Pular para o conteúdo principal

O que é Cultaa

criado em - atualizado em

Foto: Selo Programa Cultaa

SOBRE O PROGRAMA CULTAA 


O Programa CULTAA - Cultura e Articulação de Aprendizagens é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional. Seu principal foco é a articulação de diversas aprendizagens no campo da cultura e como elas se relacionam com outros direitos sociais, a fim de contribuir para o desenvolvimento integral do cidadão e da própria cidade de Belo Horizonte.

 

A relação entre cultura e aprendizagens proposta pelo CULTAA tem como diretriz o desenvolvimento de capacidades culturais que dialoguem com processos formais e não formais de aprendizagens, voltados para a promoção de novos vínculos socioculturais.

 

O Programa se materializa na oferta de oportunidades de aprendizagens, identificando possibilidades internas e externas de parcerias, incentivo e pactuação do que será desenvolvido - considerando oficinas, cursos, seminários, encontros temáticos, entre outros. A execução se dá por meio das diretorias, gerências e assessorias da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em diálogo com as organizações públicas, privadas e terceiro setor. 
 

Objetivo Geral: Promover a articulação dos projetos, ações e práticas culturais com as demais políticas do Município para o permanente diálogo com processos formais e não formais de aprendizagens.

 

Breve Histórico: O Programa CULTAA – Cultura e Articulação de Aprendizagens nasce em 2021, a partir da necessidade de promover a articulação intersetorial e fortalecer ações coordenadas que estreitem as relações da Cultura com os demais direitos sociais. A prática do Programa se dá por meio de diálogos e parcerias com outras Secretarias, órgãos ou autarquias municipais; organizações da sociedade civil; agentes culturais; universidades e outros órgãos estaduais e ou federais. A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte foi a fonte inspiradora do Programa, por participar de forma colaborativa em 23 projetos desenvolvidos pela Secretaria e Fundação Municipal de Cultura.

 

Assista ao vídeo e conheça mais sobre o programa!  

CLIQUE PARA ASSISTIR

 

Quer ser um parceiro do CULTAA? Faça contato pelo e-mail: dai.smc@pbh.gov.br

 

Mais Informações e Contato:

  • Secretaria Municipal de Cultura - SMC
  • Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional - DDAI
  • Tel.: 3277 46-30
  • E-mail: dai.smc@pbh.gov.br