O Conteúdo Personalidades Negras é uma publicação virtual que visa promover o reconhecimento às trajetórias de homens e mulheres, que, por meio de sua dedicação às artes, às culturas e às tradições negras se destacam pelas significativas contribuições para o movimento negro no Brasil. Por meio de imagens e textos que referenciam a vida e a obra de pessoas que são intérpretes do país, que se destacam por suas significativas contribuições na defesa dos povos negros contra a discriminação racial.
MESTRES E MESTRAS QUILOMBOLAS E CONGADEIROS DE BELO HORIZONTE
Os mestres e mestras quilombolas e congadeiros homenageados(as) personificam a história e a continuidade da vertente cultural e tradicional à qual pertenciam, pois por dedicarem toda sua vida às manifestações da cultura popular e tradicional, se tornaram pilares primordiais para o processo da construção cultural de Belo Horizonte. Guardiões de saberes ancestrais e tradicionais, repassados de geração para geração entre negros africanos e brasileiros, libertos e ou escravizados que viviam na região, estes homens e mulheres foram multiplicadores de conhecimentos que se mantiveram pelos modos de vida, tradições e costumes compartilhados daquela época até os dias de hoje.
Essas lideranças inscreveram sua vida na história por meio da oralidade, da devoção, da partilha e, principalmente, da luta pela (r)existência dos territórios, das famílias e das comunidades negras, que, historicamente, formaram a capital mineira.
Em comemoração à inserção do nome de Zumbi dos Palmares como Herói Nacional no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, no dia 21/03/1997; o Conteúdo Personalidades Negras Mestres E Mestras Quilombolas E Congadeiros De Belo Horizonte será lançado no mês de março de 2025, homenageando a matriarca Wanda de Oliveira do Quilombo Mangueiras.
DONA WANDA DE OLIVEIRA - QUILOMBO MANGUEIRAS
Matriarca da Comunidade Quilombola de Mangueiras; Referência na luta por igualdade de direitos!
DONA LÍDIA MARTINS - KILOMBO SOUZA
Matriarca do Kilombo Souza, referência na Salvaguarda do Patrimônio Quilombola e de Matriz Africana Mineiro, técnica de contabilidade, e carnavalesca!
- 100+10 PERSONALIDADES NEGRAS (2024)
Saiba quem foram as personalidades homenageadas em 2024:
Em consonância com as celebrações dos 110 anos de nascimento de Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus, o conteúdo informativo e de reconhecimento "100+10 Personalidades Negras", permitirá ao público conhecer esses dois expoentes do pensamento negro, que não permitiram que o racismo brasileiro lhes roubasse a alma. Com força e vigor seguiram na defesa intransigente dos povos negros contra a discriminação racial. Ambos inscreveram suas vidas na história de resistência e enfrentamento do racismo à moda brasileira.
Lançada no mês de Março, com os aniversariantes do mês: Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento, dois grandes intérpretes do país e que se destacam pelas significativas contribuições para o movimento negro no Brasil.CAROLINA MARIA DE JESUS
Escritora, compositora, cantora e poeta brasileira.ABDIAS NASCIMENTO
Ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras.MESTRE PASTINHA
Mestre de capoeira e filósofo popular, fundador do Centro Esportivo Capoeira Angola (CECA).GRACE PASSÔ
Dramaturga, Atriz, Cineasta, Cronista, Diretora e vencedora do Prêmio Shell de Teatro de 2017.NÍVEA SABINO
Poeta-slammer, ativista, educadora social e membro fundadora da Academia Nova-limense de Letras.LÉLIA GONZALEZ
Intelectual, Professora, Filósofa e Antropóloga e Ativista brasileira, participou da fundação do MNU - Movimento Negro Unificado, em julho de 1978.DONA JANDIRA
Cantora, Professora, Artesã e Cidadã Honorária de Belo Horizonte. Nascida em Maceió, iniciou sua carreira artística na capital mineira, aos 64 anos.ADRIANA ARAÚJO
Cantora, compositora, mãe, mulher negra e sambista de Belo Horizonte. Cria da Pedreira Padro Lopes e uma das vozes mais potentes do samba mineiro.