Esquadrão da Alimentação em casa
Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, envolvendo diferentes campos de atuação, setores e profissionais com a intenção de promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. Em seu desenvolvimento, a EAN deve usar abordagens e recursos educacionais que proponham reflexões e favoreçam o diálogo, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar.
A Coordenação de Mobilização e Educação para o Consumo Alimentar da Prefeitura de Belo Horizonte, ligada ao Centro de Referência da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, tem por objetivo desenvolver ações de EAN, por meio de atividades educativas e de comunicação, promove a mobilização da população para a adoção de práticas alimentares saudáveis a partir de uma abordagem por meio do diálogo e da construção coletiva do conhecimento.
Por que incluir este tema nas escolas? | ||
A escola é um espaço de construção de conhecimento, saúde, auto-estima, comportamentos e habilidades para a vida de alunos, professores e de toda a comunidade escolar. Assim, pode ser vista como terreno fértil para o cultivo de hábitos alimentares saudáveis. Nesse espaço, hábitos de vida são descobertos, compartilhados, imitados e consolidados, em extensão àqueles aprendidos em casa. O contato de diferentes faixas etárias, culturas, gostos e estilos de vida, vivenciados na comunidade escolar, proporciona um crescimento mútuo e traz à tona a importância do reconhecimento, também por parte dos adultos, da adoção de hábitos de vida saudáveis, entre eles o da boa alimentação. |
Espaço virtual EAN EM CASA
Em virtude do período de isolamento social, necessário ao enfrentamento da pandemia COVID-19, organizamos este espaço virtual para que professores e toda a comunidade escolar encontrem alternativas de EAN e atividades lúdicas e prazerosas para compartilharem com as famílias.
- Projeto Esquadrão da Alimentação 2020
O realizado anualmente pela PBH, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional – (SUSAN), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representa uma das principais estratégias para apoiar a inserção da EAN nas escolas municipais de Belo Horizonte. Tem como objetivo realizar ações de EAN no ambiente escolar com os alunos do 1º ao 5º ano, a fim de promover saúde por meio da melhoria no consumo alimentar. As atividades incluem teatro, música, oficinas lúdicas, dinâmicas em grupo, receitas, além da entrega de materiais educativos.
O Projeto tem também como proposta capacitar os professores e/ou coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte para se tornarem multiplicadores de EAN na(s) escola(s) em que atuam, de modo que toda a comunidade escolar esteja envolvida no processo de formação e/ou reflexão sobre os hábitos alimentares e de vida de todos os envolvidos.
- Atividades lúdicas de EAN
- Atividade 1 | Piquenique Nutritivo
- Atividade 2 | Momento Nutriteca
- Atividade 3 | De olho no desperdício em casa
- Atividade 4 | Que alimento eu tenho na testa
- Atividade 5 | Ingredientes ocultos
- Atividade 6 | Cozinhando em Família
- Atividade 7 | Sobremesa legal
- Atividade 8 | Brincando de forca - Origem dos alimentos
- Atividade 9 | Delícias juninas em casa
- Atividade 10 | O que o povo comia e o que eu como hoje
- Atividade 11 | Jornalista por um dia
- Atividade 12 | Youtuber mirim ensinando gostosuras
- Catálogo de receitas
O Guia Alimentar da População Brasileira, nosso referencial teórico nas ações de Educação para o Consumo Alimentar da SUSAN, traz uma importante mensagem:
Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las, principalmente com crianças e jovens, sem distinção de gênero. Se você não tem habilidades culinárias – e isso vale para homens e mulheres –, procure adquiri-las. Para isso, converse com as pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet, eventualmente faça cursos e... comece a cozinhar!
Junto ao período desafiador que o isolamento social, necessário ao enfrentamento da Pandemia da COVID-19 trouxe, encontramos a necessidade de reinventar rotinas e perceber no espaço de casa uma riqueza de potencialidades de integração
Temos a oportunidade de passar mais tempo com a família e de envolver crianças e jovens em atividades cotidianas de maneira lúdica e prazerosa, respeitando suas particularidades, autonomia e preferências.
