Trilha da Agroecologia
A TRILHA DA AGROECOLOGIA é uma das formações que ocorrem no Centro de Referência em Segurança Alimentar – Mercado Popular da Lagoinha - CRESAN-MPL, no âmbito do programa de qualificação profissional ‘Valorizar a Gastronomia Mineira e Belo-horizontina articulada as bases da agroecologia’, junto das trilhas Cozinha Mineira e Belo-Horizontina, Confeitaria, Panificação e Empreendedorismo Gastronômico.
Os cursos são ofertados pela Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN), no CRESAN-MPL, localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, 821 - Lagoinha.
A Trilha da Agroecologia é gratuita e tem por objetivo promover a qualificação e formação de agentes multiplicadores e promotores dos princípios, fundamentos e práticas da agroecologia, na perspectiva da construção de uma cidade sustentável.
A cada semestre, desde 2018, são ofertadas duas turmas, totalizando 150 vagas, com encontros semanais. Em 2020 a trilha inova com atendimento também em horário noturno e de forma online devido à pandemia.
O plano pedagógico do curso é estruturado com metodologias participativas, interativas e dialógicas, com aulas teóricas e práticas, promovendo o debate e a troca de conhecimentos entre cursistas e instrutores/as ao longo dos módulos. Ao fim, espera-se que os participantes do curso tenham um aprofundamento em temas relacionados à agroecologia e a agricultura urbana, tanto nos aspectos técnicos de manejo, como nas questões conceituais e filosóficas.
- Estrutura do Curso
A Trilha em 2021 foi reformulada e será composta por 7 cursos, distribuídos em 20 módulos temáticos, contando com instrutoras e instrutores do corpo técnico da PBH e ainda colaboradoras e colaboradores especialistas e mestres do saber popular. Confira abaixo a distribuição dos módulos:
• 2 Turmas:
- Terças-feiras, das 19h às 21h- Quartas-feiras, das 15h às 17h
Estrutura do Curso (17 encontros online e 3 presenciais)Módulo 1 - Introdução à Agroecologia - 3 encontros
Introdução a Agroecologia
Manejo Agroecológico de Agroecossistemas I – equilíbrio do sistema
Manejo Agroecológico de Agroecossistemas II – fertilidade do sistema
Módulo 2 - Manejo agroecológico da fertilidade e saúde das plantas – 2 encontros
Compostagem, Minhocário e Biofertilizantes
Manejo Agroecológico de Pragas e Doenças
Módulo 3 - Saúde e Agroecologia – 2 encontros
Saúde e Agroecologia
Plantas Medicinais e Agroecologia
Módulo 4 - Conservação Ambiental (Agro)biodiversidade– 4 encontros
Manejo Agroecológico das Águas
Sistemas Agroflorestais
Gestão de Resíduos e Agroecologia
Agrobiodiversidade e Sementes
Módulo 5- Gastronomia e Agroecologia – 2 encontros
Plantas Alimentícias Tradicionais e Não Convencionais
Gastronomia agroecológica
Módulo 6- Agroecologia urbana e Metropolitana– 4 encontros
Políticas Públicas em Agroecologia
Hortas Urbanas e Jardinagem produtiva
Apresentação de Experiências em Agroecologia Urbana e Metropolitana
Trilha de Agroecologia em rede (presencial)
Módulo 7 - Agroecologia e prática – 3 encontros
Visita intercâmbio (presencial)
Aula prática (presencial)
Revisão geral e avaliação final do curso
OBSERVAÇÃO:
* Os módulos 1, 2 e 3 são pré-requisitos para a certificação para os demais cursos que compõem a Trilha de Agroecologia.
** As atividades presenciais serão agendadas quando liberadas pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19, sendo a maioria delas previstas para acontecerem aos sábados.
- Critérios e Vagas
Em 2020 foram estabelecidos critérios classificatórios a fim de priorizar o atendimento a públicos específicos, como servidores, profissionais da educação, produtores de alimentos e outros potenciais multiplicadores da formação. Os critérios e a porcentagem de vagas garantidas para cada categoria seguem descritos abaixo.
DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS:
10% - Organizações, fóruns e coletivos da sociedade civil que atuam com agroecologia
20% - Agricultoras(es) de BH e Região Metropolitana;
20% - Profissionais da Educação (educadores, pesquisadores, coordenadores, supervisores, etc...);
20% - Servidores Públicos de quaisquer esferas;
30% - Ampla concorrência
Total: 150 vagas
- Inscrição 2021
INSCREVA-SE AQUICronograma
• 26/02 a 04/03: inscrições online
• 05/03: divulgação e convocatória dos selecionados/as por e-mail
• 06 a 10/3: efetivação de matrícula (envio de toda documentação digitalizada por e-mail para cresans.mpl@pbh.gov.br)
• 11/03: convocação em 2ª chamada para preenchimento de vagas - lista de espera
• 12/03 a 15/03: datas de efetivação de matrícula presencial da 2ª chamada (envio de toda documentação digitalizada por e-mail para cresans.mpl@pbh.gov.br);
• 16/03: Aula inaugural (noturno: 19h às 21h)
• 17/03: Aula inaugural (tarde: 15h às 17h)
Atenção:
1 - O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de inscrição, a partir dos critérios classificatórios e o respectivo percentual, até o limite de vagas estabelecido para a matrícula presencial a cada categoria.
2 - O CRESAN-MPL informará por e-mail às candidatas e aos candidatos inscritas/os. Uma vez realizada a inscrição, é imprescindível acompanhar o cronograma e monitorar o endereço de e-mail informado, sob pena de desclassificação. Atenção à caixa de Spam.
IMPORTANTE: ressaltamos que o e-mail será o canal oficial de comunicação, divulgação e convocação dos selecionados e selecionadas.
3 - Selecionados e selecionadas devem encaminhar por e-mail toda a documentação conforme orientação do cronograma oficial para efetivar sua matrícula na Trilha de Agroecologia. Caso não seja efetivada a inscrição com o envio da documentação exigida nas datas indicadas pelo cronograma, a/o candidata/o será desclassificada/o, abrindo vaga para os/as convocados/as para a segunda chamada.
Digitalizar e enviar toda a documentação exigida para o e-mail cresans.mpl@pbh.gov.br , assim que for confirmada sua inscrição:
Nota: Caso não tenha como digitalizar os documentos, pode ser enviada uma foto de celular, desde que estejam nítidas as informações.
4 - Convocação por e-mail, em segunda chamada, se houverem vagas remanescentes, para efetivação de matrícula de excedentes, seguirão os mesmos procedimentos da primeira chamada, conforme orientações do cronograma oficial.
5 - As informações sobre endereço de e-mail e telefone pessoal são OBRIGATÓRIAS. No caso de informações erradas no formulário de inscrição, o/a candidato/a será automaticamente desclassificado.
Contato
Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Mercado Popular da Lagoinha
Av. Presidente Antônio Carlos, 821 - Lagoinha. Belo Horizonte - MG
ASSISTÊNCIA SOCIAL, SEGURANÇA ALIMENTAR E CIDADANIA
INFORMAÇÕES - Subsecretaria de Segurança Alimentar
- Serviços SUSAN
- Agroecologia, Agricultura Urbana e Agricultura Familiar
- Abastecimento e acesso a mercados
- assistência alimentar
- Educação alimentar e nutricional
- Gastronomia e Qualificação Profissional
- Equipamentos
- Intersetorialidade e participação social
- Biblioteca