Pular para o conteúdo principal

Esquadrão da Alimentação em casa

atualizado em 12/02/2021 | 17:20

Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, envolvendo diferentes campos de atuação, setores e profissionais com a intenção de promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. Em seu desenvolvimento, a EAN deve usar abordagens e recursos educacionais que proponham reflexões e  favoreçam o diálogo, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar.
 

A Coordenação de Mobilização e Educação para o Consumo Alimentar da Prefeitura de Belo Horizonte, ligada ao Centro de Referência da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, tem por objetivo desenvolver ações de EAN, por meio de atividades educativas e de comunicação, promove a mobilização da população para a adoção de práticas alimentares saudáveis a partir de uma abordagem por meio do diálogo e da construção coletiva do conhecimento.

 

Por que incluir este tema nas escolas?

A escola é um espaço de construção de conhecimento, saúde, auto-estima, comportamentos e habilidades para a vida de alunos, professores e de toda a comunidade escolar. Assim, pode  ser vista como terreno fértil para o cultivo de hábitos alimentares saudáveis.
 

Nesse espaço, hábitos de vida são descobertos, compartilhados, imitados e consolidados, em extensão àqueles aprendidos em casa. O contato de diferentes faixas etárias, culturas, gostos e estilos de vida, vivenciados na comunidade escolar, proporciona um crescimento mútuo e traz à tona a importância do reconhecimento, também por parte dos adultos, da adoção de hábitos de vida saudáveis, entre eles o da boa alimentação.
 

 

 

Espaço virtual EAN EM CASA 
 

Em virtude do período de isolamento social, necessário ao enfrentamento da pandemia COVID-19, organizamos este espaço virtual para que professores e toda a comunidade escolar encontrem alternativas de EAN e atividades lúdicas e prazerosas para compartilharem com as famílias. 

 

Projeto Esquadrão da Alimentação 2020

O realizado anualmente pela PBH, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional – (SUSAN), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representa uma das principais estratégias para apoiar a inserção da EAN nas escolas municipais de Belo Horizonte. Tem como objetivo realizar ações de EAN no ambiente escolar com os alunos do 1º ao 5º ano, a fim de promover saúde por meio da melhoria no consumo alimentar. As atividades incluem teatro, música, oficinas lúdicas, dinâmicas em grupo, receitas, além da entrega de materiais educativos.
 

O Projeto tem também como proposta capacitar os professores e/ou coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte para se tornarem multiplicadores de EAN na(s) escola(s) em que atuam, de modo que toda a comunidade escolar esteja envolvida no processo de formação e/ou reflexão sobre os hábitos alimentares e de vida de todos os envolvidos.

Atividades lúdicas de EAN

ícone de pdf - Atividade 1 | Piquenique Nutritivo

ícone de pdf - Atividade 2 | Momento Nutriteca

ícone de pdf - Atividade 3 | De olho no desperdício em casa

ícone de pdf - Atividade 4 | Que alimento eu tenho na testa

ícone de pdf - Atividade 5 | Ingredientes ocultos

ícone de pdf - Atividade 6 | Cozinhando em Família

ícone de pdf - Atividade 7 | Sobremesa legal

ícone de pdf - Atividade 8 | Brincando de forca - Origem dos alimentos

ícone de pdf - Atividade 9 | Delícias juninas em casa

ícone de pdf - Atividade 10 | O que o povo comia e o que eu como hoje

ícone de pdf - Atividade 11 | Jornalista por um dia

ícone de pdf - Atividade 12 | Youtuber mirim ensinando gostosuras

ícone de pdf - Atividade 13 | Restaurante em casa

ícone de pdf - Atividade 14 | Senta que lá vem a história da alimentação

Catálogo de receitas

O Guia Alimentar da População Brasileira, nosso referencial teórico nas ações de Educação para o Consumo Alimentar da SUSAN, traz uma importante mensagem:

 

Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las, principalmente com crianças e jovens, sem distinção de gênero. Se você não tem habilidades culinárias – e isso vale para homens e mulheres –, procure adquiri-las. Para isso, converse com as pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet, eventualmente faça cursos e... comece a cozinhar!

 

Junto ao período desafiador que o isolamento social, necessário ao enfrentamento da Pandemia da COVID-19 trouxe, encontramos a necessidade de reinventar rotinas e perceber no espaço de casa uma riqueza de potencialidades de integração

 

Temos a oportunidade de passar mais tempo com a família e de envolver crianças e jovens em atividades cotidianas de maneira lúdica e prazerosa, respeitando suas particularidades, autonomia e preferências.

 

Pensando nisso, a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, a SUSAN, gostaria de lhe convidar a divulgar às famílias da comunidade escolar, incluindo a sua, esta seleção de receitas práticas, acessíveis e deliciosas extraídas do nosso Manual de Receitas do Programa de Alimentação Escolar de Belo Horizonte e das ações de educação para o consumo alimentar que acontecem nas escolas e outros espaços da cidade há muitos anos, reforçando hábitos alimentares saudáveis como um direito de todas e de todos.

