XII Seminário de Gestão de Documentos:
Do Acesso à Preservação: Desafios contemporâneos na gestão de documentos públicos.
Dias 2, 3 e 4 de setembro de 2025
O evento realizado pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) será em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais.
O Seminário de Gestão de Documentos tem por objetivo a reflexão sobre temas relacionados à gestão de documentos no âmbito da Arquivologia, confrontando a teoria e o método com as práticas arquivísticas desenvolvidas por instituições, sobretudo as de caráter público, sugerindo novos enfoques e perspectivas para os gestores públicos e para a comunidade acadêmica de um modo geral.
Público alvo: Servidores municipais e profissionais atuantes nas instituições públicas arquivísticas e de guarda de acervos; Profissionais e estudantes de Arquivologia, História, Biblioteconomia, Museologia, Ciência da Informação, Gestores Públicos, Educadores e demais interessados em gestão de documentos.
PROGRAMAÇÃO
Dia 02/09 - Virtual
09h30 às 11h - Palestra: Documentos públicos, direitos coletivos: da gestão ao acesso, arquivos como instrumentos de democracia
Palestrante: Marcelo Nogueira de Siqueira - Arquivo Nacional (O link será enviado até o dia 01/09)
Dia 03/09 - Presencial
Local: Auditório da Administração do Mercado Central de Belo Horizonte
Av. Augusto de Lima, 744 - Centro - Entrada pelo estacionamento ao lado da Capela.
09h às 10h - Credenciamento e café
10h às 10h30 - Homenagem a Eize Ferraz Lopasso
Rafaela de Araújo Patente – Coordenação de Gestão de Documentos - Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte
10h30 às 12h – Mesa de abertura
Do acervo ao acesso: caminhos do recolhimento documental à guarda permanente – Caso da doação do Memorial do Antônio dos Cocos para o APCBH
Geraldo Henrique Figueiredo Campos – Presidente do Mercado Central de Belo Horizonte
Rafaela de Araújo Patente – Coordenação de Gestão de Documentos - Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte
Natércia Pons – Diretoria - Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte
14h às 15h – Mesa: A prática de avaliação documental na PBH: a administração municipal como estratégia de gestão eficiente e preservação documental.
Sérgio Moreira de Souza – Hospital Metropolitano Odilon Behrens
Leandro Araújo – Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro
Edinaldo Medina – Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro
Mediação: Karoline Neves - Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte
15h às 15h30 - Intervalo e café
15h30 às 17h – Mesa: A eliminação de documentos como instrumento e racionalização arquivística e sustentabilidade na administração pública.
Fátima de Almeida Silva Freitas – Secretaria Municipal da Fazenda
Camila Rabelo – Administração Regional Pampulha
Mediação: Luciana Campos - Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte
Dia 04/09 – Presencial
Local: Auditório da sede da Fundação Municipal de Cultura
Av. Augusto de Lima, 30 – 4º andar - Centro
10 às 12h – Palestra: Gestão de Documentos na PBH para servidores da FMC
- Sobre o seminário
Este evento em forma de seminário tem por objetivo a reflexão sobre temas relacionados à gestão de documentos no âmbito da Arquivologia, confrontando a teoria e o método com as práticas arquivísticas desenvolvidas por instituições, sobretudo as de caráter público, sugerindo novos enfoques e perspectivas para os gestores públicos e para a comunidade acadêmica de um modo geral. Participam do seminário especialistas de renome nacional, representantes ou técnicos de instituições arquivísticas, e membros da comunidade acadêmica. Além das palestras, há um minicurso para treinamento e capacitação do público, que é formado por gestores públicos, alunos dos cursos de Ciência da Informação, História e interessados em geral. A entrada é gratuita.ntent
- EDIÇÕES ANTERIORES
Resumo das edições anteriores
XI Seminário de Gestão de Documentos: Arquivos e governança arquivística
Datas: 17/07 e 07/08 de 2023 - Formato Híbrido
X Seminário de Gestão de Documentos: lançamento da cartilha de gestão de documentos da PBH04 de Outubro de 2017
Convidados: Apresentação do APCBH pela gerente, Vilma Sebe,Lançamento da cartilha de gestão de documentos, com apresentação de Rafaela Patente e
palestra sobre a gestão de documentos digitais proferida pelo Prof. da UFMG, Welder Silva.
