Pular para o conteúdo principal

Observatório da Cultura

criado em - atualizado em
Observatório da Cultura de Belo Horizonte

 

O cenário cultural de Belo Horizonte se destaca por sua diversidade de expressões artísticas, pela variedade de espaços e equipamentos culturais e por uma dinamicidade de produções culturais que configuram a alma da capital mineira.

 

O Observatório da Cultura tem como missão dar visibilidade a essa riqueza, demonstrando a importância estratégica da cultura para a dinâmica social e econômica da cidade, além de contribuir para a transparência das políticas culturais do município. É uma plataforma de publicização de dados, informações e estudos sobre a cultura e as políticas públicas culturais do município de Belo Horizonte, com o objetivo de:

  • Disponibilizar para a sociedade, de forma fácil e interativa,  informações e indicadores culturais atualizados;
  • Dar transparência e publicidade sobre as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura;
  • Gerar informações que contribuam para estudos e pesquisas sobre o setor cultural de Belo Horizonte.

 

O Observatório Municipal da Cultura integra o SMIIC - Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - atuando como um dos seus principais canais de acesso e difusão das informações.
 

Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC

O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC) é responsável pela coleta, organização e análise dos dados, pesquisas, mapeamentos  e diagnósticos das atividades culturais da cidade.

 

O SMIIC é um importante instrumento que norteia a formulação, implementação e a avaliação das políticas públicas de cultura do município, assegurando ao poder público e à sociedade civil o acompanhamento do desempenho das ações no campo cultural.

Definido pela Lei nº 10.901, de 11 de janeiro de 2016  o SMIIC, pela sua importância,  compõe o sistema Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

 

A construção do SMIIC é um processo contínuo, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura. Suas principais bases de dados são:

  • O Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos - SMAAP;
  • GRP - Solução Integrada de Gestão da PBH.
  • Dados da Secretaria Municipal de Fazenda e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;
  • Dados e pesquisas produzidas pela SMC/FMC e por instituições parceiras.

 

Desde 2002, são realizados esforços no sentido de registrar, divulgar e dar transparência às ações culturais realizadas pelo Município. Nesse sentido foi criado o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos - SMAAP. Esse sistema se tornou uma importante ferramenta de gestão e monitoramento, no qual são registrados todos os projetos e atividades realizadas pela SMC e FMC. Já a criação de um Observatório da Cultura em Belo Horizonte passou a ser uma demanda do Município e também da sociedade civil, presente em conferências municipais desde 2009 e materializada na meta III do Plano Municipal de Cultura. 
 

Painéis Interativos

Mapas e Equipamentos Culturais

Estudos, Pesquisas e Publicações

 

Pesquisas de Público

Observatório do Audiovisual