Pular para o conteúdo principal

Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB

criado em 25/01/2018 - atualizado em 10/09/2021 | 16:00

 

Este espaço está aberto para visitação presencial atendendo a todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19 determinados pela PBH, incluindo o agendamento prévio, com a retirada de ingressos, gratuitamente, pelo portal

 


 

Fachada do Museu Abílio Barreto

Foto: Ricardo Laf/PBH

 

Inaugurado em 1943, o Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB, como museu da cidade, dedica-se à história, à pesquisa, à produção e à difusão do conhecimento sobre Belo Horizonte. Contribui também para fortalecer os laços de pertencimento identitário e estabelecer diálogo permanente para a construção coletiva das memórias locais.


Situado no bairro Cidade Jardim, seu conjunto arquitetônico compreende o casarão secular, sede da antiga Fazenda do Leitão, construído em 1883, o edifício-sede, inaugurado em dezembro de 1998, o palco ao ar livre e os jardins concebidos como local de educação e lazer. Na área externa, estão em exposição permanente os acervos de grande porte, como o bonde elétrico, a locomotiva a vapor, o coche, carro de boi, entre outros.


O Museu oferece aos visitantes exposições de longa, média e curta duração que retratam diferentes aspectos da história de Belo Horizonte, atividades de educação para o Patrimônio e atividades de difusão cultural, reafirmando seu papel como lugar de disseminação e valorização da produção cultural local.

 

Exposições disponíveis para visitação: 


Complexa Cidade

O Museu Histórico Abílio Barreto apresenta a nova exposição de longa duração, intitulada, Complexa Cidade. A mostra foi concebida diante do desafio de abordar aspectos da cidade em uma residência, tanto que, foi montada no Casarão, ele mesmo um acervo importante a ser incorporado à narrativa expositiva. Ao longo do percurso, dois circuitos de visitação simultâneos e complementares articulam a casa e a rua, como dimensões privada e pública da cidade, em suas complexas relações de oposição e reciprocidade. Por meio de objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, a exposição propõe ao visitante uma reflexão acerca do Casarão e das múltiplas maneiras de se ocupar a cidade.  

 

Informamos que até que o Casarão tenha sua acessibilidade adequada também ao segundo pavimento à recepção de pessoas com mobilidade reduzida, observando todas as diretrizes de tombamento, estes visitantes poderão conhecer a exposição Complexa Cidade completa por meio de visita virtual disponível no Portal Belo Horizonte. Nosso educativo também oferece mediação virtual que pode ser agendada pelo email: educativomhab@pbh.gov.br.

 

Gráfico Grafia

Destacando o acervo do Museu de Arte da Pampulha e sua missão de fomentar a produção artística contemporânea, a exposição apresenta uma seleção de obras gráficas do museu, ao lado de importantes itens do Museu Histórico Abílio Barreto e de produções de artistas convidados. Em seu conjunto, a exposição irradia grafismos compostos com recursos das artes visuais e do design, e propõe uma reflexão acerca das linguagens e manifestações gráficas contemporâneas e suas influências no tecido urbano e social de Belo Horizonte. 

 

Atendimento educativo virtual

 

As mediações, habitualmente oferecidas de forma presencial pelo educativo do MHAB foram adaptadas para o ambiente virtual, em decorrência das limitações trazidas pela pandemia de COVID-19.

 

O atendimento ocorre somente mediante agendamento. Todas as informações sobre como solicitar a visita podem ser acessadas no Portal de Serviços: clique aqui para visualizar (Atividade realizada pela internet, na plataforma google meets)

 

Horário de funcionamento:

Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 11h às 18h

Entrada gratuita

 

Endereço:

Avenida Prudente de Morais, 202, bairro - Cidade Jardim.- CEP: 30.380-002 Belo Horizonte/MG

Como chegar
 

Contatos:

(31) 3277-8573 - 3277-8572

mhab.fmc@pbh.gov.br

Facebook