Pular para o conteúdo principal

Trilha da Agroecologia

atualizado em 09/09/2019 | 17:08

 

A Agroecologia é uma das trilhas do Programa Valorizar a Gastronomia Mineira e belo-horizontina articulada às Bases da Agroecologia, que também promove cursos de qualificação profissional nas áreas de panificação, confeitaria, gastronomia mineira e belo-horizontina, e empreendedorismo. O curso é uma oferta da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN), e realizado pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRESANS) - Mercado Popular da Lagoinha.
 

A Trilha da Agroecologia é gratuita e tem por objetivo promover a qualificação e formação em práticas agroecológicas de produção e consumo, na perspectiva de uma cidade sustentável.
 

A cada semestre, são duas turmas com encontros semanais. As aulas são sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, ou às quintas-feiras, das 8h30 às 12h30, no CRESANS, localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, 821 – Lagoinha. Ao todo são 13 encontros, distribuídos em módulos temáticos, contando com instrutores técnicos da PBH e também colaboradores e colaboradoras.
 

O curso é realizado com base em metodologias participativas, interativas e dialógicas, com aulas teóricas e práticas, promovendo o debate e a troca de conhecimentos entre cursistas e instrutores ao longo dos módulos. Ao fim, espera-se que os participantes do curso tenham um aprofundamento em temas relacionados à agroecologia e a agricultura urbana, tanto dos aspectos técnicos de manejo, como das questões conceituais.

    

Módulos

 

  1. Introdução a Agroecologia *

  2. Manejo Agroecológico de Agroecossistemas I – equilíbrio do sistema*

  3. Manejo Agroecológico de Agroecossistemas II – fertilidade do sistema*

  4. Compostagem, Minhocário e Biofertilizantes (Prática)

  5. Manejo Agroecológico de Pragas e Doenças (Prática)

  6. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC's) e Tradicionais; 

  7. Hortas Urbanas e Jardinagem produtiva

  8. Plantas Medicinais e Agroecologia

  9. Manejo Agroecológico das Águas

  10. Sistemas Agroflorestais

  11. Agrobiodiversidade e Sementes

  12. Gestão de Resíduos e Agroecologia

  13. Avaliação Final

 

 Observações:
* Os módulos 1, 2 e 3 são pré-requisitos para a certificação.

 


INSCRIÇÕES 

 

Para o segundo semestre de 2019 foram estabelecidos critérios classificatórios a fim de priorizar o atendimento a públicos específicos, como servidores, profissionais da educação, produtores de alimentos e outros potenciais multiplicadores da formação.

Confira abaixo a distribuição das vagas:

• 35%    Ampla concorrência 

• 25%   Produtores e Produtoras de Sistemas Agroecológicos atendidos pela SUSAN, Agricultores/as de BH e RMBH desde que integrante do Sistema Participativo de Garantia; 

• 15%    Servidores Públicos de qualquer esfera

• 15%    Profissionais da Educação (professores, pesquisadores)

• 10%    Organizações, fóruns e coletivos da sociedade civil atuantes no tema;

 

CANDIDATOS APROVADOS NA PRIMEIRA ETAPA PARA MATRÍCULA NAS TURMAS
DO SEGUNDO SEMESTRE DA TRILHA DE AGROECOLOGIA

 

Cronograma

  • 20 a 30/8 inscrições

  • 2 a 3/9 divulgação da classificação

  • 5 e 6/9 convocação para efetivação de matrícula presencial

  • 9 e 10/9 convocação em 2ª chamada para preenchimento de vagas ociosas

  • 11 e 12/9 início das aulas

 


ATENÇÃO

1-  O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de inscrição, a partir dos critérios classificatórios e o respectivo percentual, até o limite de vagas estabelecido para a matrícula presencial.


2- O CRESANS informará por e-mail aos/às candidatos/as inscritos/as. Uma vez realizada a inscrição, é imprescindível acompanhar o cronograma e monitorar o endereço de e-mail informado, sob pena de desclassificação. Atenção para a caixa de Spam.
 

3-  Nos dias 5 e 6 de setembro ocorrerá o recebimento presencial de Matrículas no CRESANS – MPL no Auditório da Agroecologia – Das 10h às 16h, para escolha de turmas (quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, e às quintas-feiras, das 8h30 às 12h30) e efetivação de matrículas. Também haverá entrega do Plano de Ensino, Preenchimento de uso de Imagem e Informações adicionais.
 

4-  Convocação por e-mail, em segunda chamada, se necessário, para efetivação de Matrícula presencial de excedentes no CRESANS – MPL (Até 100, observando as vagas ociosas).

 

5-  As informações sobre endereço de e-mail e telefone pessoal são OBRIGATÓRIAS. No caso de informações erradas no formulário de inscrição,  o candidato será automaticamente desclassificado.

 

  Em casos de dúvidas, contatar cresans.mpl@pbh.gov.br