Pular para o conteúdo principal

Teatro Marília

criado em - atualizado em

2015_12_17_Teatro_Marília_@RicardoLaf_21-foto Ricardo Laf-foto Ricardo Laf (FMC-PBH).jpg

Foto: Ricardo Laf/PBH

 

O Teatro Marília nasceu como propriedade da Cruz Vermelha brasileira, tendo ficado sob sua responsabilidade durante 15 anos. Projetado pelo arquiteto Hélio Ferreira Pinto, o teatro foi inaugurado em 1964. Ainda nas décadas de sessenta e setenta, foi referência e ponto de encontro para artistas, intelectuais e boêmios, afirmando-se como importante espaço teatral no circuito nacional e possuindo uma das caixas cênicas mais harmoniosas da cidade. No local, funcionaram também a Galeria Guignard e o bar Stage Door, pontos de encontro de artistas e público.
 

Em 1980, passou a ser administrado pela Fundação Clóvis Salgado que, a partir de 1981, teve como parceiros a APATEDEMG (Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado de Minas Gerais), o SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões), o INACEN (Instituto Nacional de Artes Cênicas) e mais tarde a FUNDACEN (Fundação de Artes Cênicas). Durante quase dez anos, esse convênio permitiu que o Teatro Marília tivesse o funcionamento de suas atividades garantido. Com a extinção da FUNDACEN, tornou-se difícil a manutenção do Teatro pelas outras entidades, ameaçando o funcionamento do espaço.
 

Devido à sua história e importância cultural, em 1991, o Teatro foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município para uso cultural. Neste mesmo ano, passou a ser administrado pela Prefeitura de Belo Horizonte, graças a um convênio firmado entre a PBH e a Cruz Vermelha, ainda proprietária do espaço. No ano de 2014 passou por uma restauração, ganhando mais 71 lugares, novas cadeiras e tratamento acústico, intervenções que tiveram o objetivo de proporcionar mais conforto ao público e aos artistas.

 

As programações podem ser gratuitas ou pagas.

 

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no site www.sympla.com.br 

 

A bilheteria do teatro abre com 2 horas de antecedência para venda/retirada de ingressos, oferecendo opção de pagamento com cartões de débito e crédito. 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Horário de funcionamento:
Administração: de segunda a sexta, das 9h às 18h; nos demais dias conforme a agenda de espetáculos na programação. 


Endereço:
Av. Alfredo Balena, nº 586, Santa Efigênia 
Como chegar 

 

Contatos:
(31) 3277-4697 | (31) 3277-6319 (bilheteria)
Email: tm.fmc@pbh.gov.br

Facebook | Instagram 

 

Confira as plantas do Teatro Marília: 

 

icone pdf Teatro Marília - Palco

 

icone pdf Teatro Marília - Rider Técnico

 

Teatro Marília - Manual de Utilização