 

 

MÃOS (bem lavadas) NA MASSA:
COZINHE E CRIE MEMÓRIAS JUNTO À SUA FAMÍLIA.  Essa é uma excelente forma de envolver as crianças na alimentação e despertar seu interesse e aprendizado de forma divertida e saborosa.

 

 

Nutriteca

Publicações para aprofundar a leitura em consumo alimentar

Capa do Guia Alimentar para a População Brasileira

Guia Alimentar Para População Brasileira

O Guia Alimentar para a População Brasileira lançado pelo Ministério da Saúde traz os conceitos e as orientações para uma alimentação adequada e saudável com foco na promoção da saúde. O Guia ressalta a importância de se fazer escolhas alimentares conscientes com base no grau de processamento de alimentos, além de informações importantes sobre o ato de comer e de preparar a comida.

Capa do Guia Alimentar para Crianças  
Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos 

O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos publicado pelo Ministério da Saúde apresenta as recomendações de alimentação e nutrição para até dois anos de idade. O Guia reforça a recomendação da amamentação exclusiva até os seis meses e manutenção do aleitamento materno até os dois anos ou mais, e traz novas orientações como a escolha dos alimentos com base no grau de processamento e as recomendações nutricionais para crianças vegetarianas.

O Marco de Referencia em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

Marco de Referencia em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

O Marco de Referencia em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas é o documento que orienta os conceitos, princípios e diretrizes que visam contribuir para a construção de ações de educação alimentar e nutricional (EAN) como estratégia de promoção da alimentação adequada e saudável. Sua construção contou com a participação de diversos setores e tem o objetivo de promover um campo comum de reflexão e orientação das práticas de EAN para ação pública.

Capa do livro A Educação que Produz Saúde

A Educação que Produz Saúde

A publicação Educação que Produz Saúde visa promover reflexões em toda comunidade escolar acerca do conceito de vida saudável, gerando discussões coletivas sobre os problemas e obstáculos existentes, a fim de buscar soluções que possam auxiliar na transformação da escola em um espaço de produção de saúde.

Capa do Manual das Cantinas Escolares Saudáveis

 

Manual das Cantinas Escolares Saudáveis

O Manual é um instrumento para auxiliar na implantação de cantinas escolares saudáveis e contém informações importantes a respeito da alimentação saudável e boas práticas de higiene. Também traz algumas sugestões de lanches saudáveis para serem servidos nas escolas e um cronograma com estratégias para transformação dos estabelecimentos em espaços promotores de saúde.

Capa do livro O que é Vida Saudável?

O que é Vida Saudável?

O álbum seriado Vida Saudável é uma ferramenta de apoio para complementar atividades de promoção da saúde em grupos, por meio da provocação de discussões e troca de experiências com objetivo de promover reflexões e desenvolvimento de consciência para adoção de hábitos de vida saudáveis.

Capa do nutribook

Nutribook: Receitas Práticas e Saudáveis

O material traz sugestões de preparações saudáveis simples, práticas e nutritivas para serem feitas em casa durante a quarentena. As receitas priorizam o aproveitamento integral dos alimentos com uso de cascas, talos e sobras de alimentos armazenadas adequadamente, a fim de enriquecer as preparações e evitar o desperdício de alimentos em casa.

Capa do livro Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição
Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição

A publicação aborda as principais dúvidas sobre alimentação e nutrição amplamente disseminadas pela mídia. Esclarece a respeito dos mitos das dietas milagrosas e super alimentos, com base em estudos científicos e sugestões de leituras sobre o tema com objetivo de instruir o leitor para que tenha maior senso crítico quando receber uma informação. 

Capa do livro Biodiversidade brasileira – Sabores e Aromas

 

Biodiversidade Brasileira: Aromas e Sabores

O livro é um material riquíssimo de valorização da biodiversidade Brasileira por meio do resgate de sabores, aromas e técnicas de preparo tradicionais de diferentes regiões do país, apresentados em 335 receitas diferentes desenvolvidas por diferentes profissionais da área. O livro tem objetivo de tornarem mais conhecidas as espécies alimentícias nativas brasileiras e ampliar suas possibilidades de uso, tornando a alimentação mais rica, diversificada e sustentável, assim como o fortalecer o patrimônio alimentar e cultural do Brasil. 

Capa do Manual de Alimentação da Infância e Adolescência

 

Manual da Alimentação da Infância à Adolescência

O Manual orienta sobre como se deve alimentar de modo adequado os pacientes pediátricos durante todo o seu desenvolvimento, do recém-nascido ao adolescente e ainda enfatiza aspectos importantes sobre a alimentação adequada na escola, na gestação e os aspectos fundamentais envolvidos na prevenção de doenças que estão relacionados com os erros alimentares.

Capa do livro Alimentação Adequada e Saudável: Menos Desperdício, Mais Alimentos.

 

Alimentação Adequada e Saudável: Menos Desperdício, Mais Alimentos!

