Pular para o conteúdo principal

VIRADA CULTURAL

atualizado em 20/07/2021 | 17:38
Virada Cultural 2021 Banner

 

Inscrições prorrogadas até o dia 25 de julho para pessoas que queiram se apresentar na Virada Cultural 2021

 

A Virada Cultural 2021 está programada para ocorrer em setembro, em formato totalmente digital. O objetivo é que atrações que habitualmente são apresentadas em palcos espalhados pelo hipercentro da capital sejam levadas a ambientes inovadores, e que intervenções e instalações ocupem os espaços do hipercentro da cidade em apresentações gravadas, sem público presencial.

 

As inscrições abriram no dia 2 de julho para pessoas interessadas em compor a programação, e o prazo final para inscrições foi prorrogado de 20 de julho para o dia 25 de julho de 2021. As propostas devem ser enviadas por meio do formulário, sendo que as regras estão disponíveis no regulamento. A inscrição é destinada preferencialmente a articuladores culturais, artistas e demais proponentes da capital, mas serão aceitas propostas das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

 
Serão avaliadas inscrições em diversas áreas, como gastronomia, instalações urbanas, DJ e coletivos de festa, oficinas variadas, festejo popular, moda, cosplay, arte indígena, arte de rua, sarau, literatura, games, stencil, dança, fotografia, contação de histórias, capoeira, stand up, podcast, artesanato, websérie, grupos urbanos de matriz africana, teatro e música.

O cadastro de propostas artísticas e culturais permanecerá aberto até as 23h59 do dia 25 de julho. Serão selecionadas o mínimo de 100 atrações para compor a programação. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail viradabh@institutoperiferico.org (os e-mails enviados até sexta-feira, 23/07/2021, serão respondidos). 

 

INSCRIÇÕES

 

REGULAMENTO

 


 

Virada Cultural de Belo Horizonte 

Uma jornada de vinte e quatro horas ininterruptas de programação artística e cultural nas diversas áreas: música, teatro, dança, circo, literatura, artes plásticas artes cênicas, artes visuais, performance, moda, gastronomia. Esta é a proposta da Virada Cultural de Belo Horizonte. Um movimento que já faz parte do calendário oficial da cidade, a Virada reúne e apresenta o que há de melhor no cenário artístico da capital e Região Metropolitana.

Com a pegada de transgressão, a Virada propõe, de forma inteligente e direta, uma discussão sobre temas ligados ao cotidiano da cidade, como o uso do espaço público, sustentabilidade, mobilidade, acessibilidade e novas vivências. As apresentações oficiais são gratuitas e realizadas em vários palcos pela cidade, além da programação associada em teatros, museus e centros culturais.

A Virada é, principalmente, a ocupação do espaço urbano pelo público e pelo artista, nas suas mais diversas expressões. Para isso, convidamos especialmente artistas de rua, grupos de teatro e de intervenções urbanas, criativos em performances dos mais variados tipos, para se inscreverem. O objetivo é espalhar arte por toda a cidade.

Criada por meio da Lei 10.446/2012, a Virada Cultural de BH integra o calendário oficial de eventos da capital mineira. O evento cresce a cada ano, contando com uma participação cada vez maior do público.

 

Acompanhe informações nas mídias sociais: facebook, instagram