Pular para o conteúdo principal

Educação Alimentar e Nutricional em casa e na escola

criado em - atualizado em

Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, envolvendo diferentes campos de atuação, setores e profissionais com a intenção de promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. Em seu desenvolvimento, a EAN deve usar abordagens e recursos educacionais que proponham reflexões e  favoreçam o diálogo, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar. 

A Coordenação de Mobilização e Educação para o Consumo Alimentar da Prefeitura de Belo Horizonte, ligada ao Centro de Referência da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, tem por objetivo desenvolver ações de EAN. Essas ações são realizadas por meio de atividades educativas e de comunicação, promovendo a mobilização da população para a adoção de práticas alimentares saudáveis a partir de uma abordagem por meio do diálogo e da construção coletiva do conhecimento.

 

Por que incluir este tema nas escolas?

A escola é um espaço de construção de conhecimento, saúde, auto-estima, comportamentos e habilidades para a vida de alunos, professores e de toda a comunidade escolar. Assim, pode  ser vista como terreno fértil para o cultivo de hábitos alimentares saudáveis.
 

Nesse espaço, hábitos de vida são descobertos, compartilhados, imitados e consolidados, em extensão àqueles aprendidos em casa. O contato de diferentes faixas etárias, culturas, gostos e estilos de vida, vivenciados na comunidade escolar, proporciona um crescimento mútuo e traz à tona a importância do reconhecimento, também por parte dos adultos, da adoção de hábitos de vida saudáveis. Entre estes hábitos está o da boa alimentação.
 

 

 

Espaço virtual EAN EM CASA 
 

Este espaço foi criado para divulgação de conteúdos de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para serem utilizados em diversos espaços como: em casa, escolas e outras Unidades Educacionais e grupos comunitários. As informações disponíveis aqui podem ser adaptadas de acordo com o ambiente ou contexto alimentar de diferentes públicos.

 


Podcast

Os podcasts e programetes produzidos pela Coordenação de Mobilização e Educação para o Consumo Alimentar têm o objetivo de informar a população sobre assuntos diversos relacionados à alimentação e nutrição. Os temas são variados e vão desde orientações para as famílias na hora do planejamento e preparo das refeições até reflexões sobre o ato de comer e as relações sociais.

Novos episódios todas as sextas-feiras em diversas plataformas de áudio.

Escolha uma das plataformas e ouça quando e onde quiser!

Compartilhe!

 

 

 

Assessoria técnica EAN para os professores

A equipe de Mobilização e Educação para o Consumo Alimentar oferece o serviço de Assessoria Técnica para atividades de Educação Alimentar e Nutricional para as Unidades Educacionais da rede municipal de ensino como: lives, rodas de conversa, podcasts, vídeos, cards e matrizes pedagógicas. A equipe técnica também oferece acompanhamento para que os professores possam trabalhar esses conteúdos com os estudantes e suas famílias. Envie sua solicitação para: educacaoalimentar@pbh.gov.br ou preencha sua solicitação aqui.

 

Atividades lúdicas de EAN

ícone de pdf - Atividade 1 | Piquenique Nutritivo

ícone de pdf - Atividade 2 | Momento Nutriteca

ícone de pdf - Atividade 3 | De olho no desperdício em casa

ícone de pdf - Atividade 4 | Que alimento eu tenho na testa

ícone de pdf - Atividade 5 | Ingredientes ocultos

ícone de pdf - Atividade 6 | Cozinhando em Família

ícone de pdf - Atividade 7 | Sobremesa legal

ícone de pdf - Atividade 8 | Brincando de forca - Origem dos alimentos

ícone de pdf - Atividade 9 | Delícias juninas em casa

ícone de pdf - Atividade 10 | O que o povo comia e o que eu como hoje

ícone de pdf - Atividade 11 | Jornalista por um dia

ícone de pdf - Atividade 12 | Youtuber mirim ensinando gostosuras

ícone de pdf - Atividade 13 | Restaurante em casa

ícone de pdf - Atividade 14 | Senta que lá vem a história da alimentação

Catálogo de receitas

O Guia Alimentar para a População Brasileira, nosso referencial teórico nas ações de Educação para o Consumo Alimentar da SUSAN, traz uma importante mensagem:

 

Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las, principalmente com crianças e jovens, sem distinção de gênero. Se você não tem habilidades culinárias – e isso vale para homens e mulheres –, procure adquiri-las. Para isso, converse com as pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet, eventualmente faça cursos e... comece a cozinhar!

 

Pensando nisso, a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, a SUSAN, gostaria de lhe convidar a divulgar às famílias da comunidade escolar, incluindo a sua, esta seleção de receitas práticas, acessíveis e deliciosas extraídas do nosso Manual de Receitas do Programa de Alimentação Escolar de Belo Horizonte e das ações de educação para o consumo alimentar que acontecem nas escolas e outros espaços da cidade há muitos anos, reforçando hábitos alimentares saudáveis como um direito de todas e de todos.

