Pular para o conteúdo principal

Educação Alimentar e Nutricional em casa e na escola

criado em 26/05/2020 - atualizado em 04/08/2022 | 11:20

Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, envolvendo diferentes campos de atuação, setores e profissionais com a intenção de promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. Em seu desenvolvimento, a EAN deve usar abordagens e recursos educacionais que proponham reflexões e  favoreçam o diálogo, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar.
 

A Coordenação de Mobilização e Educação para o Consumo Alimentar da Prefeitura de Belo Horizonte, ligada ao Centro de Referência da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, tem por objetivo desenvolver ações de EAN, por meio de atividades educativas e de comunicação, promove a mobilização da população para a adoção de práticas alimentares saudáveis a partir de uma abordagem por meio do diálogo e da construção coletiva do conhecimento.

 

Por que incluir este tema nas escolas?

A escola é um espaço de construção de conhecimento, saúde, auto-estima, comportamentos e habilidades para a vida de alunos, professores e de toda a comunidade escolar. Assim, pode  ser vista como terreno fértil para o cultivo de hábitos alimentares saudáveis.
 

Nesse espaço, hábitos de vida são descobertos, compartilhados, imitados e consolidados, em extensão àqueles aprendidos em casa. O contato de diferentes faixas etárias, culturas, gostos e estilos de vida, vivenciados na comunidade escolar, proporciona um crescimento mútuo e traz à tona a importância do reconhecimento, também por parte dos adultos, da adoção de hábitos de vida saudáveis, entre eles o da boa alimentação.
 

 

 

Espaço virtual EAN EM CASA 
 

Em virtude do período de isolamento social, necessário ao enfrentamento da pandemia COVID-19, organizamos este espaço virtual para que professores e toda a comunidade escolar encontrem alternativas de EAN e atividades lúdicas e prazerosas para compartilharem com as famílias. A medida que as aulas presenciais forem retomadas, as atividades também poderão ser realizadas nas escolas com as devidas adaptações.

 


Podcast

Foto com chão de terra ao fundo e alimentos como alface e tomara na frenteOs podcasts e programetes produzidos pela Coordenação de Mobilização e Educação para o Consumo Alimentar têm o objetivo de informar a população sobre assuntos diversos relacionados à alimentação e nutrição. Os temas são variados e vão desde orientações para as famílias na hora do planejamento e preparo das refeições até reflexões sobre o ato de comer e as relações sociais.

Novos episódios todas as sextas-feiras em diversas plataformas de áudio.

Escolha uma das plataformas e ouça quando e onde quiser!

Compartilhe!

 

 

 

Projeto Esquadrão da Alimentação 

Realizado anualmente pela PBH, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional – (SUSAN), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representa uma das principais estratégias para apoiar a inserção da EAN nas escolas municipais de Belo Horizonte. Tem como objetivo realizar ações de EAN no ambiente escolar com os alunos do 1º ao 5º ano, a fim de promover saúde por meio da reflexão sobre o consumo alimentar. As atividades, quando presenciais, incluem teatro, música, oficinas lúdicas, dinâmicas em grupo, receitas, além da entrega de materiais educativos.

Assessoria técnica EAN para os professores

Sabemos dos desafios da educação neste período e estamos aqui para oferecer o serviço de assessoria para atividades remotas, adaptação de atividades didáticas em Educação Alimentar, sejam reuniões, lives, áudios e vídeos para veicular via whatsapp, matrizes pedagógicas, receitas e o acompanhamento da equipe técnica para que vocês possam repassar esses conteúdos aos estudantes e suas famílias. Envie sua solicitação para:  educacaoalimentar@pbh.gov.br ou preencha sua solicitação aqui.

