Pular para o conteúdo principal

Arquivo Público

criado em - atualizado em
APCBH Foto Ricardo Laf Foto: Ricardo Laf/PBH

 

Arquivo Público lança novas publicações e inaugura melhorias na acessibilidade

 

A Prefeitura de Belo Horizonte promove o lançamento de duas publicações inéditas do Arquivo Público da Cidade (APCBH): a 10ª edição da Revista Eletrônica (REAPCBH) e a nova publicação da série O Arquivo e a Cidade, intitulada “A Preservação do Acervo do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte”.

 

Além dos lançamentos e da celebração de marcos tão importantes, em 2023 o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte passou por obras para melhorias na acessibilidade do imóvel. A instituição agora conta com um elevador para receber os visitantes, consolidando-se, cada vez mais, como um espaço de promoção da cidadania. Para celebrar essas conquistas, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura promovem um evento aberto ao público, na sede do APCBH, nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, a partir das 16h, com entrada gratuita. As atividades integram as celebrações dos 126 anos de Belo Horizonte.

 

A Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, reafirmou o protagonismo e a importância do APCBH para a cidade de Belo Horizonte. “Para além dos lançamentos destas duas novas publicações, o Arquivo Público de Belo Horizonte encerra o ano com muitas ações importantes no campo da preservação, entre elas o recorde de recolhimento de acervos como o da SLU, que trazem a história da limpeza urbana, e os documentos da Subsecretaria de Planejamento
Urbano, que vão compor um dos maiores acervos de arquitetura e urbanismo da América Latina. O APCBH é um orgulho para todos nós”, completa.

 

Para a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Rocha Féres, a atuação do Arquivo Público da Cidade é reflexo do compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com uma política ampla de valorização e proteção de acervos documentais. “Os acervos do Arquivo Público de Belo Horizonte são a memória viva da nossa cidade. Preservá-los e valorizá-los é mais que um ato de conservação, é um compromisso com a cultura. Em 2023, o Arquivo Público celebra a continuidade
de projetos importantes como o Cestas da Memória e o Novos Registros, além do lançamento de publicações importantes que contribuem para a valorização do patrimônio documental da cidade”, destaca Féres.

 


O APCBH foi criado em 1991 e, ao longo de mais de três décadas de trabalho, a instituição venceu inúmeros desafios. Sua sede atual conta com mais de 1.500 metros lineares de documentos textuais e 1 milhão e 200 mil itens documentais dentre fotografias, fitas de vídeo, cartazes, revistas, plantas, mapas, dentre outros. O trabalho do APCBH é feito com o intuito de garantir a preservação e a acessibilidade ao rico patrimônio documental da cidade. Em 2023, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte tornou-se novamente uma diretoria própria dentro da estrutura da Fundação Municipal de Cultura, desvinculada da Diretoria de Patrimônio Cultural. A medida reforça a especificidade e a importância das políticas arquivísticas para o bom funcionamento da administração municipal, e para a preservação da memória e da história da capital mineira.

 

Sobre os lançamentos

 

A Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (REAPCBH) é um periódico anual de caráter acadêmico e científico que recebe artigos, resenhas e propostas pedagógicas de uso de documentos em sala de aula. A revista abrange as várias áreas do conhecimento que se debruçam sobre a cidade de Belo Horizonte. Trata-se de uma importante iniciativa para lançar luz sobre a cidade, além de constituir um acervo sobre Belo Horizonte. Em sua 10ª edição, a Revista
conta com um dossiê que celebra os 30 anos do projeto “Novos Registros”.

 

Lançado em 1993, o “Novos Registros” é a ação contínua mais antiga do APCBH. O seu objetivo é estabelecer um diálogo entre a academia e a sociedade, para debates sobre Belo Horizonte, em seus aspectos históricos, sociais, culturais, arquitetônicos, dentre outros. Os palestrantes convidados são mestres ou doutores, de diversas áreas do conhecimento, que estudaram Belo Horizonte em seus mais variados aspectos. O projeto reúne a produção do conhecimento sobre a cidade por meio de um banco de teses e dissertações, que podem ser consultadas pelo público que visita o Arquivo.

