Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC
O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC) é um dos elementos do Sistema Municipal de Cultura, definido pela Lei nº 10.901, de 11 de janeiro de 2016, e corresponde ao conjunto de dados, informações e estatísticas da realidade cultural de Belo Horizonte. A construção do SMIIC é um processo contínuo, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da coleta, sistematização e análise e divulgação de dados sobre as atividades culturais da cidade, mapeamentos culturais, pesquisas e diagnósticos.
Legislação
- Lei nº 10.901 de 11 de janeiro de 2016
- Lei nº 10.854, de 16 de outubro de 2015
Seminário SMIIC 2019
- Seminário “Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC”
A Secretaria Municipal de Cultura realizou, em 2019, o Seminário “Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC”. O seminário promoveu reflexões e diálogos acerca da importância da informação para uma melhor compreensão das dinâmicas que configuram a diversidade cultural de Belo Horizonte, visando à implementação do SMIIC e de um arranjo institucional capaz de ampliar a abrangência e a complementaridade de estudos e pesquisas no setor. O Seminário contou com convidados de referência no setor cultural e no debate sobre Informações e Indicadores Culturais, Mapeamentos Culturais e Observatórios de Cultura.
Acesse a grade de programação e convidados do evento
- Artigos - Palestrantes e Mediadores
Artigo 1 - Indicadores culturais e políticas públicas, por Juca Ferreira
Artigo 3 - Indicadores culturais: instrumento de diálogo político, por Cristina Lins
Artigo 4 - Nota sobre indicadores culturais: uma proposta de construção, por Ana Flavia Machado
Artigo 5 - Observatório do turismo em Belo Horizonte, por Marcos Vinícius Boffa e Rodrigo Cavalcante Michel
Artigo 6 - Observatórios da cultura: por que e para quê?, por José Márcio Barros
Artigo 9 - A cultura da soberania de dados diante do neocolonialismo, por Sérgio Amadeu da Silveira
Artigo 10 - Estar no mapa, estar no mundo, por Clarice de Assis Libânio
Dados e informações da Política Municipal de Cultura
- Política Municipal de Cultura
As informações e indicadores produzidos no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura integram o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC). Esses dados e indicadores são resultado de diferentes projetos da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Fundação Municipal de Cultura (FMC) e outros órgãos vinculados às ações da política municipal de cultura. Entre essas informações, estão dados gerados pelo Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos (SMAPP), base de dados que reúne informações de todas as unidades da SMC e FMC. Os demais dados aqui dispostos são resultado de outras bases, levantamentos e pesquisas no âmbito da PBH.
- Relatórios
Equipamentos Culturais no BH Map - para visualizar os equipamentos culturais municipais, abra a camada Cultura e Turismo no site indicado
Patrimônio Cultural no BH Map - para visualizar os patrimônios culturais municipais, abra a camada Patrimônio Cultural no site indicado
Estudos e pesquisas
- Estudos, pesquisas, diagnósticos e mapeamentos culturais
Uma das finalidades do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC) é o desenvolvimento e fomento a estudos, pesquisas, diagnósticos e mapeamentos culturais. A Secretaria Municipal de Cultura realiza, por iniciativa própria ou em parceria com outras instituições, estudos, pesquisas e mapeamentos que buscam identificar as diversas dinâmicas e aspectos do campo cultural e artístico da cidade.
- Pesquisas de Público
Virada Cultural 2019 - pesquisa de público realizada em parceria com a Belotur
Festival Internacional de Quadrinhos 2018 - pesquisa de público realizada em parceria com a Belotur
Economia Criativa 2018 - Mapeamento e Análises realizados pela Belotur
Coleção Conhecendo o Patrimônio Cultural de Belo Horizonte - publicações da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
ODS Cultura - Agenda 2030 da Cultura
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Cultura integra o conjunto de compromissos de Belo Horizonte com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa Agenda Global corresponde a 17 objetivos e um conjunto de metas a serem perseguidas por governos locais até o ano de 2030, com vistas a assegurar o desenvolvimento em suas dimensões social, econômica e ambiental, de modo indissociável e que possa garantir a participação de todos. Em Belo Horizonte, foi criado o Observatório do Milênio, um espaço de produção, análise e disponibilização de informações de natureza urbana, social e econômica, organizado a partir da constituição de uma rede composta por instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e entidades do terceiro setor e da sociedade civil. A Secretaria Municipal de Cultura atua, em conjunto com os demais órgãos da PBH, para incorporar esses objetivos em seu planejamento de ações, projetos e serviços.
- Indicadores Cultura ODS - painel PBH
Indicadores ODS relevantes para o SMIIC:
- O08-I10a - Percentual de empresas em atividade da economia criativa no total de empresas ativas no município
- O08-I10b - Percentual de empregos em atividades da economia criativa no emprego total
- O11-I21 - Percentual de imóveis residenciais com acesso adequado (10 min caminhada) a equipamentos culturais públicos e de uso público
- O11-I24 - Total de despesa pública municipal per capita gasta na preservação, proteção e conservação de todo o patrimônio cultural e natural (R$/hab.)
Mapa Cultural BH
- Mapa Cultural BH - plataforma de software livre, gratuita e colaborativa
O Mapa Cultural BH é uma plataforma de software livre, gratuita e colaborativa da Secretaria Municipal de Cultura, onde podem se cadastrar agentes culturais coletivos e individuais e espaços culturais. Ao se cadastrarem, os agentes e espaços culturais podem inserir suas programações oficiais, projetos e editais. O Mapa Cultural BH integra o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC). O Mapa Cultural BH também é utilizado para o cadastro de propostas à Política Municipal de Fomento, isto é, os editais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC), bem como para outros editais de ocupação dos espaços culturais da FMC, entre outros projetos.
- Saiba mais
Portaria de instituição do Mapa Cultural BH como ferramenta do SMIIC BH
Conheça o Mapa Cultural BH
Contato: monitoramento.cultura@pbh.gov.br