 

MÃOS (bem lavadas) NA MASSA:
COZINHE E CRIE MEMÓRIAS JUNTO À SUA FAMÍLIA.  Essa é uma excelente forma de envolver as crianças na alimentação e despertar seu interesse e aprendizado de forma divertida e saborosa.

 

RECEITAS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 

 

RECEITAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 

 

Nutriteca

Publicações para aprofundar a leitura em consumo alimentar

Capa do Guia Alimentar para a População Brasileira
Guia Alimentar Para População Brasileira

O Guia Alimentar para a População Brasileira lançado pelo Ministério da Saúde traz os conceitos e as orientações para uma alimentação adequada e saudável com foco na promoção da saúde. O Guia ressalta a importância de se fazer escolhas alimentares conscientes com base no grau de processamento de alimentos, além de informações importantes sobre o ato de comer e de preparar a comida.

 
Capa do Guia Alimentar para Crianças  
Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos 

O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos publicado pelo Ministério da Saúde apresenta as recomendações de alimentação e nutrição para até dois anos de idade. O Guia reforça a recomendação da amamentação exclusiva até os seis meses e manutenção do aleitamento materno até os dois anos ou mais, e traz novas orientações como a escolha dos alimentos com base no grau de processamento e as recomendações nutricionais para crianças vegetarianas.

 
O Marco de Referencia em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas
Marco de Referencia em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

O Marco de Referencia em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas é o documento que orienta os conceitos, princípios e diretrizes que visam contribuir para a construção de ações de educação alimentar e nutricional (EAN) como estratégia de promoção da alimentação adequada e saudável. Sua construção contou com a participação de diversos setores e tem o objetivo de promover um campo comum de reflexão e orientação das práticas de EAN para ação pública.

 
Capa do livro A Educação que Produz Saúde
A Educação que Produz Saúde

A publicação Educação que Produz Saúde visa promover reflexões em toda comunidade escolar acerca do conceito de vida saudável, gerando discussões coletivas sobre os problemas e obstáculos existentes, a fim de buscar soluções que possam auxiliar na transformação da escola em um espaço de produção de saúde.

 

Capa do Manual das Cantinas Escolares Saudáveis

 

Manual das Cantinas Escolares Saudáveis

O Manual é um instrumento para auxiliar na implantação de cantinas escolares saudáveis e contém informações importantes a respeito da alimentação saudável e boas práticas de higiene. Também traz algumas sugestões de lanches saudáveis para serem servidos nas escolas e um cronograma com estratégias para transformação dos estabelecimentos em espaços promotores de saúde.

 
Capa do livro O que é Vida Saudável?
O que é Vida Saudável?

O álbum seriado Vida Saudável é uma ferramenta de apoio para complementar atividades de promoção da saúde em grupos, por meio da provocação de discussões e troca de experiências com objetivo de promover reflexões e desenvolvimento de consciência para adoção de hábitos de vida saudáveis.

 
Capa do nutribook
Nutribook: Receitas Práticas e Saudáveis

O material traz sugestões de preparações saudáveis simples, práticas e nutritivas para serem feitas em casa durante a quarentena. As receitas priorizam o aproveitamento integral dos alimentos com uso de cascas, talos e sobras de alimentos armazenadas adequadamente, a fim de enriquecer as preparações e evitar o desperdício de alimentos em casa.

 
Capa do livro Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição
Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição

A publicação aborda as principais dúvidas sobre alimentação e nutrição amplamente disseminadas pela mídia. Esclarece a respeito dos mitos das dietas milagrosas e super alimentos, com base em estudos científicos e sugestões de leituras sobre o tema com objetivo de instruir o leitor para que tenha maior senso crítico quando receber uma informação. 

 

Capa do livro Biodiversidade brasileira – Sabores e Aromas

 

Biodiversidade Brasileira: Aromas e Sabores

O livro é um material riquíssimo de valorização da biodiversidade Brasileira por meio do resgate de sabores, aromas e técnicas de preparo tradicionais de diferentes regiões do país, apresentados em 335 receitas diferentes desenvolvidas por diferentes profissionais da área. O livro tem objetivo de tornarem mais conhecidas as espécies alimentícias nativas brasileiras e ampliar suas possibilidades de uso, tornando a alimentação mais rica, diversificada e sustentável, assim como o fortalecer o patrimônio alimentar e cultural do Brasil. 

 

Capa do Manual de Alimentação da Infância e Adolescência

 

Manual da Alimentação da Infância à Adolescência

O Manual orienta sobre como se deve alimentar de modo adequado os pacientes pediátricos durante todo o seu desenvolvimento, do recém-nascido ao adolescente e ainda enfatiza aspectos importantes sobre a alimentação adequada na escola, na gestação e os aspectos fundamentais envolvidos na prevenção de doenças que estão relacionados com os erros alimentares.

 

Capa do livro Alimentação Adequada e Saudável: Menos Desperdício, Mais Alimentos.

 

Alimentação Adequada e Saudável: Menos Desperdício, Mais Alimentos!

