o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Belo Horizonte.

 


 

Contato:

Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha – CRESAN Mercado da Lagoinha
Av. Pres. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha
3277-6085