 


Outra publicação que será lançada é “A preservação do acervo do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte”, que integra a série O Arquivo e a Cidade. A publicação visa divulgar o conjunto de atividades desenvolvidas pela equipe de conservadores/restauradores do APCBH para zelar pelo patrimônio documental da cidade, além de sensibilizar as pessoas que produzem e lidam com documentos sobre a relevância e a necessidade de adotar práticas de conservação em seus ambientes e rotinas de trabalho.

 

 


Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.
 

Compõem o acervo do APCBH coleções e fundos que apresentam enorme variedade de informações sobre a cidade. Há documentos sobre o processo de criação da capital mineira, fotografias produzidas pela Assessoria de Comunicação da PBH desde 1950, documentos oriundos da antiga Secretaria Municipal da Fazenda (1891-1989) – tais como dívidas públicas, recolhimentos de impostos sobre profissões e pagamentos de serviços ligados às mais diferentes atividades desenvolvidas na cidade –, e um grande acervo de projetos arquitetônicos da cidade de Belo Horizonte.
 

Para garantir o acesso a toda essa documentação, profissionais de diversas áreas trabalham em ações que envolvem gestão de documentos, conservação, organização e arranjo dos conjuntos documentais.
 

O acervo sob custódia do APCBH pode ser acessado pelo cidadão na Sala de Consultas da instituição. Para auxiliar a pesquisa, são disponibilizados instrumentos como guia, inventários e catálogos. As coleções de revistas, os relatórios dos prefeitos, bem como a Revista Eletrônica do APCBH e outras publicações estão disponíveis online. 

 

Objetivo

O APCBH tem como objetivo primeiro e fundamental a preservação sistemática dos acervos documentais produzidos e recebidos pelo Poder Executivo e Legislativo Municipal, bem como dos documentos privados de interesse público, visando à eficiência e à transparência das operações da administração pública, à pesquisa científica, a proteção dos direitos do cidadão e ao desenvolvimento da identidade local.
 

Por meio da gestão documental, o APCBH vem trabalhando para garantir o recolhimento do patrimônio documental de órgãos e unidades funcionais públicas municipais, aplicando nesses acervos as devidas técnicas de arranjo, descrição e preservação, possibilitando-lhes a divulgação mediante instrumentos de acesso, pesquisas científica.

 

Funcionamento

Atenção!

Para acesso à Sala de Consultas, entre em contato conosco pelo e-mail apcbh@pbh.gov.br ou
pelo telefone, informados mais abaixo e agende sua visita. A confirmação será dada em até 2 dias
úteis.


Serão disponibilizadas 3 vagas no horário da manhã, das 8h30 às 12h30, e 3 vagas para o
horário da tarde, das 13h30 às 16h30. Os agendamentos são feitos por turno. Para otimizar a
pesquisa, recomendamos que o usuário chegue no início do turno agendado.


O horário limite para solicitação e retirada de acervo das áreas de guarda é 16h.


Por meio da Sala de Consultas, o Arquivo Público promove o acesso do usuário ao seu acervo,
sendo facultada a consulta a todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que se registrar como
consulente, mediante o preenchimento de formulário próprio.


Encontram-se a disposição do público, na Sala de Consultas, obras de referência e apoio e
instrumentos de pesquisa. O APCBH não faz empréstimo e nenhuma obra ou documento
poderá sair de seu recinto.


No Guia do Acervo estão listados os órgãos da prefeitura cujos documentos de guarda
permanente estão recolhidos no APCBH. No Guia há informações sobre os tipos de
documentos que podem ser encontrados, os períodos aos quais eles se referem e as condições
de organização e acesso. 


Contato:


Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.


E-mail: apcbh@pbh.gov.br | Telefone: (31) 3277- 4603


Endereço: Rua Itambé, 227, Floresta, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, CEP 30.150-150


Ônibus: 9103 e demais linhas com paradas na Av. Assis Chateaubriand ou na Av. Francisco
Sales no bairro Floresta.

 

Facebook  | Instagram