 

Atividades lúdicas de EAN

ícone de pdf - Atividade 1 | Piquenique Nutritivo

ícone de pdf - Atividade 2 | Momento Nutriteca

ícone de pdf - Atividade 3 | De olho no desperdício em casa

ícone de pdf - Atividade 4 | Que alimento eu tenho na testa

ícone de pdf - Atividade 5 | Ingredientes ocultos

ícone de pdf - Atividade 6 | Cozinhando em Família

ícone de pdf - Atividade 7 | Sobremesa legal

ícone de pdf - Atividade 8 | Brincando de forca - Origem dos alimentos

ícone de pdf - Atividade 9 | Delícias juninas em casa

ícone de pdf - Atividade 10 | O que o povo comia e o que eu como hoje

ícone de pdf - Atividade 11 | Jornalista por um dia

ícone de pdf - Atividade 12 | Youtuber mirim ensinando gostosuras

ícone de pdf - Atividade 13 | Restaurante em casa

ícone de pdf - Atividade 14 | Senta que lá vem a história da alimentação

Catálogo de receitas

O Guia Alimentar da População Brasileira, nosso referencial teórico nas ações de Educação para o Consumo Alimentar da SUSAN, traz uma importante mensagem:

 

Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las, principalmente com crianças e jovens, sem distinção de gênero. Se você não tem habilidades culinárias – e isso vale para homens e mulheres –, procure adquiri-las. Para isso, converse com as pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet, eventualmente faça cursos e... comece a cozinhar!

 

Junto ao período desafiador que o isolamento social, necessário ao enfrentamento da Pandemia da COVID-19 trouxe, encontramos a necessidade de reinventar rotinas e perceber no espaço de casa uma riqueza de potencialidades de integração

 

Temos a oportunidade de passar mais tempo com a família e de envolver crianças e jovens em atividades cotidianas de maneira lúdica e prazerosa, respeitando suas particularidades, autonomia e preferências.

 

Pensando nisso, a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, a SUSAN, gostaria de lhe convidar a divulgar às famílias da comunidade escolar, incluindo a sua, esta seleção de receitas práticas, acessíveis e deliciosas extraídas do nosso Manual de Receitas do Programa de Alimentação Escolar de Belo Horizonte e das ações de educação para o consumo alimentar que acontecem nas escolas e outros espaços da cidade há muitos anos, reforçando hábitos alimentares saudáveis como um direito de todas e de todos.

 

MÃOS (bem lavadas) NA MASSA:
COZINHE E CRIE MEMÓRIAS JUNTO À SUA FAMÍLIA.  Essa é uma excelente forma de envolver as crianças na alimentação e despertar seu interesse e aprendizado de forma divertida e saborosa.

 

RECEITAS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 

 

RECEITAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 

 

Nutriteca

Publicações para aprofundar a leitura em consumo alimentar

Capa do Guia Alimentar para a População Brasileira

Guia Alimentar Para População Brasileira

O Guia Alimentar para a População Brasileira lançado pelo Ministério da Saúde traz os conceitos e as orientações para uma alimentação adequada e saudável com foco na promoção da saúde. O Guia ressalta a importância de se fazer escolhas alimentares conscientes com base no grau de processamento de alimentos, além de informações importantes sobre o ato de comer e de preparar a comida.

Capa do Guia Alimentar para Crianças  
Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos 

O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos publicado pelo Ministério da Saúde apresenta as recomendações de alimentação e nutrição para até dois anos de idade. O Guia reforça a recomendação da amamentação exclusiva até os seis meses e manutenção do aleitamento materno até os dois anos ou mais, e traz novas orientações como a escolha dos alimentos com base no grau de processamento e as recomendações nutricionais para crianças vegetarianas.

O Marco de Referencia em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

Marco de Referencia em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

O Marco de Referencia em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas é o documento que orienta os conceitos, princípios e diretrizes que visam contribuir para a construção de ações de educação alimentar e nutricional (EAN) como estratégia de promoção da alimentação adequada e saudável. Sua construção contou com a participação de diversos setores e tem o objetivo de promover um campo comum de reflexão e orientação das práticas de EAN para ação pública.

Capa do livro A Educação que Produz Saúde

A Educação que Produz Saúde

A publicação Educação que Produz Saúde visa promover reflexões em toda comunidade escolar acerca do conceito de vida saudável, gerando discussões coletivas sobre os problemas e obstáculos existentes, a fim de buscar soluções que possam auxiliar na transformação da escola em um espaço de produção de saúde.

Capa do Manual das Cantinas Escolares Saudáveis

 

Manual das Cantinas Escolares Saudáveis

O Manual é um instrumento para auxiliar na implantação de cantinas escolares saudáveis e contém informações importantes a respeito da alimentação saudável e boas práticas de higiene. Também traz algumas sugestões de lanches saudáveis para serem servidos nas escolas e um cronograma com estratégias para transformação dos estabelecimentos em espaços promotores de saúde.