A Cartilha apresenta os dados do desperdício de alimentos no Brasil e traz as orientações para reduzir a perda durante toda cadeia do alimento, como produção e colheita, transporte e comercialização, bem como os cuidados que devem ser tomados durante as compras, armazenamento e preparo dos alimentos em casa, a fim de evitar o desperdício.

Capa do livro Alimentos Regionais Brasileiros

 

Alimentos Regionais Brasileiros

O livro é uma publicação do Ministério da Saúde e tem o objetivo de trazer para o conhecimento das pessoas a imensa variedade de espécies alimentícias existentes em todas as regiões do país. Tem também como propósito orientar quanto ao seu uso em preparações culinárias, promover a troca de habilidades culinárias e resgatar, valorizar e proteger a cultura alimentar brasileira.

Capa do livro Princípios e Práticas para a Educação Alimentar

 

Princípios e Práticas para a Educação Alimentar e Nutricional

O Caderno foi elaborado pelo Conselho Federal de Nutrição para auxiliar gestores de políticas públicas e profissionais da educação alimentar e nutricional em seus diversos campos e territórios de atuação, assim como trazer elementos motivadores para ampliar e qualificar suas práticas, à luz dos principais conceitos e princípios do Marco de Referência.

 

Vídeos para aprofundar a leitura em consumo alimentar



Você conhece o Guia Alimentar da População Brasileira?


Ao 10 passos para uma alimentação saudável
Guia Alimentar da População Brasileira


Comida que alimenta


Guia Alimentar para a População Brasileira
Novos princípios e recomendações

Princípios do Guia Alimentar da População Brasileira

Alimentos in natura e minimamente processados

Alimentos processados

Alimentos ultraprocessados

Saúde com o Dr. Esportes

Desperdício de Alimentos

Você come e muda o planeta

O desperdício no Planeta

 

Para fazer com as crianças
ícone de pdf Para fazer com criança | Alimentação Saudável
ícone de pdf Para fazer com criança | Comer em Companhia
ícone de pdf Para fazer com criança | Doçura para Pão
ícone de pdf Para fazer com criança | Doçuras Naturais
ícone de pdf Para fazer com criança | Mago dos Sucos
ícone de pdf Para fazer com crianças | Aproveitando os Alimentos
ícone de pdf Para fazer com crianças | Horta em Casa
Nutrinforma
ícone de pdf Nutrinforma | Alimentação Saudável
ícone de pdf Nutrinforma | Alimentos Diet, Light, Zero
ícone de pdf Nutrinforma | Comer em Companhia
ícone de pdf Nutrinforma | Comer Frutas e Hortaliças
ícone de pdf Nutrinforma | Guia Alimentar
ícone de pdf Nutrinforma | Papel da Mastigação
ícone de pdf Nutrinforma | Rótulo dos Alimentos
ícone de pdf Nutrinforma | Tipos de Açúcar
ícone de pdf Nutrinforma | Universo Infantil
ícone de pdf Nutrinforma | Sobrepeso e Obesidade
Cuide-se bem

Aprofunde seus conhecimentos e se informe:

 Capa do livro Pequenos Cientistas

 

Pequenos cientistas | Coronavírus

Capa do caderno de orientações do Programa Nacional de Educação Alimentar

Execução do PNAE durante a COVID-19

 
 

Capa do livro Carta para meninos e meninas

Carta aos meninos e meninas | COVID-19
 
Capa do caderno de orientações Guia Contra Covid

 

 Guia contra COVID- 19 | ASBRAN
 
 Capa do livro Coronavírus para crianças

 

 Livro infantil - Corona, o virus 
 
Capa do livro a História da Ostra e da Borboleta
 Livro - A história da Ostra e da Borboleta
Capa do livro Cadê todo mundo

 

 Livro infantil - Cadê todo mundo?
Capa do livro Meu Nome é Coronavirus
Livro lúdico - COVIBOOK 
 Capa do caderno de orientações

 

Orientações Nutricionais para COVID-19 | UFRN
 
 
 

 

 

E não se esqueça...

Compartilhamos aqui um delicioso desafio, onde precisamos, de forma lúdica, ensinar o que é saudável, respeitando as individualidades do comportamento alimentar, e, principalmente, envolver a criança e sua família neste processo.
 

As crianças copiam as preferências alimentares dos familiares e o que é vivenciado em família tem grande influência sobre seus hábitos alimentares. Por outro lado as crianças compartilham as experiências vividas no ambiente escolar em casa. Este período nos convida a criarmos possibilidades para bons momentos em família. 
 

Importante também estimular a criança, no retorno às aulas, a comer as refeições oferecidas na escola. O cardápio da alimentação escolar é elaborado e tem sua produção acompanhada por nutricionistas, considerando as necessidades nutricionais dos alunos. Nas escolas, o preparo das refeições é realizado seguindo todas as normas de higiene exigidas para a produção de alimentos seguros. A comida é deliciosa.