
Belo Horizonte deu um passo importante para ampliar o acesso ao transporte coletivo. Entrou em vigor , no dia 14 de dezembro, o programa Catraca Livre, que garante tarifa gratuita aos domingos e feriados em todas as linhas de ônibus convencionais e suplementares da capital.
A gratuidade vale para as viagens iniciadas entre 0h e 23h59 aos domingos e feriados e facilita o acesso da população aos equipamentos públicos da cidade, além de beneficiar quem usa o transporte coletivo para lazer e encontros familiares.
A política de gratuidade busca ampliar as possibilidades de deslocamentos para visitas a familiares e amigos, acesso a parques, feiras, centros culturais ou simplesmente para quem deseja se movimentar pela cidade, sem que o custo da passagem seja um impeditivo.
Como funciona
Para utilizar o benefício, os usuários devem utilizar o Cartão BHBUS, que servirá apenas para liberar o acesso e registrar o número de passageiros, sem cobrança de créditos ou contagem de integrações. Usuários sem o cartão terão a catraca liberada manualmente pelo motorista ou pela equipe da estação. Não haverá integração tarifária com o metrô nos dias de vigência da gratuidade.
A PORTARIA SUMOB Nº 107/2025 regulamentando a gratuidade foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Outras gratuidades já oferecidas pela Prefeitura
Além da tarifa gratuita aos domingos e feriados nacionais, Belo Horizonte mantém um conjunto de políticas de isenção tarifária voltadas para ampliar a inclusão e garantir que diferentes públicos tenham condições de se deslocar pela cidade. Entre elas:
- Auxílio Transporte Mulher, para mulheres em situação de violência econômica e social que precisam acessar serviços da rede de proteção.
- Passe integral para estudantes do Ensino Médio da rede pública e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que residam a mais de 1 km da escola.
- Vale-Transporte Saúde, destinado ao deslocamento de pacientes do SUS, especialmente os oncológicos, para consultas e procedimentos médicos.
Também têm direito à gratuidade pessoas com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista que atendam à legislação vigente; idosos com 65 anos ou mais; agentes de inspeção e oficiais da Justiça em serviço; além de carteiros e mensageiros dos Correios uniformizados.
Além disso, 13 linhas do sistema de Vilas e Favelas são totalmente gratuitas, assim como as alimentadoras 202, 204, 401 e 402.
Acesse também:
▶ DECRETO Nº 19.404, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2025
Institui o Programa Catraca Livre no serviço público de transporte coletivo convencional e suplementar de passageiros por ônibus.