Pular para o conteúdo principal

Comissão

criado em - atualizado em

O sistema de busca Acervo Comissão Construtora da Nova Capital oferece aos pesquisadores, estudantes e público em geral acesso a todo o acervo documental gerado pela Comissão criada pelo governo de Minas Gerais, Brasil, em fins do século XIX, para planejar e construir a capital Belo Horizonte.


Trata-se de documentação de enorme importância para a história e a memória da cidade de Belo Horizonte, pois contém os documentos administrativos, contábeis e técnicos que registram todo o processo histórico de planejamento urbano e de construção de Belo Horizonte. A Comissão Construtora da Nova Capital era chefiada pelo engenheiro Aarão Reis e compunha-se de uma equipe de engenheiros, arquitetos e urbanistas, cujos trabalhos estenderam-se entre os anos de 1894 e 1897, data da inauguração da cidade. Extinta a Comissão, as suas funções foram assumidas por outros órgãos municipais e estaduais e a documentação, pela própria lógica de sua produção e acumulação, distribuiu-se, ao longo dos anos, por três instituições diferentes: o Arquivo Público Mineiro, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e o Museu Histórico Abílio Barreto.


Entre 2001 e 2004, em uma iniciativa de parceria entre as três instituições responsáveis, foi realizado o projeto Acervo da Comissão Construtora da Nova Capital, que consistiu na microfilmagem e digitalização de toda a documentação e na construção de uma base de dados comum, reunindo todos os registros em um único sistema de busca. O banco de dados aqui disponível é o resultado desse projeto, patrocinado pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Minas Gerais/ Fapemig. Realizando a pesquisa através desse sistema, o usuário tem acesso às imagens digitalizadas de todos os documentos gerados pela Comissão Construtora, independente do local de guarda dos originais.


Acesse o acervo da Comissão Construtora da Nova Capital