XI Seminário de Gestão de Documentos: Arquivos e Governança
Dias 9, 10 e 11 de agosto de 2023
O evento realizado pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) será em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 17 de julho até 7 de agosto de 2023, de forma gratuita. As atividades presenciais serão na sede do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e no Cine Santa Tereza.
O Seminário de Gestão de Documentos tem por objetivo a reflexão sobre temas relacionados à gestão de documentos no âmbito da Arquivologia, confrontando a teoria e o método com as práticas arquivísticas desenvolvidas por instituições, sobretudo as de caráter público, sugerindo novos enfoques e perspectivas para os gestores públicos e para a comunidade acadêmica de um modo geral.
Nesta edição, o foco está na “governança arquivística”, que supera a ideia e a prática tradicional do “governo dos arquivos”, se apresentando como um processo intersetorial e colaborativo. Participam do seminário especialistas, representantes ou técnicos de instituições arquivísticas, e membros da comunidade acadêmica. Além das palestras, o seminário oferece minicursos para treinamento e capacitação do público, que é formado por servidores municipais e profissionais atuantes nas instituições públicas arquivísticas e de guarda de acervos, acadêmicos do campo arquivístico e interessados em geral.
PROGRAMAÇÃO
Dia 09/08 | Virtual (Plataforma Google meet)
09h30 às 12h | Mesa: A gestão de documentos como parte da reflexão teórica e estratégica para a boa governança nas administrações públicas
Abertura da mesa - Yuri Mello Mesquita - Diretor do APCBH
Jean Mattos Duarte - Diretor Presidente Prodabel (PBH)
Welder Antônio Silva – Professor da Escola de Ciência da Informação (UFMG) e arquivista
Mediadora: Rafaela de Araújo Patente (APCBH)
Dia 10/08 | Presencial no APCBH
13h30 | Credenciamento
14h | Apresentação do Histórico do Seminário de Gestão de Documentos do APCBH - Sezilmar Trindade de Araújo (APCBH)
14h30 às 15h30 | Mini-Curso - Organização de Arquivos Correntes - Rafaela de Araújo Patente
15h30 | Pausa para o café
16h às 17h | Mini-Curso - Conservação de documentos arquivísticos - Demilson Malta
Dia 11/08 | Presencial no Cine Santa Tereza
13h30 | Credenciamento
14h | Mesa Apresentação da experiência do convênio entre o APCBH a CMBH - Yuri Mello Mesquita
15h às 16h | Sessão de filmes comentada - Cinejornais de Belo Horizonte
16h | Pausa para o café
16h30 às 17h | Mesa de Encerramento
Eliane Parreiras - Secretária Municipal de Cultura
Luciana Rocha Féres - Presidente da Fundação Municipal de Cultura - FMC
Yuri Mello Mesquita - Diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte
Rafaela de Araújo Patente - Coordenadora de Gestão de Documentos
SERVIÇO
XI Seminário de Gestão de Documentos: Arquivos e Governança
Realização: 9, 10 e 11 de agosto de 2023
Período de inscrição: 17 de julho até 7 de agosto de 2023
Endereço do evento: Rua Itambé, 227 - Floresta (APCBH) e Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza (CST)
Atividade gratuita
- Sobre o seminário
Este evento em forma de seminário tem por objetivo a reflexão sobre temas relacionados à gestão de documentos no âmbito da Arquivologia, confrontando a teoria e o método com as práticas arquivísticas desenvolvidas por instituições, sobretudo as de caráter público, sugerindo novos enfoques e perspectivas para os gestores públicos e para a comunidade acadêmica de um modo geral. Participam do seminário especialistas de renome nacional, representantes ou técnicos de instituições arquivísticas, e membros da comunidade acadêmica. Além das palestras, há um minicurso para treinamento e capacitação do público, que é formado por gestores públicos, alunos dos cursos de Ciência da Informação, História e interessados em geral. A entrada é gratuita.ntent
- EDIÇÕES ANTERIORES
Resumo das edições anteriores
X Seminário de Gestão de Documentos: lançamento da cartilha de gestão de documentos da PBH04 de Outubro de 2017
Convidados: Apresentação do APCBH pela gerente, Vilma Sebe,Lançamento da cartilha de gestão de documentos, com apresentação de Rafaela Patente e
palestra sobre a gestão de documentos digitais proferida pelo Prof. da UFMG, Welder Silva.
