Pular para o conteúdo principal

Carnaval de Belo Horizonte | Transporte Coletivo

atualizado em 20/02/2020 | 15:58

Carnaval 2020 - Informações sobre Transporte e Trânsito

 

Carnaval de Belo Horizonte Transporte Coletivo

 

A partir de sábado, dia 22/2, o transporte coletivo municipal terá um planejamento especial para atender os usuários com a ampliação no quadro de horários, acréscimo de viagens e rotas especiais com alterações no itinerário e nos pontos de embarque e desembarque.  É importante salientar que essas medidas acompanham a previsão e a realização dos eventos. Linhas alimentadoras das estações São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro estarão preparadas para atender a demanda, sobretudo, em virtude do horário estendido no atendimento do Metrô. 
 
 

destaque PONTOS DESATIVADOS
 

Mais de 250 pontos de ônibus serão desativados dentro das Áreas Restrição de Circulação na Área Central. Cartazes nesses pontos vão informar aos usuários os pontos mais próximos para cada uma das linhas. 

Clique nos pontos desativados e confira as sugestões de pontos mais próximos:
 



destaque GUIA DE BOLSO


Para facilitar as informações para o folião e também para quem não vai curtir a folia, disponibilizamos um ‘Guia de Bolso’, um mapa com os desvios e os pontos das linhas de ônibus. O usuário poderá baixar o guia e imprimir ou fazer a consulta diretamente no seu celular. Essa é uma ferramenta importante para que o usuário possa planejar seu itinerário diante das mudanças no trânsito e transporte do Carnaval de Belo Horizonte 2020.  Clique aqui e consulte sua linha.


 

destaque FUNCIONAMENTO DAS LINHAS TRONCAIS / ESTAÇÕES DE  INTEGRAÇÃO

Estação Diamante

Estação Barreiro

Estação Venda Nova

Estação Vilarinho

Estação Pampulha

Estação São Gabriel


 

destaque FUNCIONAMENTO DAS ESTAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA 
 

As estações de transferência das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho estarão abertas 24 horas, das 4h de sábado, 22/2, até 1h de quinta-feira, dia 27/2. 

As estações Rio de Janeiro e São Paulo estarão fechadas no dia 22/2 (sábado), das 4h às 12h. Funcionamento normal a partir das 12h01 de sábado.

As estações Tamoios e São Paulo estarão fechadas nos dias 23/2 (domingo) e 25/2 (terça-feira). O atendimento será realizado nas estações Carijós e Rio de Janeiro.

A estação MOVE Carijós irá operar 24 horas durante o carnaval. 
 

Carnaval de Belo Horizonte Funcionamento das Estações de Transferência


 

destaque SIUMOBILE


As novas rotas do transporte coletivo e informações sobre os pontos desativados estarão disponíveis no SIUMOBILE. O usuário vai acompanhar em tempo real onde a linha de ônibus está. Acesse e baixe www.siumobile.com.br

 

destaque GOOGLE MAPS


Os pontos desativados e itinerários alterados também serão informados aos usuários da plataforma/aplicativo Google Maps.

 

destaque FOLIÔNIBUS 

fOLIÔNIBUS

 


🎉🚌 O Foliônibus, oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte, foi ampliado e vai rodar em três rotas, entre os *dias 22 e 25/2, das 9h às 20h. Você poderá embarcar (de graça!) em qualquer ponto de ônibus existente ao longo do trajeto.


Trajeto: Avenida do Contorno, extensão completa
Saída: a cada 5 minutos, das 9h às 20h
Circuito Pampulha

Trajeto: Entorno do Mineirão, extensão completa
Saída: a cada 5 minutos, das 9h às 20h
*No dia 23/2, não haverá circulação do Foliônibus no Circuito Pampulha.

 

Rota 1 - Centro/Barro Preto/Savassi/Santa Tereza (Via Contorno) |  Clique aqui para acessar o MAPA.
Itinerário: Av do Contorno (Estação Lagoinha), Av do Contorno, R Raul Mendes, R Bueno Brandão, R Hermílio Alves, Av do Contorno, Retorno na Ponte da R 21 de Abril, Av do Contorno (Estação Lagoinha).

Rota 2 - Centro/Savassi/Floresta (Via Bahia e Contorno)
Itinerário: Av. do Contorno (PC na Estação Lagoinha), Rua Rio Grande do Sul, Rua dos Tupinambás, Rua Curitiba, Av. Bias Fortes, Rua da Bahia, Av. do Contorno, Vdt. da Floresta, Av. do Contorno (PC na Estação Lagoinha).

Rota 3 – Pampulha/Mineirão | Clique aqui para acessar o MAPA.
Itinerário: Alça de ligação da Av. Dom Pedro I / Av. Portugal entre Rua Canárias e Av. Portugal (PC), Alça de retorno exclusivo de ônibus em frente a Estação Pampulha, Rua Cheik Nagib Assrauy, Av. Dom Pedro I, Barragem da Pampulha, Av. Otacílio Negrão de Lima, Retorno na rotatória da Av. Chaffir Ferreira, Av. Otacílio Negrão de Lima; Av. Santa Rosa, Av. Pres. Antônio Carlos, Av. Mal. Esperidião Rosa (retorno), Av. Pres. Antônio Carlos; Av Pedro I , Alça de ligação da Av. Dom Pedro I / Av. Portugal, Av. Portugal, Rua do Mel, Rua das Canárias (dir.), Alça de ligação da Av. Dom Pedro I / Av. Portugal entre Rua Canárias e Av. Portugal (PC).

 

destaque METRÔ

 

O Metrô terá operação especial durante o Carnaval para atender os usuários. Confira: 

- 21/2 (Sexta-feira): A Estação Central permanece aberta até às 2h. 

- 22/2(Sábado): As Estações Eldorado, São Gabriel e Vilarinho irão abrir mais cedo, às 5h da manhã, com reforço das bilheterias.

- 22 a 25/2 (Sábado à Terça-Feira): Horário ampliado diariamente na Estação Central, aberta até às 1h. As demais estações operarão somente para desembarque, após as 23h.