Público: 116 pessoas
Seminário de Gestão de Documentos: 20 anos de políticas arquivísticas e do arquivo público da cidade de BH - 18 a 20 de maio de 2011
Convidados: Prof. Dr. José Maria Jardim (UNI-Rio)
Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa (UNB)
Ana Celeste Indolfo (Arquivo Nacional)
Ieda Pimenta Bernardes (Arquivo Público do Estado de São Paulo)
Beatriz Kushnir (Arquivo Geral - RJ)
Vilma Moreira dos Santos (Arquivo Público Mineiro)
Ivana Parrela (UFMG)
Equipe do APCBH
VIII Seminário de Gestão de Documentos: gestão e preservação de fotografias digitais - 17 de agosto de 2010
Convidados: Dr. Millard Wesley Long Schisler (Cinemateca Brasileira)
Prof. Dr. Eugênio Sávio (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG)
Prof. Dr. Arnaldo de Albuquerque Araújo (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Público: 130 participantes
VII Seminário de Gestão de Documentos: gestão e preservação de arquivos de arquitetura, engenharia e urbanismo: desafios conceituais e operacionais – 20 e 21 de novembro de 2007
Convidados: Dra. Liliane S. Lehmann (Arquivo Histórico Municipal de São Paulo)
Dra. Maria Fernanda Vieira Martins (Fundação Oscar Niemeyer)
Profª. Dra. Luciana Teixeira Andrade (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG)
Prof. Dr. Tito Flávio Rodrigues de Aguiar (Instituto Izabela Hendrix)
Prof. Dr. Leonardo Castriota (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Profª. Dra. Denise Marques Bahia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG)
Público: 150 participantes
VI Seminário de Gestão de Documentos: gestão de documentos arquivísticos digitais: padrões e requisitos técnicos – 30 de agosto de 2006
Convidados: Dra. Cláudia Lacombe Rocha (Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ)
Profª. Dra. Rosely Curi Rondinelli (Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ)
Profª Kátia Thomaz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Profª. Cléia Gomes Amaral (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG)
Público: 350 participantes
V Seminário de Gestão de Documentos: gestão e preservação de documentos eletrônicos - 13 de novembro de 2004
Convidados: Profª Kátia Thomaz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Prof. Dr. Vanderlei Battista dos Santos (Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ)
Profª. Marta Eloísa Melgaço Neves (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Público: 200 participantes
IV Seminário de Gestão de Documentos: tabelas de temporalidade: uma avaliação - 11 de setembro de 2002
Convidados: Dra. Ieda Pimenta Bernardes (Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP)
Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa (Universidade de Brasília – UnB)
Público: 204 participantes
III Seminário de Gestão de Documentos: novos profissionais e novas tecnologias em arquivos - 16 de outubro de 2001
Convidados: Prof. Dr. Luís Carlos Lopes (Universidade Federal Fluminense – UFF)
Profª. Dra. Heloísa Liberalli Bellotto (Universidade de São Paulo – USP)
Profª. Dra. Ana Maria Cardoso (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG)
Prof. Dr. Eduardo José Wense Dias (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Público: 128 participante
II Seminário de Gestão de Documentos – 1 de novembro de 2000
Convidados: Prof. Dra. Johanna Smit (Universidade de São Paulo – USP)
Profª. Marilena Leite Paes (Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ)
Profª. Dra. Maria Elisa Linhares Borges (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Profª. Dra. Betânia Gonçalves Figueiredo (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Prof. Carlos Roberto Noronha (Fundação João Pinheiro)
Público: 250 participantes
I Seminário de Gestão de Documentos – 20 e 21 de outubro de 1999
Convidados: Prof. Dr. José Maria Jardim (Universidade Federal Fluminense - UFF)
Dra. Daíse Apparecida Oliveira (Conselho Internacional de Arquivos - CIA)
Profª. Dra. Vilma Moreira dos Santos (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Público: 204 participantes
Contato:
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
E-mail: apcbh@pbh.gov.br | Telefone: (31) 3277- 4603
Endereço: Rua Itambé, 227, Floresta, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, CEP 30.150-150
Ônibus: 9103 e demais linhas com paradas na Av. Assis Chateaubriand ou na Av. Francisco
Sales no bairro Floresta.