Bárbara Bof
Presidente
Gestora cultural e pesquisadora de saberes, com mais de 25 anos de experiência na liderança de projetos culturais, políticas públicas e programas de formação. Desde 2017, atua como Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, conduzindo políticas de descentralização, promoção da leitura e das culturas populares e urbanas. É responsável por programas estruturantes como a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, os Centros Culturais, as Bibliotecas e ações de fomento. Idealizadora do FETO – Festival Estudantil de Teatro.
Gustavo Bones
Vice-Presidente
Artista de teatro - ator, diretor e arte educador, produtor e gestor cultural - com vasta experiência nas políticas públicas de cultura e no diálogo com agentes culturais. Quarenta anos, licenciado em Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG, Pós-Graduado em “Políticas culturais de base comunitária” através do Programa IberCultura Viva e mestrando em “artes e mediação cultural” pela Escola Superior de Artes Célia Helena e Fundação Escola Itaú.
Carlos Henrique Bicalho
Diretor de Patrimônio
Arquiteto e Urbanista, especialista em conservação e restauração de Monumentos e Sítios Históricos pela Universidade Federal da Bahia e UNESCO, possui extensa experiência na elaboração de projetos de restauro no Estado de Minas Gerais e em São Paulo. Atuou durante dezessete anos na Diretoria de Patrimônio Cultural/DIPC, sendo que nos últimos anos foi o seu diretor. Desenvolveu, durante três anos, no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, o recolhimento de todo o acervo arquivístico da DIPC para fim de digitalização e disponibilização a pesquisadores e munícipes.
Isabela Guerra
Diretora de Museus
Educadora e gestora cultural, foi coordenadora do Museu Histórico Abílio Barreto e do Museu Casa Kubitschek, professora de história da rede municipal e educadora em diversas instituições museais. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialização em História da Cultura e da Arte pela mesma instituição e é mestre em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Mariana Figueiredo
Diretora Jurídica
Advogada e artista visual. Doutora em Filosofia, Arte e Pensamento Crítico pela The European Graduate School - Suíça, Mestre MFA pela Plymouth University - Inglaterra, pesquisadora no PEI-MACBA Museu de Arte Contemporânea de Barcelona - Espanha, bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard - UEMG, bacharel em Direito pela UFMG, pós-graduada MA em Performance pela Faculdade Angel Vianna e MBA em Negócios Internacionais pela FGV, certificada em Copyright pela Harvard University - EUA e na International Human Rights Academy pela Ghent University - Bélgica. Orientadora do Transart Institute - EUA e membro do Center for Art Law - EUA.
Natercia Pons
Diretora do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte
Historiadora graduada pela FAFICH/UFMG, especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Integrados pelo CECOR/EBA/UFMG, tendo trabalhado como auxiliar e restauradora em diversos projetos de conservação e restauração desde 1998. É servidora pública municipal, efetiva da FMC desde junho de 2010, tendo sido responsável pelo Setor de Conservação e Restauração do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) desde então, onde também foi coordenadora durante os anos de 2017 e 2019. A partir de 2019 passa a ser a responsável pelo Setor de Conservação e Restauração do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), onde desenvolveu diversos projetos voltados para a preservação e difusão do acervo audiovisual belo-horizontino sob a guarda da instituição e integra grupos de trabalho da área de Gestão e Preservação de Acervos na Rede de Museus da Imagem e do Som, criada em 2023. Desde 2022 é representante dos servidores da FMC/SMC no COMUC, como titular (2022-2024) e agora como suplente.
Paula Senna
Diretora de Promoção das Artes
Gestora pública, articuladora e programadora cultural, graduada em Comunicação e mestra em Ciências Sociais. Paula está à frente da diretoria de Promoção das Artes, responsável pela gestão dos teatros públicos municipais, Centro de Referência da Dança, Cine Santa Tereza, e de projetos estratégicos como o Circuito Municipal de Cultura e da implementação do Espaço Cultural Multiuso no Parque Municipal. Foi também da comissão curadora e coordenação artística da Virada Cultural de 2019, 2022 e 2023 e direção artística do FIT-BH 2024. Integra o GT para implementação da Política Nacional Aldir Blanc e GT da Funarte para implementação da Política das Artes, do Ministério da Cultura. Integrante de grupos de pesquisa do CNPq e de Políticas Públicas e Cidades da PUC Minas, cujos estudos abrangem: patrimônio cultural, planejamento urbano, segregação socioespacial, gentrificação, ativismos urbanos e coletivos de cultura.