Pular para o conteúdo principal

Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB

criado em - atualizado em

 

Fachada do Museu Abílio Barreto

Foto: Ricardo Laf/PBH

 

Inaugurado em 1943, o Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB, como museu da cidade, dedica-se à história, à pesquisa, à produção e à difusão do conhecimento sobre Belo Horizonte. Contribui também para fortalecer os laços de pertencimento identitário e estabelecer diálogo permanente para a construção coletiva das memórias locais.


Situado no bairro Cidade Jardim, seu conjunto arquitetônico compreende o casarão secular, sede da antiga Fazenda do Leitão, construído em 1883, o edifício-sede, inaugurado em dezembro de 1998, o palco ao ar livre e os jardins concebidos como local de educação e lazer. Na área externa, estão em exposição permanente os acervos de grande porte, como o bonde elétrico, a locomotiva a vapor, o coche, carro de boi, entre outros.


O Museu oferece aos visitantes exposições de longa, média e curta duração que retratam diferentes aspectos da história de Belo Horizonte, atividades de educação para o Patrimônio e atividades de difusão cultural, reafirmando seu papel como lugar de disseminação e valorização da produção cultural local.

 

Exposições disponíveis para visitação: 


Complexa Cidade

 

A mostra foi concebida diante do desafio de abordar aspectos da cidade em uma residência, tanto que, foi montada no Casarão, ele mesmo um acervo importante a ser incorporado à narrativa expositiva. Ao longo do percurso, dois circuitos de visitação simultâneos e complementares articulam a casa e a rua, como dimensões privada e pública da cidade, em suas complexas relações de oposição e reciprocidade. Por meio de objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, a exposição propõe ao visitante uma reflexão acerca do Casarão e das múltiplas maneiras de se ocupar a cidade.  

 

Informamos que até que o Casarão tenha sua acessibilidade adequada também ao segundo pavimento à recepção de pessoas com mobilidade reduzida, observando todas as diretrizes de tombamento, estes visitantes poderão conhecer a exposição Complexa Cidade completa por meio de visita virtual disponível no Portal Belo Horizonte. Nosso educativo também oferece mediação virtual que pode ser agendada pelo email: educativomhab@pbh.gov.br.

 

Visite também virtualmente!  clique aqui

 

Belo Horizonte: Fora dos Planos

 

A exposição “Belo Horizonte Fora dos Planos” abre as comemorações dos 80 anos do
Museu Histórico Abílio Barreto.

 

Com curadoria dos historiadores Carolina Marotta Capanema e Raphael Rajão Ribeiro, a mostra propõe olhar a história do município a partir de um ponto de vista diferenciado, para além do mito da nova capital como cidade planejada, propondo uma reflexão sobre as formas de vida que foram “apagadas” ao longo da história, a exemplo de resquícios do Arraial do Curral Del Rei ou elementos naturais como riachos e córregos removidos da paisagem ao longo dos anos.

 

Estão em exposição registros de um cotidiano que sobreviveu ao processo de construção da nova capital de Minas Gerais, como artefatos originados em fazendas e povoados que existiam nesse território, ferramentas de trabalho e mobiliário. A exposição trata, ainda, da formação de Belo Horizonte como resultado do esforço de seus vários habitantes, como uma obra coletiva, uma transformação do espaço realizada por pessoas, mas também por elementos naturais: córregos, rochas, solo, animais e vegetação.

 

Visite também virtualmente!  clique aqui

 

 

Atendimento educativo virtual

 

As mediações, habitualmente oferecidas de forma presencial pelo educativo do MHAB foram adaptadas para o ambiente virtual, em decorrência das limitações trazidas pela pandemia de COVID-19.

 

O atendimento ocorre somente mediante agendamento. Todas as informações sobre como solicitar a visita podem ser acessadas no Portal de Serviços: clique aqui para visualizar (Atividade realizada pela internet, na plataforma google meets)

 

Horário de funcionamento:

Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h

Entrada gratuita

 

Endereço:

Avenida Prudente de Morais, 202, bairro - Cidade Jardim.- CEP: 30.380-002 Belo Horizonte/MG

Como chegar
 

Contatos:

(31) 3277-8573 - 3277-8572

mhab.fmc@pbh.gov.br

Facebook

Instagram 

Confira a agenda cultural dos museus