Pular para o conteúdo principal

Teatro Marília

criado em - atualizado em

2015_12_17_Teatro_Marília_@RicardoLaf_21-foto Ricardo Laf-foto Ricardo Laf (FMC-PBH).jpg

Foto: Ricardo Laf/PBH

 

O Teatro Marília nasceu como propriedade da Cruz Vermelha brasileira, tendo ficado sob sua responsabilidade durante 15 anos. Concebido como auditório da sua Escola de Enfermagem, foi inaugurado em 1964. Ainda nas décadas de sessenta e setenta, foi referência e ponto de encontro para artistas, intelectuais e boêmios, afirmando-se como importante espaço teatral no circuito nacional e possuindo uma das caixas cênicas mais harmoniosas da cidade. No local, funcionaram também a Galeria Guignard e o bar Stage Door, pontos de encontro de artistas e público.

 

Em 1980, passou a ser administrado pela Fundação Clóvis Salgado que, a partir de 1981, teve como parceiros a APATEDEMG (Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado de Minas Gerais), o SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões), o INACEN (Instituto Nacional de Artes Cênicas) e mais tarde a FUNDACEN (Fundação de Artes Cênicas). Durante quase dez anos, esse convênio permitiu que o Teatro Marília tivesse o funcionamento de suas atividades garantido. Com a extinção da FUNDACEN, tornou-se difícil a manutenção do Teatro pelas outras entidades, ameaçando o funcionamento do espaço.
 

Devido à sua história e importância cultural, em 1991, o Teatro foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município para uso cultural. Neste mesmo ano, passou a ser administrado pela Prefeitura de Belo Horizonte, graças a um convênio firmado entre a PBH e a Cruz Vermelha, ainda proprietária do espaço. No ano de 2014 passou por uma restauração, ganhando mais 71 lugares, novas cadeiras e tratamento acústico, intervenções que tiveram o objetivo de proporcionar mais conforto ao público e aos artistas.

 

As programações podem ser gratuitas ou pagas.

 

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no site www.sympla.com.br 

 

A bilheteria do teatro abre com 2 horas de antecedência para venda/retirada de ingressos, oferecendo opção de pagamento com cartões de débito e crédito. 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Horário de funcionamento:
Administração: de segunda a sexta, das 9h às 18h; nos demais dias conforme a agenda de espetáculos na programação. 


Endereço:
Av. Alfredo Balena, nº 586, Santa Efigênia 
Como chegar 

 

Contatos:
(31) 3277-4697 | (31) 3277-6319 (bilheteria)
Email: tm.fmc@pbh.gov.br

Facebook | Instagram 

 

Confira as plantas do Teatro Marília: 

 

icone pdf Teatro Marília - Palco

 

icone pdf Teatro Marília - Rider Técnico

 

Teatro Marília - Manual de Utilização