Pensando nisso, a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, a SUSAN, gostaria de lhe convidar a divulgar às famílias da comunidade escolar, incluindo a sua, esta seleção de receitas práticas, acessíveis e deliciosas extraídas do nosso Manual de Receitas do Programa de Alimentação Escolar de Belo Horizonte e das ações de educação para o consumo alimentar que acontecem nas escolas e outros espaços da cidade há muitos anos, reforçando hábitos alimentares saudáveis como um direito de todas e de todos.
MÃOS (bem lavadas) NA MASSA:
COZINHE E CRIE MEMÓRIAS JUNTO À SUA FAMÍLIA. Essa é uma excelente forma de envolver as crianças na alimentação e despertar seu interesse e aprendizado de forma divertida e saborosa.
- Nutriteca
Publicações para aprofundar a leitura em consumo alimentar
Guia Alimentar Para População Brasileira
O Guia Alimentar para a População Brasileira lançado pelo Ministério da Saúde traz os conceitos e as orientações para uma alimentação adequada e saudável com foco na promoção da saúde. O Guia ressalta a importância de se fazer escolhas alimentares conscientes com base no grau de processamento de alimentos, além de informações importantes sobre o ato de comer e de preparar a comida.
Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos
O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos publicado pelo Ministério da Saúde apresenta as recomendações de alimentação e nutrição para até dois anos de idade. O Guia reforça a recomendação da amamentação exclusiva até os seis meses e manutenção do aleitamento materno até os dois anos ou mais, e traz novas orientações como a escolha dos alimentos com base no grau de processamento e as recomendações nutricionais para crianças vegetarianas.
Marco de Referencia em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas
O Marco de Referencia em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas é o documento que orienta os conceitos, princípios e diretrizes que visam contribuir para a construção de ações de educação alimentar e nutricional (EAN) como estratégia de promoção da alimentação adequada e saudável. Sua construção contou com a participação de diversos setores e tem o objetivo de promover um campo comum de reflexão e orientação das práticas de EAN para ação pública.
A Educação que Produz Saúde
A publicação Educação que Produz Saúde visa promover reflexões em toda comunidade escolar acerca do conceito de vida saudável, gerando discussões coletivas sobre os problemas e obstáculos existentes, a fim de buscar soluções que possam auxiliar na transformação da escola em um espaço de produção de saúde.
Manual das Cantinas Escolares Saudáveis
O Manual é um instrumento para auxiliar na implantação de cantinas escolares saudáveis e contém informações importantes a respeito da alimentação saudável e boas práticas de higiene. Também traz algumas sugestões de lanches saudáveis para serem servidos nas escolas e um cronograma com estratégias para transformação dos estabelecimentos em espaços promotores de saúde.
O que é Vida Saudável?
O álbum seriado Vida Saudável é uma ferramenta de apoio para complementar atividades de promoção da saúde em grupos, por meio da provocação de discussões e troca de experiências com objetivo de promover reflexões e desenvolvimento de consciência para adoção de hábitos de vida saudáveis.
Nutribook: Receitas Práticas e Saudáveis
O material traz sugestões de preparações saudáveis simples, práticas e nutritivas para serem feitas em casa durante a quarentena. As receitas priorizam o aproveitamento integral dos alimentos com uso de cascas, talos e sobras de alimentos armazenadas adequadamente, a fim de enriquecer as preparações e evitar o desperdício de alimentos em casa.
Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição
A publicação aborda as principais dúvidas sobre alimentação e nutrição amplamente disseminadas pela mídia. Esclarece a respeito dos mitos das dietas milagrosas e super alimentos, com base em estudos científicos e sugestões de leituras sobre o tema com objetivo de instruir o leitor para que tenha maior senso crítico quando receber uma informação.
Biodiversidade Brasileira: Aromas e Sabores
O livro é um material riquíssimo de valorização da biodiversidade Brasileira por meio do resgate de sabores, aromas e técnicas de preparo tradicionais de diferentes regiões do país, apresentados em 335 receitas diferentes desenvolvidas por diferentes profissionais da área. O livro tem objetivo de tornarem mais conhecidas as espécies alimentícias nativas brasileiras e ampliar suas possibilidades de uso, tornando a alimentação mais rica, diversificada e sustentável, assim como o fortalecer o patrimônio alimentar e cultural do Brasil.
