Pular para o conteúdo principal

COLEÇÃO CULTURA E PENSAMENTO

Coleção Cultura e Pensamento
criado em - atualizado em

A Coleção Cultura e Pensamento inaugura uma política editorial cuja pretensão é divulgar e disponibilizar reflexões produzidas a partir de iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Assim, a Coleção Cultura e Pensamento busca fortalecer uma política pública para a cultura que tenha como um de seus pilares a disponibilização gratuita e a democratização do acesso ao conhecimento e à produção artística e cultural de uma forma plural e inclusiva.

 

Baixe a 1ª edição da Coleção Cultura e Pensamento - Revista Arte, Cultura e Democracia no Século XXI. A publicação reúne textos dos convidados do Encontro Internacional apresentando artigos de Ailton Krenak (Brasil), Álvaro Restrepo (Colômbia), Antônio Nêgo Bispo (Brasil), Jorge Blandón (Colômbia), Jose Antonio Mac Gregor (México), Juca Ferreira (Brasil), Leda Maria Martins (Brasil), Lucero Millán (Nicaragua) Maria Thaís (Brasil), Paulo Pires do Vale (Portugal) e Renata Marquez (Brasil).
O projeto pretende ampliar o debate sobre o papel da cultura, da gestão, das políticas públicas e da participação dos cidadãos, correlacionando-os aos temas emergentes no mundo contemporâneo e seus reflexos na vida da sociedade brasileira e das cidades.


Baixe a 2ª edição da Coleção Cultura e Pensamento - Revista As Cidades e o Sagrado dos Povos Tradicionais: território, identidades e práticas culturais.  A publicação foi construída durante o seminário “As Cidades e o Sagrado dos Povos Tradicionais: território, identidades e práticas culturais”, realizado junto ao projeto “Jardins do Sagrado, cultivando insabas que curam”, na programação do X Festival de Arte Negra - FAN-BH, em 2019. Seu objetivo é destacar a importância da salvaguarda dos saberes indígenas e afro-brasileiros enquanto Patrimônios Imateriais do município.
Essa edição da revista digital traz reflexões sobre a cultura dos povos tradicionais de Belo Horizonte, abordando a salvaguarda dos saberes indígenas e afro-brasileiros enquanto patrimônios imateriais de Belo Horizonte.

 

Baixe a 3ª edição da Coleção Cultura e Pensamento - Cultura, Pensamento e Cidades: Territórios em Transformação. A publicação, lançada na abertura do Seminário Internacional “Cultura, Pensamento e Cidades: Territórios em Transformação”, traz um conjunto de reflexões permeadas pelos eixos temáticos: Urbanidade, Patrimônio Cultural, Economia da Cultura e Juventudes, utilizando os elementos “Cultura e Cidade” como condutores de pensamentos e práticas capazes de dialogar sobre as vivências urbanas, o pertencimento, os desafios econômicos, e a formação de processos coletivos para a promoção de mudanças.