O Observatório da Cultura de Belo Horizonte está estruturado dentro da Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo a coleta, gestão e publicização de dados, estudos e indicadores culturais, de forma interativa e de fácil acesso para a sociedade, pesquisadores e gestores culturais.
Oferece conhecimento sobre a realidade da cultura na capital belorizontina institucionalizando uma gestão baseada em evidências e contribuindo para o planejamento estratégico das políticas públicas de cultura.
A criação de um Observatório da Cultura em Belo Horizonte era uma demanda do Município e também da sociedade civil, presente em conferências municipais desde 2009 e materializada como meta do Plano Municipal de Cultura.
As informações e painéis interativos estão estruturados nos seguintes eixos temáticos:
Atividades e serviços culturais realizadas pela SMC e FMC | Fomento à cultura |
![]()
|
Economia da Cultura e Economia Criativa | Pesquisas e dados setoriais |
Acesse o E-book do Observatório da Cultura de Belo Horizonte:

O Observatório Municipal da Cultura integra o SMIIC - Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - atuando como um dos seus principais canais de acesso e difusão das informações.
- Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC
O Observatório da Cultura integra o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC). Definido pela Lei nº 10.901, de 11 de janeiro de 2016 o SMIIC compõe o sistema Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
O SMIIC é um organismo vivo e dinâmico, com desenvolvimento contínuo, que visa:- coletar, sistematizar e interpretar dados, criar metodologias e estabelecer parâmetros para a mensuração da atividade do campo cultural;
- oferecer informações que subsidiem a formulação, o monitoramento, a gestão e a avaliação das políticas públicas de cultura;
- disponibilizar estatísticas, indicadores e informações relevantes sobre o fazer cultural no município;
produzir e publicizar dados sobre a atividade econômica no campo cultural; - assegurar ao poder público e à sociedade civil o acompanhamento do desempenho do Plano Municipal de Cultura.
Desde 2002, são realizados esforços no sentido de registrar, divulgar e dar transparência às ações culturais realizadas pelo Município. Nesse sentido foi criado o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos - SMAAP, uma importante ferramenta de gestão e monitoramento, no qual são registrados os projetos e atividades realizadas pela SMC e FMC, incluindo suas unidades e equipamentos culturais.
Além do SMAPP, são fontes de dados do SMIIC: o Mapa Cultural BH, o GRP - Solução Integrada de Gestão da PBH, os sistemas da Secretaria Municipal de Fazenda e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; os dados de pesquisas produzidas pela SMC/FMC e/ou por instituições parceiras; resultados de pesquisas diversas, como de hábitos culturais, desenvolvidas por pesquisadores e instituições públicas ou particulares.