Manual da Alimentação da Infância à Adolescência
O Manual orienta sobre como se deve alimentar de modo adequado os pacientes pediátricos durante todo o seu desenvolvimento, do recém-nascido ao adolescente e ainda enfatiza aspectos importantes sobre a alimentação adequada na escola, na gestação e os aspectos fundamentais envolvidos na prevenção de doenças que estão relacionados com os erros alimentares.
Alimentação Adequada e Saudável: Menos Desperdício, Mais Alimentos!
A Cartilha apresenta os dados do desperdício de alimentos no Brasil e traz as orientações para reduzir a perda durante toda cadeia do alimento, como produção e colheita, transporte e comercialização, bem como os cuidados que devem ser tomados durante as compras, armazenamento e preparo dos alimentos em casa, a fim de evitar o desperdício.
Alimentos Regionais Brasileiros
O livro é uma publicação do Ministério da Saúde e tem o objetivo de trazer para o conhecimento das pessoas a imensa variedade de espécies alimentícias existentes em todas as regiões do país. Tem também como propósito orientar quanto ao seu uso em preparações culinárias, promover a troca de habilidades culinárias e resgatar, valorizar e proteger a cultura alimentar brasileira.
Princípios e Práticas para a Educação Alimentar e Nutricional
O Caderno foi elaborado pelo Conselho Federal de Nutrição para auxiliar gestores de políticas públicas e profissionais da educação alimentar e nutricional em seus diversos campos e territórios de atuação, assim como trazer elementos motivadores para ampliar e qualificar suas práticas, à luz dos principais conceitos e princípios do Marco de Referência.
Vídeos para aprofundar a leitura em consumo alimentar
Você conhece o Guia Alimentar da População Brasileira?
Ao 10 passos para uma alimentação saudável
Guia Alimentar da População Brasileira
Comida que alimenta
Guia Alimentar para a População Brasileira
Novos princípios e recomendações
Princípios do Guia Alimentar da População Brasileira
Alimentos in natura e minimamente processados
Alimentos processados
Alimentos ultraprocessados
Saúde com o Dr. Esportes
Desperdício de Alimentos
Você come e muda o planeta
O desperdício no Planeta- Para fazer com as crianças
Para fazer com criança | Alimentação Saudável
Para fazer com criança | Comer em Companhia
Para fazer com criança | Doçura para Pão
Para fazer com criança | Doçuras Naturais
Para fazer com criança | Mago dos Sucos
Para fazer com crianças | Aproveitando os Alimentos
Para fazer com crianças | Horta em Casa
- Nutrinforma
Nutrinforma | Alimentação Saudável
Nutrinforma | Alimentos Diet, Light, Zero
Nutrinforma | Comer em Companhia
Nutrinforma | Comer Frutas e Hortaliças
Nutrinforma | Guia Alimentar
Nutrinforma | Papel da Mastigação
Nutrinforma | Rótulo dos Alimentos
Nutrinforma | Tipos de Açúcar
Nutrinforma | Universo Infantil
Nutrinforma | Sobrepeso e Obesidade
- Cuide-se bem
E não se esqueça... | ||
Compartilhamos aqui um delicioso desafio, onde precisamos, de forma lúdica, ensinar o que é saudável, respeitando as individualidades do comportamento alimentar, e, principalmente, envolver a criança e sua família neste processo. As crianças copiam as preferências alimentares dos familiares e o que é vivenciado em família tem grande influência sobre seus hábitos alimentares. Por outro lado as crianças compartilham as experiências vividas no ambiente escolar em casa. Este período nos convida a criarmos possibilidades para bons momentos em família. Importante também estimular a criança, no retorno às aulas, a comer as refeições oferecidas na escola. O cardápio da alimentação escolar é elaborado e tem sua produção acompanhada por nutricionistas, considerando as necessidades nutricionais dos alunos. Nas escolas, o preparo das refeições é realizado seguindo todas as normas de higiene exigidas para a produção de alimentos seguros. A comida é deliciosa. |
ASSISTÊNCIA SOCIAL, SEGURANÇA ALIMENTAR E CIDADANIA
INFORMAÇÕES - Subsecretaria de Segurança Alimentar
- Serviços SUSAN
- Agroecologia, Agricultura Urbana e Agricultura Familiar
- Abastecimento e acesso a mercados
- assistência alimentar
- Educação alimentar e nutricional
- Gastronomia e Qualificação Profissional
- Equipamentos
- Intersetorialidade e participação social
- Biblioteca