Pular para o conteúdo principal

Trilha da Agroecologia

atualizado em 18/02/2020 | 15:03

Foto em cores de uma horta de couves e um aglomerado de casas ao fundo

 

A Trilha da Agroecologia é um dos cursos de formação do Programa Valorizar a Gastronomia Mineira e Belo-Horizontina Articulada às Bases da Agroecologia, que também promove qualificação profissional nas áreas de Gastronomia Mineira, Panificação, Confeitaria e Empreendedorismo Gastronômico. Os cursos são ofertados pela Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania por meio Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN).
 

A Trilha da Agroecologia é gratuita e tem por objetivo promover a qualificação e formação de agentes multiplicadores e promotores dos princípios, fundamentos e práticas da agroecologia, na perspectiva da construção de uma cidade sustentável.
 

A cada semestre, desde 2018, são ofertadas duas turmas, totalizando 150 vagas, com encontros semanais, no Centro de Referência em Segurança Alimentar - CRSA, localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, 821 – Lagoinha. 
 

São 15 encontros, distribuídos em módulos temáticos, contando com instrutores e instrutoras técnicos da PBH e também colaboradoras e colaboradores especialistas e mestres do saber popular. Em 2020 a trilha inova com atendimento em horário noturno. Confira abaixo a distribuição das aulas:

 

• 1º semestre:

Turma 1 – terça-feira, das 18h às 21h30

Turma 2 – quinta-feira, das 8h30 às 12h30

• 2° semestre:

Turma 1 – terça-feira, das 18h às 21h30

Turma 2 - quinta-feira, das 13h30 às 17h30

 

O plano pedagógico do curso é estruturado com metodologias participativas, interativas e dialógicas, com aulas teóricas e práticas, promovendo o debate e a troca de conhecimentos entre cursistas e instrutores e instrutoras ao longo dos módulos. A expectativa é que os participantes do curso tenham um aprofundamento em temas relacionados à agroecologia e à agricultura urbana, tanto nos aspectos técnicos de manejo, como nas questões conceituais e filosóficas.

 

Inscrições

Em 2020 foram estabelecidos critérios classificatórios a fim de priorizar o atendimento a públicos específicos, como servidores, profissionais da educação, produtores de alimentos e outros potenciais multiplicadores da formação. Os critérios e a porcentagem de vagas garantidas para cada categoria seguem descritos abaixo.

Confira abaixo a distribuição das vagas:

• 30% - Ampla concorrência 

• 20% - Produtores e Produtoras de Sistemas Agroecológicos atendidos pela SUSAN e Agricultores/as de BH e RMBH desde que integrante do Sistema Participativo de Garantia; 

• 20% - Servidores Públicos de qualquer esfera

• 20% - Profissionais da Educação (professores, pesquisadores, etc)

• 10% - Organizações, fóruns e coletivos da sociedade civil atuantes no tema;

Total: 150 vagas

 

INSCREVA-SE AQUI

Cronograma

• 17/2 a 19/2: inscrições online

• 21/2: divulgação e convocatória dos selecionados/as por e-mail

• 21/2 a 6/3: efetivação de matrícula presencial (Local: CRSA; Av. Presidente Antônio Carlos, 821 - Lagoinha; horário: das 8h às 16h)

• 9/3: convocação em 2ª chamada para preenchimento de vagas - lista de espera

• 10/3 a 11/3: datas de  efetivação de matrícula presencial da 2ª chamada (no CRSA, das 8h às 16h);

• 17/3: Aula inaugural (noturno)

• 19/3: Aula inaugural (matutino)

Módulos

1 - * Introdução à Agroecologia 

2 - * Manejo Agroecológico de Agroecossistemas I – equilíbrio do sistema

3 - * Manejo Agroecológico de Agroecossistemas II – fertilidade do sistema

4 - Compostagem, Minhocário e Biofertilizantes (Prática)

5 - Manejo Agroecológico de Pragas e Doenças (Prática)

6 - Plantas Alimentícias Tradicionais e Não Convencionais (PANC's); 

7 - Hortas Urbanas e Jardinagem produtiva

8 - Plantas Medicinais e Agroecologia

9 - Saúde e Agroecologia

10 - Manejo Agroecológico das Águas

11 - Sistemas Agroflorestais

12 - Agrobiodiversidade e Sementes

13 - Gestão de Resíduos e Agroecologia

14 - Visita de intercâmbio

15 - Avaliação Final

 

 Observação:

* Os módulos 1, 2 e 3 são pré-requisitos para a certificação.

Das vagas

Atenção:

1 - O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de inscrição, a partir dos critérios classificatórios e o respectivo percentual, até o limite de vagas estabelecido para a matrícula presencial a cada categoria.
 

2 - O CRSA informará por e-mail aos/às candidatos/as inscritos/as. Uma vez realizada a inscrição, é imprescindível acompanhar o cronograma e monitorar o endereço de e-mail informado, sob pena de desclassificação. Atenção à caixa de Spam.
IMPORTANTE: o e-mail será o canal oficial de comunicação, divulgação e convocação dos selecionados e selecionadas.
 

3 -  Selecionados e selecionadas devem comparecer conforme orientação do cronograma oficial para efetivar sua matrícula presencialmente no CRSA. Caso não seja efetivada a inscrição presencialmente nas datas indicadas pelo cronograma, o/a candidato/a será desclassificado/a, abrindo vaga para os/as convocados/as para a segunda chamada.
 

4 -  Convocação por e-mail, em segunda chamada, se houverem vagas remanescentes, para efetivação de matrícula presencial de excedentes no CRSA seguirão os mesmos procedimentos da primeira chamada, conforme orientações do cronograma oficial.
 

5 -  As informações sobre endereço de e-mail e telefone pessoal são OBRIGATÓRIAS. No caso de informações erradas no formulário de inscrição,  o/a candidato/a será automaticamente desclassificado.

Em casos de dúvidas, escreva para cresans.mpl@pbh.gov.br

 

Contato

Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Mercado Popular da Lagoinha

Av. Presidente Antônio Carlos, 821 - Lagoinha. Belo Horizonte - MG

cresans.mpl@pbh.gov.br