Pular para o conteúdo principal

Simpósio do Patrimônio

criado em - atualizado em

Simpósio do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte

 

No dia 17 de agosto, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Circuito Municipal de Cultura, vai realizar o "Simpósio do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte: Experiências Educativas”. 

 

O encontro formativo, que será realizado no Teatro Marília, faz parte das comemorações pelo Dia Nacional do Patrimônio Cultural.

 

Durante o evento, os participantes terão acesso a quatro experiências educativas distintas conhecendo os bens do patrimônio cultural da capital.

 

As inscrições estão abertas! 

 

QUERO ME INSCREVER

 

Data:  17 de agosto de 2023, das 9h30 às 17h 

Local: Teatro Marília - Av. Prof. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia

 

Confira a programação: 

Largo do Rosário: Experiências Educativas
com Padre Mauro Luiz da Silva – (Muquifu – NegriCidade)

A palestra abordará uma síntese das experiências educativas com inúmeros grupos de visitantes no Largo do Rosário, Patrimônio Cultural Imaterial de Belo Horizonte. O Largo do Rosário é o nome dado ao espaço em que situava a Capela de Nossa Senhora do Rosário (inaugurada em 08/11/1819) e o Cemitério dos Pretos (inaugurado em 1811), construídos pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no extinto Arraial do Curral Del Rey. As irmandades dos pretos eram alternativas de organização encontradas pela população negra, excluída das irmandades de brancos.

 

As irmandades negras construíam suas próprias associações dedicadas aos santos e santas de sua devoção (São Benedito, Santa Efigênia, Nossa Senhora do Rosário) com a edificação de Igrejas, cemitérios e a promoção de festas e celebrações. 
Com a construção de Belo Horizonte, inaugurada em 12/12/1897, toda a estrutura do antigo arraial foi demolida e esquecida por baixo do asfalto da grande metrópole. As ações educativas e patrimoniais no Largo do Rosário contribuem para o resgate das memórias da população negra belo-horizontina, permitindo que os participantes conheçam a história da cidade com toda sua complexidade e diversidade.

Projeto Quizomba
com Professora Sônia França (Escola Municipal Secretário Humberto Almeida)  

No Projeto os estudantes têm como referência de estudos a Comunidade Quilombola Mangueiras (Patrimônio Cultural de Belo Horizonte) que fica no entorno da escola. A comunidade Mangueiras ocupa o território desde o século XIX, preserva uma área verde de 18.860 m2, com três nascentes e mantém tradições seculares.

 

O projeto Kizomba promove contextos pedagógicos que auxiliam os estudantes na desconstrução de preconceitos e promover reflexões sobre as desigualdades sociais e contribuindo para formação do respeito às diversidades culturais e étnico-raciais. Além do reconhecimento da própria comunidade escolar sobre o êxito do Kizomba, o projeto conta com a admiração e o apoio das lideranças da Comunidade Mangueiras. Cabe registrar que as crianças e adolescentes do Quilombo Mangueiras também são estudantes da Escola Secretário Humberto Almeida.  

O Patrimônio de Belo Horizonte
com Professora Luciana Albuquerque (Colégio Santa Maria Minas – Floresta) 

Fundado em 1903 pelas Irmãs Dominicanas francesas, a instituição funcionou inicialmente no Palacete Antônio Olinto (já demolido) e, posteriormente, no Palacete do Conde de Santa Marinha no complexo da Praça da Estação. Em 1909 o Colégio ocupou a sede definitiva na rua Jacuí, 237, no bairro Floresta, que é tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.

 

Ao completar 120 anos de existência, os professores e a equipe pedagógica do Colégio desenvolveram um grande projeto de estudo da história de Belo Horizonte, por meio do Patrimônio Cultural, possibilitando um mergulho na memória da capital com sua rica diversidade cultural. 

BH é Quem? BH é Nóis
com Professor Fabrício Seixas Barbosa (Escola Estadual Divina Providência)

O projeto foi desenvolvido durante o ano de 2022 e permitiu que os estudantes estudassem e, em seguida, visitassem diversos bens do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte como o Museu Abílio Barreto, o Largo do Rosário, o Palácio das Artes, entre outros. No final do ano alunos e professores escreveram um livro que registrou a proposta e as experiências do grupo. Além disso, organizaram uma Exposição sobre o projeto que durante o Simpósio poderá ser apreciada no saguão do Teatro Marília. A Exposição já esteve em cartaz no Museu de Artes e Ofícios, no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (no Mercado da Lagoinha) e atualmente pode ser apreciada na Faculdade de Educação da UFMG.

 Informações: 

Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público 
Endereço: Rua Professor Estevão Pinto, 601 - Serra
Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP 30.220-060
Contato: patrimoniocultural@pbh.gov.br