A Cartilha apresenta os dados do desperdício de alimentos no Brasil e traz as orientações para reduzir a perda durante toda cadeia do alimento, como produção e colheita, transporte e comercialização, bem como os cuidados que devem ser tomados durante as compras, armazenamento e preparo dos alimentos em casa, a fim de evitar o desperdício.

 

Capa do livro Alimentos Regionais Brasileiros

 

Alimentos Regionais Brasileiros

O livro é uma publicação do Ministério da Saúde e tem o objetivo de trazer para o conhecimento das pessoas a imensa variedade de espécies alimentícias existentes em todas as regiões do país. Tem também como propósito orientar quanto ao seu uso em preparações culinárias, promover a troca de habilidades culinárias e resgatar, valorizar e proteger a cultura alimentar brasileira.

 

Capa do livro Princípios e Práticas para a Educação Alimentar

 

Princípios e Práticas para a Educação Alimentar e Nutricional

O Caderno foi elaborado pelo Conselho Federal de Nutrição para auxiliar gestores de políticas públicas e profissionais da educação alimentar e nutricional em seus diversos campos e territórios de atuação, assim como trazer elementos motivadores para ampliar e qualificar suas práticas, à luz dos principais conceitos e princípios do Marco de Referência.

 
 
Na cozinha com frutas, verduras e Legumes - MS/UFMG
 
 
Caderno de atividades promoção da alimentação adequada e saudável - Ensino Fundamental I 
 
 
Caderno de atividades promoção da alimentação adequada e saudável - Ensino Fundamental II
 
 
Caderno de atividades promoção da alimentação adequada e saudável - Educação Infantil
 
 
Livro | Ivan e Zuza
 
 
Livro |O Vaso da Zefa
 
 
Livro | A Mágica das Sementes
 

 

Vídeos para aprofundar o conhecimento em consumo alimentar 


 
Versão reduzida | Princípios do Guia Alimentar para população brasileira

 
Ao 10 passos para uma alimentação saudável
Guia Alimentar da População Brasileira


Comida que alimenta


Guia Alimentar para a População Brasileira
Novos princípios e recomendações

Princípios do Guia Alimentar da População Brasileira

Alimentos in natura e minimamente processados

Guia Alimentar para a População Brasileira ensina 10 simples passos para uma alimentação saudável

Alimentos ultraprocessados

Saúde com o Dr. Esportes

Desperdício de Alimentos

Você come e muda o planeta

O desperdício no Planeta

Alimentos processados óleo, gorduras, sal e açúcar

5 dicas imbatíveis para uma alimentação saudável

NOVA:Entenda a classificação feita por Carlos Monteiro

NOVA:relação entre alimentos e doenças crônicas não transmissíveis

Vídeos sobre alimentação e sustentabilidade

 
Sustentabilidade - Enraizando #6

 
Desperdício de Alimentos
 
 
Espiral da Sustentabilidade
 
Educação Ambiental 
- 5 Rs da Sustentabilidade
 
Para fazer com as crianças

Para fazer com as crianças

ícone de pdf Para fazer com criança | Amarelinha
ícone de pdf Para fazer com criança | Como fazer horta em casa
ícone de pdf Para fazer com criança | Mago dos Sucos
ícone de pdf Para fazer com criança | Picolé de Melancia
ícone de pdf Para fazer com criança | Que alimento sou eu?
Nutrinforma
Foto com chão de terra ao fundo e alimentos como alface e tomara na frente
Conheça o Podcast de Educação Alimentar e Nutricional
 
ícone de pdf Nutrinforma | Frutas e Hortaliças da Safra
ícone de pdf Nutrinforma | Classificação e grupos de alimentos
ícone de pdf Nutrinforma | Rótulos de alimentos
ícone de pdf Nutrinforma | Publicidade e propaganda infantil
ícone de pdf Nutrinforma | Pelo direito de comer direito
ícone de pdf Nutrinforma | Alimentação em tempos de fake news
ícone de pdf Nutrinforma | Alimentos orgânicos e agroecológicos
ícone de pdf Nutrinforma | Temperando com ervas e especiarias
ícone de pdf Nutrinforma | Porque é tao difícil mudar hábitos?
ícone de pdf Nutrinforma | Terrorismo nutricional

 

CUIDADOS DE HIGIENE E SAÚDE


 

 

Aprofunde seus conhecimentos e se informe:


 
 

 

Como higienizar hortaliças antes de comer?
 
 
Desinfecção dos alimentos

 
 

 
 

Experimento do orégano
 

 
 

 

OMS: Cinco chaves para uma alimentação mais segura
 

 

 

 Confissões de uma Bactéria
 
 
 
 

 

Nosso acervo - EAN

 

Clique nas imagens e acesse o arquivo digital

capa da publicação Alimentação e Diabetescapa da publicação Alimentação na Infância
capa da publicação Dicas para uma Alimentação Saudável
capa da publicação Fibras Alimentarescapa da publicação O Caminho do Alimento Adulto
capa da publicação O Caminho do Alimento Infantilcapa da publicação Seja Amigo da Sua Saúde. Alimente-se Bem!
capa da publicação Uso de Ervas na Culinária