Pular para o conteúdo principal

Escola Livre De Artes Arena da Cultura

Circo_Mostra Arena 2022_Credito Morgana Mafra
Morgana Mafra
criado em - atualizado em

Inscrições Gratuitas - 1º Semestre 2024

INSCRIÇÕES PROJETO ARENA DA CULTURA     

 

Escola Livre de Artes Arena da Cultura 

Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA-Arena) foi criada pelo decreto municipal 15.775/2014 e está inserida na política de formação e descentralização da Fundação Municipal de Cultura - FMC, ao oferecer cursos e oficinas artísticas nas nove regiões da cidade. A ELA-Arena representa um grande avanço no momento em que a FMC, junto ao seu Conselho de Políticas Culturais, busca a consolidação de políticas públicas em que o cidadão esteja no centro das ações, sobretudo, os menos atendidos pelos processos e programas culturais existentes. 

 

O projeto estruturante da Escola Livre de Artes é o conhecido Arena da Cultura, que obteve o status de escola em 2014 e, atualmente, conta com dez coordenações de áreas artísticas e culturais e certificação de estudantes. A ELA-Arena desenvolve ações formativas em parceria com outras secretarias da Prefeitura, e com diversos setores das próprias Secretaria e Fundação Municipal de Cultura. Com diversos percursos formativos, como cursos de longa duração, oficinas de curta duração, laboratórios de pesquisa e encontros de brinquedos e brincadeiras, sua abordagem metodológica  está amparada por quatro diretrizes:democratização do acesso, diversidade, descentralização e participação social.

 

O Programa Arena da Cultura, desde 1998, cumpre as metas de descentralização cultural da FMC, oferecendo cursos e oficinas nas nove regiões administrativas de BH. A Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA-Arena) é uma expansão deste Programa, e realiza atendimento para cerca de 2.500 alunos e alunas. Todos os cursos são gratuitos, para pessoas de todas as idades, e os alunos recebem certificado de conclusão, demanda histórica do programa Arena da Cultura e dos usuários. Em 2014 o Arena da Cultura foi reconhecido internacionalmente como prática sustentável. O projeto ganhou a primeira edição do “Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Agenda 21 da Cultura”, organizado pela Rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a mais importante organização internacional de governos locais do mundo. A entrega do prêmio aconteceu no dia 12 de novembro, na Cidade do México.

 

Documentário "Arena - 20 anos"

O documentário “Arena - 20 anos” apresenta a história da Escola a partir de pesquisa documental em acervos e entrevistas. Sob a perspectiva de quatro estudantes - Daniel, Lorraine, Bárbara e Natália - a narrativa revela e traduz as bases metodológicas e as diretrizes da Escola, com imagens diversas do cotidiano das aulas e da Mostra Arena em Rede, ocorrida em 2019.

 

Acesse o canal da Fundação Municipal de Cultura

 

Livro Arena da Cultura - Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Cultura 21 

O livro “Arena da Cultura - Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Cultura 21” apresenta a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, com histórico, diretrizes, e suas 10 áreas artísticas de atuação: Artes Visuais, Audiovisual, Bastidores das Artes, Circo, Dança, Design Popular, Gestão e Produção Cultural, Música, Patrimônio Cultural e Teatro. A publicação de 111 páginas é dividida em três capítulos e aborda também o programa de descentralização cultural da Escola, e a importância da iniciativa na formação, na democratização do acesso e na promoção dos Direitos Culturais.
 

Leia o livro

 

Plano Político Artístico-Pedagógico (PPAP)

O Plano Político Artístico-Pedagógico (PPAP) é documento institucional que orienta e apresenta a Escola. Ele organiza, sistematiza e norteia as práticas administrativas e artístico-pedagógicas e contou com a contribuição do corpo docente, de parte do corpo discente e de agentes públicos (as). O PPAP foi formulado para ser utilizado no cotidiano, auxiliando na compreensão da estrutura escolar no dia-a-dia das aulas, com a finalidade de aproximar a comunidade escolar das quatro diretrizes da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. São elas: a democratização do acesso, diversidade, participação social e descentralização, além de fortalecer as noções de formação cidadã, direito cultural e emancipação estudantil.

 

Acesse o Plano Político Artístico-Pedagógico

 

Mostra Expandida 

A “Mostra Expandida: Compartilhando Abraços” integra a formação de estudantes e dá visibilidade aos processos criativos realizados ao longo do ano. A iniciativa está alinhada com a Escola Expandida, e consolida as práticas de formação, difusão e criação artística e cultural da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Experiência essencial para a comunidade escolar e para a cidade, a programação ritualiza a finalização dos percursos formativos, promovendo encontros e trocas simbólicas entre pessoas diversas como alunos, professores, familiares e público geral. Com o tema “Compartilhando abraços”, as ações refletem o espírito de manter os vínculos afetivos. Para isso, cada área deve organizar uma apresentação que simbolize um abraço/presente para a Escola, com duração aproximada de 40 minutos.

 

Conheça a Mostra

 

Mostra Arena 

A Mostra Arena em Rede é resultado do processo de formação dos estudantes da Escola Livre de Artes Arena da Cultura - ELA, sendo promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Conheça o projeto no site

 

Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 22h | Funcionamento da Biblioteca: das 13h às 20h 

Contato: secretaria.ela@pbh.gov.br | (31) 3277 - 4644 

Endereço: Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural - NUFAC-FMC - Av. dos Andradas, 367, 2º and. Sl. 301 a 350 - Centro, Belo Horizonte. 

Como chegar 

 

Facebook  | Instagram 

Portal Belo Horizonte