Capa do livro O que é Vida Saudável?

O que é Vida Saudável?

O álbum seriado Vida Saudável é uma ferramenta de apoio para complementar atividades de promoção da saúde em grupos, por meio da provocação de discussões e troca de experiências com objetivo de promover reflexões e desenvolvimento de consciência para adoção de hábitos de vida saudáveis.

Capa do nutribook

Nutribook: Receitas Práticas e Saudáveis

O material traz sugestões de preparações saudáveis simples, práticas e nutritivas para serem feitas em casa durante a quarentena. As receitas priorizam o aproveitamento integral dos alimentos com uso de cascas, talos e sobras de alimentos armazenadas adequadamente, a fim de enriquecer as preparações e evitar o desperdício de alimentos em casa.

Capa do livro Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição
Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição

A publicação aborda as principais dúvidas sobre alimentação e nutrição amplamente disseminadas pela mídia. Esclarece a respeito dos mitos das dietas milagrosas e super alimentos, com base em estudos científicos e sugestões de leituras sobre o tema com objetivo de instruir o leitor para que tenha maior senso crítico quando receber uma informação. 

Capa do livro Biodiversidade brasileira – Sabores e Aromas

 

Biodiversidade Brasileira: Aromas e Sabores

O livro é um material riquíssimo de valorização da biodiversidade Brasileira por meio do resgate de sabores, aromas e técnicas de preparo tradicionais de diferentes regiões do país, apresentados em 335 receitas diferentes desenvolvidas por diferentes profissionais da área. O livro tem objetivo de tornarem mais conhecidas as espécies alimentícias nativas brasileiras e ampliar suas possibilidades de uso, tornando a alimentação mais rica, diversificada e sustentável, assim como o fortalecer o patrimônio alimentar e cultural do Brasil. 

Capa do Manual de Alimentação da Infância e Adolescência

 

Manual da Alimentação da Infância à Adolescência

O Manual orienta sobre como se deve alimentar de modo adequado os pacientes pediátricos durante todo o seu desenvolvimento, do recém-nascido ao adolescente e ainda enfatiza aspectos importantes sobre a alimentação adequada na escola, na gestação e os aspectos fundamentais envolvidos na prevenção de doenças que estão relacionados com os erros alimentares.

Capa do livro Alimentação Adequada e Saudável: Menos Desperdício, Mais Alimentos.

 

Alimentação Adequada e Saudável: Menos Desperdício, Mais Alimentos!

A Cartilha apresenta os dados do desperdício de alimentos no Brasil e traz as orientações para reduzir a perda durante toda cadeia do alimento, como produção e colheita, transporte e comercialização, bem como os cuidados que devem ser tomados durante as compras, armazenamento e preparo dos alimentos em casa, a fim de evitar o desperdício.

Capa do livro Alimentos Regionais Brasileiros

 

Alimentos Regionais Brasileiros

O livro é uma publicação do Ministério da Saúde e tem o objetivo de trazer para o conhecimento das pessoas a imensa variedade de espécies alimentícias existentes em todas as regiões do país. Tem também como propósito orientar quanto ao seu uso em preparações culinárias, promover a troca de habilidades culinárias e resgatar, valorizar e proteger a cultura alimentar brasileira.

Capa do livro Princípios e Práticas para a Educação Alimentar

 

Princípios e Práticas para a Educação Alimentar e Nutricional

O Caderno foi elaborado pelo Conselho Federal de Nutrição para auxiliar gestores de políticas públicas e profissionais da educação alimentar e nutricional em seus diversos campos e territórios de atuação, assim como trazer elementos motivadores para ampliar e qualificar suas práticas, à luz dos principais conceitos e princípios do Marco de Referência.

 

Vídeos para aprofundar a leitura em consumo alimentar



Você conhece o Guia Alimentar da População Brasileira?


