Pular para o conteúdo principal

CULTURA E PENSAMENTO

criado em 01/07/2019 - atualizado em 14/12/2020 | 12:10

PROGRAMA CULTURA E PENSAMENTO 

 

O programa ‘Cultura e Pensamento’ nasce do desejo de entender essas transformações sociais, e, é destinado a promover reflexões e debates sobre temas relevantes para a compreensão do Brasil e da sua inserção no mundo contemporâneo.

 

O ‘Cultura e Pensamento’ busca ultrapassar a barreira das pesquisas e debates acadêmicos, democratizando o debate sobre o papel da cultura no mundo contemporâneo, fortalecendo a cidadania, a alteridade e a democracia, ao procurar contribuir de maneira diferenciada para o processo de formação e qualificação dos atores culturais sintonizados com a atualidade.

 

Dessa forma, é proposto inicialmente debater grandes temas na forma de seminários, conferências, por meio de rodas de conversa, workshops, cursos, oficinas etc. a serem registrados em áudio e vídeo, transmitidos e disponibilizados virtualmente e sistematizados para serem publicados e disponibilizados ao grande público, na forma impressa ou em meio digital. A primeira ação do Programa Cultura e Pensamento será o Encontro Internacional Arte, Cultura e Democracia no Século XXI. 

 


 

Vídeos Encontro Internacional Arte Cultura e Democracia no século XXI (2019)

Clique nas datas e assista na íntegra as Mesas de Debates do Encontro Internacional: 

 

19 de agosto

20 de agosto

21 de agosto 

22 de agosto

 

 


 

Coleção Cultura e Pensamento 


Baixe a 1ª edição da Coleção Cultura e Pensamento - Revista Arte, Cultura e Democracia no Século XXI. A publicação reúne textos dos convidados do Encontro Internacional apresentando artigos de Ailton Krenak (Brasil), Álvaro Restrepo (Colômbia), Antônio Nêgo Bispo (Brasil), Jorge Blandón (Colômbia), Jose Antonio Mac Gregor (México), Juca Ferreira (Brasil), Leda Maria Martins (Brasil), Lucero Millán (Nicaragua) Maria Thaís (Brasil), Paulo Pires do Vale (Portugal) e Renata Marquez (Brasil).
 

 

Baixe a 2ª edição da Coleção Cultura e Pensamento - Revista As Cidades e o Sagrado dos Povos Tradicionais: território, identidades e práticas culturais.  A publicação foi construída durante o seminário “As Cidades e o Sagrado dos Povos Tradicionais: território, identidades e práticas culturais”, realizado junto ao projeto “Jardins do Sagrado, cultivando insabas que curam”, na programação do X Festival de Arte Negra - FAN-BH, em 2019. Seu objetivo é destacar a importância da salvaguarda dos saberes indígenas e afro-brasileiros enquanto Patrimônios Imateriais do município.