Público: 116 pessoas
Seminário de Gestão de Documentos: 20 anos de políticas arquivísticas e do arquivo público da cidade de BH - 18 a 20 de maio de 2011
Convidados: Prof. Dr. José Maria Jardim (UNI-Rio)
Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa (UNB)
Ana Celeste Indolfo (Arquivo Nacional)
Ieda Pimenta Bernardes (Arquivo Público do Estado de São Paulo)
Beatriz Kushnir (Arquivo Geral - RJ)
Vilma Moreira dos Santos (Arquivo Público Mineiro)
Ivana Parrela (UFMG)
Equipe do APCBH
VIII Seminário de Gestão de Documentos: gestão e preservação de fotografias digitais - 17 de agosto de 2010
Convidados: Dr. Millard Wesley Long Schisler (Cinemateca Brasileira)
Prof. Dr. Eugênio Sávio (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG)
Prof. Dr. Arnaldo de Albuquerque Araújo (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Público: 130 participantes
VII Seminário de Gestão de Documentos: gestão e preservação de arquivos de arquitetura, engenharia e urbanismo: desafios conceituais e operacionais – 20 e 21 de novembro de 2007
Convidados: Dra. Liliane S. Lehmann (Arquivo Histórico Municipal de São Paulo)
Dra. Maria Fernanda Vieira Martins (Fundação Oscar Niemeyer)
Profª. Dra. Luciana Teixeira Andrade (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG)
Prof. Dr. Tito Flávio Rodrigues de Aguiar (Instituto Izabela Hendrix)
Prof. Dr. Leonardo Castriota (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Profª. Dra. Denise Marques Bahia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG)
Público: 150 participantes
VI Seminário de Gestão de Documentos: gestão de documentos arquivísticos digitais: padrões e requisitos técnicos – 30 de agosto de 2006
Convidados: Dra. Cláudia Lacombe Rocha (Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ)
Profª. Dra. Rosely Curi Rondinelli (Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ)
Profª Kátia Thomaz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Profª. Cléia Gomes Amaral (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG)
Público: 350 participantes
V Seminário de Gestão de Documentos: gestão e preservação de documentos eletrônicos - 13 de novembro de 2004
Convidados: Profª Kátia Thomaz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Prof. Dr. Vanderlei Battista dos Santos (Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ)
Profª. Marta Eloísa Melgaço Neves (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Público: 200 participantes
IV Seminário de Gestão de Documentos: tabelas de temporalidade: uma avaliação - 11 de setembro de 2002
Convidados: Dra. Ieda Pimenta Bernardes (Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP)
Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa (Universidade de Brasília – UnB)
Público: 204 participantes
III Seminário de Gestão de Documentos: novos profissionais e novas tecnologias em arquivos - 16 de outubro de 2001
Convidados: Prof. Dr. Luís Carlos Lopes (Universidade Federal Fluminense – UFF)
Profª. Dra. Heloísa Liberalli Bellotto (Universidade de São Paulo – USP)
Profª. Dra. Ana Maria Cardoso (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG)
Prof. Dr. Eduardo José Wense Dias (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Público: 128 participante
II Seminário de Gestão de Documentos – 1 de novembro de 2000
Convidados: Prof. Dra. Johanna Smit (Universidade de São Paulo – USP)
Profª. Marilena Leite Paes (Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ)
Profª. Dra. Maria Elisa Linhares Borges (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Profª. Dra. Betânia Gonçalves Figueiredo (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Prof. Carlos Roberto Noronha (Fundação João Pinheiro)
Público: 250 participantes
I Seminário de Gestão de Documentos – 20 e 21 de outubro de 1999
Convidados: Prof. Dr. José Maria Jardim (Universidade Federal Fluminense - UFF)
Dra. Daíse Apparecida Oliveira (Conselho Internacional de Arquivos - CIA)
Profª. Dra. Vilma Moreira dos Santos (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Público: 204 participantes
Contato:
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
E-mail: apcbh@pbh.gov.br | Telefone: (31) 3277- 4603
Endereço: Rua Itambé, 227, Floresta, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, CEP 30.150-150
Ônibus: 9103 e demais linhas com paradas na Av. Assis Chateaubriand ou na Av. Francisco
Sales no bairro Floresta.