Ao 10 passos para uma alimentação saudável
Guia Alimentar da População Brasileira


Comida que alimenta


Guia Alimentar para a População Brasileira
Novos princípios e recomendações

Princípios do Guia Alimentar da População Brasileira

Alimentos in natura e minimamente processados

Alimentos processados

Alimentos ultraprocessados

Saúde com o Dr. Esportes

Desperdício de Alimentos

Você come e muda o planeta

O desperdício no Planeta

 

Para fazer com as crianças
Para fazer com as crianças
ícone de pdf Para fazer com criança | Amarelinha
ícone de pdf Para fazer com criança | Como fazer horta em casa
ícone de pdf Para fazer com criança | Mago dos Sucos
ícone de pdf Para fazer com criança | Picolé de Melancia
ícone de pdf Para fazer com criança | Que alimento sou eu?
Nutrinforma

Foto com chão de terra ao fundo e alimentos como alface e tomara na frente

Conheça o Podcast de Educação Alimentar e Nutricional
 
ícone de pdf Nutrinforma | Frutas e Hortaliças da Safra
ícone de pdf Nutrinforma | Classificação e grupos de alimentos
ícone de pdf Nutrinforma | Rótulos de alimentos
ícone de pdf Nutrinforma | Publicidade e propaganda infantil
ícone de pdf Nutrinforma | Pelo direito de comer direito
ícone de pdf Nutrinforma | Alimentação em tempos de fake news
ícone de pdf Nutrinforma | Alimentos orgânicos e agroecológicos
ícone de pdf Nutrinforma | Temperando com ervas e especiarias
ícone de pdf Nutrinforma | Porque é tao difícil mudar hábitos?
ícone de pdf Nutrinforma | Terrorismo nutricional

 

Cuide-se bem

Aprofunde seus conhecimentos e se informe:

 Capa do livro Pequenos Cientistas

 

Pequenos cientistas | Coronavírus

Capa do caderno de orientações do Programa Nacional de Educação Alimentar

Execução do PNAE durante a COVID-19

 
 

Capa do livro Carta para meninos e meninas

Carta aos meninos e meninas | COVID-19
 
Capa do caderno de orientações Guia Contra Covid

 

 Guia contra COVID- 19 | ASBRAN
 
 Capa do livro Coronavírus para crianças

 

 Livro infantil - Corona, o virus 
 
Capa do livro a História da Ostra e da Borboleta
 Livro - A história da Ostra e da Borboleta
Capa do livro Cadê todo mundo

 

 Livro infantil - Cadê todo mundo?
Capa do livro Meu Nome é Coronavirus
Livro lúdico - COVIBOOK 
 Capa do caderno de orientações

 

Orientações Nutricionais para COVID-19 | UFRN
 
 
 

 

Nosso acervo - EAN

 

Clique nas imagens e acesse o arquivo digital

capa da publicação Alimentação e DiabetesCapa publicação Alimentação e Hipertensãocapa publicação Alimentação na Infância
capa Aproveitamento Integral dos Alimentos - receitas docescapa Aproveitamento Integral dos Alimentos - salgadascapa Dicas e receitas - lanches saudáveis
capa publicação Dicas e Receitas - preparações saudáveiscapa publicação Dicas para uma Alimentação Saudávelcapa publicação Dislipidemia
capa publicação Fibras Alimentarescapa publicação Higiene e Conservação dos Alimentoscapa publicação O Caminho dos Alimentos
capa publicação O Caminho dos Alimentos 2capa da publicação Seja Amigo da sua Infância - Alimente-se bemcapa publicação Sucos Naturais
capa publicação Temperando com Especiariascapa publicação Uso de Ervas na Culinária 
 

E não se esqueça...

Compartilhamos aqui um delicioso desafio, onde precisamos, de forma lúdica, ensinar o que é saudável, respeitando as individualidades do comportamento alimentar, e, principalmente, envolver a criança e sua família neste processo.
 

As crianças copiam as preferências alimentares dos familiares e o que é vivenciado em família tem grande influência sobre seus hábitos alimentares. Por outro lado as crianças compartilham as experiências vividas no ambiente escolar em casa. Este período nos convida a criarmos possibilidades para bons momentos em família. 
 

Importante também estimular a criança, no retorno às aulas, a comer as refeições oferecidas na escola. O cardápio da alimentação escolar é elaborado e tem sua produção acompanhada por nutricionistas, considerando as necessidades nutricionais dos alunos. Nas escolas, o preparo das refeições é realizado seguindo todas as normas de higiene exigidas para a produção de alimentos seguros. A comida é deliciosa.