Pular para o conteúdo principal

MEMORIAL À VIDA

criado em - atualizado em

Arte em formato de coração como uma potente e democrática representação de amor e de vida.

 

Esta é a síntese do monumento artístico em homenagem às vítimas da covid-19, seus familiares e aos profissionais da saúde que atuaram no combate à pandemia em Belo Horizonte.

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, realizou um concurso artístico para a criação do MEMORIAL À VIDA, com recursos do Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. O artista vencedor, Ricardo Carvão Levy, criou esta escultura em grande dimensão, em aço corten.

 

Um monumento para registrar a memória recente da humanidade e um tributo aos cidadãos de Belo Horizonte.

SAIBA MAIS 


 

Atenção! 

Acesse o resultado do Edital publicado no Diário Oficial do Município - DOM no dia 15 de junho de 2023. 

Conforme previsto no edital, a partir do primeiro dia subsequente à data desta publicação, abre-se o prazo de 05 (cinco) dias úteis para apresentação da interposição de recursos. 

 


Monumento Artístico “Memorial à Vida 

 

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou, no dia 10 de março, edital para seleção de proposta para a criação do monumento artístico “Memorial à Vida”, em homenagem às vítimas da Covid-19 e aos profissionais que atuaram no combate à pandemia em Belo Horizonte. 


O monumento será instalado na Praça João Pessoa, região hospitalar da capital, entre a Avenida Bernardo Monteiro e a Avenida Brasil, bairro Santa Efigênia. A iniciativa da Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura faz parte do programa “Centro de Todo Mundo” e prevê o investimento de R$450 mil, oriundos do Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.

 
A criação de um monumento artístico Memorial à Vida dialoga com o conceito de Patrimônio Cultural Sensível, aquele que trata de fatos ou momentos difíceis que marcam o desenvolvimento da nossa sociedade. O local escolhido para a sua instalação integra o Conjunto Urbano Histórico e Paisagístico tombado pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. 

 
As inscrições para o concurso artístico são gratuitas e foram prorrogadas até o dia 10 de maio de 2023, realizadas por meio da entrega de envelopes com toda a documentação exigida na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Avenida Augusto de Lima, 30, Centro, 3º Andar - Diretoria de Fomento e Economia da Cultura), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, ou pelos correios. 

 

Resultado final da Etapa de Habilitação 

Resultado da Etapa de Habilitação 

Prorrogação 

Acesse o edital completo