Pular para o conteúdo principal

Exposições Virtuais

criado em - atualizado em

O Projeto Exposições Virtuais do APCBH tem o objetivo de divulgar o acervo da instituição e também de aproximar o Arquivo da sociedade. O projeto é inaugurado com a Série Exposições Virtuais Cartografia Histórica das Regionais de Belo Horizonte. Todas as exposições da série têm suas abordagens orientadas pela ideia de cidadania, que compreende as ideias de participação popular e de direitos e deveres dos cidadãos. Utilizando uma linguagem simples, as exposições são fruto de pesquisa da equipe técnica do APCBH, que procura divulgar para a sociedade a riqueza e a diversidade do acervo que está disponível para consulta por qualquer pessoa interessada. Para as exposições, são selecionados principalmente documentos inéditos, isto é, que ainda não foram objeto de pesquisa ou que não foram publicados.
 

Série Exposições Virtuais Cartografia Histórica das Regionais de Belo Horizonte 


A série Exposições Virtuais Cartografia Histórica das Regionais conta a história dos bairros de Belo Horizonte e suas transformações, a partir dos documentos que estão no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Cada uma das nove Regionais Administrativas contará com uma exposição virtual, que abordará os temas ocupação do espaço, moradia, meio ambiente, transporte, economia e cidadania. A exposição parte dos documentos cartográficos que são aqueles que contêm representações gráficas da superfície terrestre, além dos desenhos técnicos. São eles: projetos arquitetônicos, mapas, plantas, levantamentos aerofotogramétricos, dentre outros.

 

Além dos documentos cartográficos, há documentos de outros gêneros – fotografia, cartaz, relatório, legislação, relato de viagem, texto jornalístico – que dialogam entre si, contemplando diferentes períodos da história da regional. A série tem o objetivo de divulgar o acervo do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, aproximar o Arquivo da comunidade escolar, refletir sobre a história da regional, com suas transformações e/ou permanências, bem como incentivar o uso de documentos em sala de aula pelos professores. Conheça as exposições da série que já foram lançadas!

 

Exposição Virtual Cartografia História da Regional Barreiro 


Exposição Virtual Cartografia História da Regional Centro-Sul 


Exposição Virtual Cartografia História da Regional Leste