Pular para o conteúdo principal

História de Bairros

criado em - atualizado em

Projeto criado em 1999, constitui-se em atividade permanente de pesquisa do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Surgiu da demanda de grande parcela dos consulentes da instituição, especialmente do público estudantil, que tem as histórias dos bairros como um dos seus principais temas de interesse.
 

Com a intenção de qualificar o atendimento, a equipe do APCBH vem desenvolvendo levantamento, em seu acervo e no de outras instituições, de informações históricas sobre os bairros da cidade.
 

Em 2008, foi apresentado o primeiro resultado desse trabalho, com a publicação do conjunto de cadernos didáticos da Coleção Histórias de Bairros de Belo Horizonte.
 

Os cadernos das regionais Norte, Oeste e Pampulha foram lançados em maio de 2011, completando a Coleção Histórias de Bairros de Belo Horizonte.  Toda a coleção de cadernos está disponível em versão digital nesta página.

 

A Coleção

A Coleção Histórias de Bairros de Belo Horizonte é um dos resultados do projeto de mesmo nome. Ela é composta por publicações sobre os bairros das regionais Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova, além do Livro do Professor, que trata das concepções teórico-metodológicas que nortearam o trabalho.
 

Os cadernos da Coleção Histórias de Bairros de Belo Horizonte são voltados para os estudantes de nove a doze anos e apresentam textos sobre a cidade, as regionais e seus bairros, informações básicas de cada bairro e atividades de leitura de documentos relativos ao tema.
 

Com a coleção, o APCBH espera suprir demanda da população da cidade trazendo informações sobre as histórias de bairros, espaço fundamental de construção das identidades dos belo-horizontinos. Através do trabalho desenvolvido a partir das fontes pesquisadas e da proposta de atividades de leitura de documentos, acreditamos oferecer aos professores e aos alunos mais uma ferramenta de educação patrimonial.
 

Esperamos que, com essa coleção, o Arquivo da Cidade de Belo Horizonte se afirme cada vez mais, entre a população, como um importante espaço da busca de informação.

 

Por meio dos links abaixo você poderá fazer o download da versão digital do Livro Histórias de Bairros de Belo Horizonte. Para facilitar seu acesso, a publicação está divida em partes que correspondem às suas seções. As páginas estão configuradas para impressão.
 
A partir da versão digital, textos e atividades poderão ser reproduzidos e utilizados, por exemplo, nas salas de aula. Com isso, esperamos que o material atinja um público ainda maior.

seta_azul.gif Livro do Professor (completo) (11.314 kb) 

seta_azul.gif Caderno Regional Barreiro (completo)  (13.180 kb)

seta_azul.gif Caderno Regional Centro-Sul (completo)  (16.810kb)

seta_azul.gif Caderno Regional Leste (completo)  (15.100 kb)

seta_azul.gif Caderno Regional Nordeste (completo)   (13.720 kb)

seta_azul.gif Caderno Regional Noroeste (completo)   (12.250 kb)

seta_azul.gif Caderno Regional Norte (completo)  (14.090 kb) 

seta_azul.gif Caderno Regional Oeste (completo)   (10.100 kb)

seta_azul.gif Caderno Regional Pampulha (completo)    (10.200 kb)

seta_azul.gif Caderno Regional Venda Nova (completo)    (15.880 kb)

 

 

ERRATA 

No Livro da Regional Norte, a foto da página 47 foi tirada no Bairro Concórdia na Festa da Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, na década de 1980. 

 

historia_de_bairros.jpg