Pular para o conteúdo principal

VIRADA CULTURAL

atualizado em 23/04/2019 | 16:03
Homem em cima de um palco agradece ao público
Foto: Netun Lima

 

Ocupar e viver a cidade em todas as suas formas


A Virada Cultural de Belo Horizonte convida a população a experimentar, descobrir e redescobrir ambientes, texturas e vivências no cenário urbano da capital mineira. O evento reúne uma programação extensa e diversa, com música, teatro, dança, artes plásticas, performance, gastronomia, moda, intervenções urbanas, literatura, lazer e outras experiências em suas 24h ininterruptas de duração. O evento é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Fundação Municipal de Cultura (FMC), e conta com apoio de diversos parceiros públicos e privados.


Além de proporcionar um contato mais íntimo entre a cidade e a população, a Virada fomenta discussões importantes para a vida urbana, tais como a utilização do espaço público, a acessibilidade e a diversidade. São, aproximadamente, 400 atrações, que contemplam artistas locais, convidados e uma programação parceira que movimenta os espaços culturais do Município. Toda a programação é gratuita.


Inspirada por um movimento francês e por outras capitais brasileiras, especialmente São Paulo, a Virada Cultural de Belo Horizonte  faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. Nas quatro edições já realizadas, o evento mobilizou mais de 1,6 milhão de pessoas.


A 5ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte 2019 será realizada das 17h de sábado, dia 20 de julho, às 17h de domingo, dia 21 de julho, e deve atrair cerca de 500 mil pessoas. A programação vai incluir arte urbana, música, dança, circo, cinema, teatro, programação infantil, stand up, artes visuais, literatura, fotografia, vídeo, arquitetura, moda, design, esporte de rua, arte digital, animação, games, gastronomia, cultura popular e performances. Tudo isso, realizado em 24h ininterruptas em um circuito formado por seis áreas principais no hipercentro da capital, além de espaços culturais parceiros.


Confira o site oficial da Virada Cultural de Belo Horizonte

FAÇA SUA INSCRIÇÃO 

CONFIRA O REGULAMENTO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS 2019

 

Ouça este conteúdo