Bernardo Correia
Presidente da Fundação Municipal de Cultura
Bernardo Correia é Mestrando em Administração, com Pós-Graduação em Finanças, Mercado de Capitais e Derivativos. Graduado em Administração de Empresas, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Bernardo também possui diversos cursos em Teologia, Governança Corporativa e Mercado Financeiro. Com cerca de duas décadas de experiência no serviço público, atuou como vice-presidente da Fundação Clóvis Salgado e presidente de uma das hidrelétricas da Eletrobras/Cemig. Sua trajetória inclui passagens em Brasília, pela Câmara dos Deputados, e Assembleia Legislativa de Minas Gerais, assim como ter sido Conselheiro Fiscal de empresas, Gestor de Patrimônio e Secretário Executivo em esferas municipais e estaduais. Além de sua experiência administrativa, Bernardo é professor, compositor e músico.
Bárbara Bof
Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura
Gestora Cultural, com experiência na coordenação, execução de projetos e atividades ligadas à formação e cultura, desde 1999. Fundadora da Associação No Ato Cultura Educação e Meio Ambiente. Idealizadora do FETO – Festival Estudantil de Teatro, onde atuou na coordenação geral entre os anos de 1999 e 2017. Atriz e bacharel em Gestão em Comunicação Integrada.
Carlos Henrique Bicalho
Diretor de Patrimônio
Arquiteto e Urbanista, especialista em conservação e restauração de Monumentos e Sítios Históricos pela Universidade Federal da Bahia e UNESCO, possui extensa experiência na elaboração de projetos de restauro no Estado de Minas Gerais e em São Paulo. Atuou durante dezessete anos na Diretoria de Patrimônio Cultural/DIPC, sendo que nos últimos anos foi o seu diretor. Desenvolveu, durante três anos, no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, o recolhimento de todo o acervo arquivístico da DIPC para fim de digitalização e disponibilização a pesquisadores e munícipes.
Cláudio Viana Lima
Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Fundação Municipal de Cultura
25 anos de experiência na execução e gestão administrativa/ financeira/ orçamentária/ contábil, licitação, logística e RH, no exercício das competências da administração direta e indireta do município de Belo Horizonte. Gestão das áreas de Controladoria, Prestação de Contas; Processamento Financeiro/ Tesouraria; Departamento Administrativo/ Financeiro, Gerência de Orçamento/ Finanças e Diretoria de Planejamento Gestão Finanças. Bacharel Ciências Contábeis Ênfase Controladoria. Pós Gestão Pública.
Isabela Guerra
Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura
Educadora e gestora cultural, foi coordenadora do Museu Histórico Abílio Barreto e do Museu Casa Kubitschek, professora de história da rede municipal e educadora em diversas instituições museais. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialização em História da Cultura e da Arte pela mesma instituição e é mestre em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Mariana Figueiredo Moreira da Rocha Gonçalves
Diretora Jurídica
Advogada e artista visual. Doutora em Filosofia, Arte e Pensamento Crítico pela The European Graduate School - Suíça, Mestre MFA pela Plymouth University - Inglaterra, pesquisadora no PEI-MACBA Museu de Arte Contemporânea de Barcelona - Espanha, bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard - UEMG, bacharel em Direito pela UFMG, pós-graduada MA em Performance pela Faculdade Angel Vianna e MBA em Negócios Internacionais pela FGV.
Marta Guerra
Diretora da Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura
Pedagoga, professora, bailarina, coreógrafa, produtora e gestora cultural. Cursou pedagogia, na Fumec e formou-se em Dança, na Fundação Clóvis Salgado. Foi bailarina da Cia de Dança Palácio das Artes, professora e supervisora pedagógica do Cefart, da FCS. Fundou a escola Marta Guerra Dança e Cia. Atuou como analista de projetos culturais no Banco Bonsucesso; gerente de Comunicação Institucional no Banco BMG; gerente de marketing da FCS; gestora do Museu da Moda da FMC/PBH; e diretora do Cefart. Atualmente, cursa pós-graduação em Gestão Escolar na USP.
Natercia Pons
Diretora do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte
Historiadora graduada pela FAFICH/UFMG, especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Integrados pelo CECOR/EBA/UFMG, tendo trabalhado como auxiliar e restauradora em diversos projetos de conservação e restauração desde 1998. É servidora pública municipal, efetiva da FMC desde junho de 2010, tendo sido responsável pelo Setor de Conservação e Restauração do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) desde então, onde também foi coordenadora durante os anos de 2017 e 2019. A partir de 2019 passa a ser a responsável pelo Setor de Conservação e Restauração do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), onde desenvolveu diversos projetos voltados para a preservação e difusão do acervo audiovisual belo-horizontino sob a guarda da instituição e integra grupos de trabalho da área de Gestão e Preservação de Acervos na Rede de Museus da Imagem e do Som, criada em 2023. Desde 2022 é representante dos servidores da FMC/SMC no COMUC, como titular (2022-2024) e agora como suplente.
Paula Senna
Diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura
Gestora cultural, graduada em comunicação e mestra em Ciências Sociais. Foi assessora técnica da presidência da Fundação Municipal de Cultura, coordenadora de Ações Integradas do IEPHA-MG, assessora-chefe de comunicação da Fundação Clóvis Salgado, do Grupo Galpão, gerente de redação da PBH, entre outros. Prestou consultoria para equipamentos culturais e coletivos artísticos da cidade. Participa de pesquisas sobre políticas públicas, cultura, ativismos urbanos, espaços públicos e patrimônio cultural.