Pular para o conteúdo principal

Agenda RIC

criado em - atualizado em

AGENDA RIC 2024

 

A Agenda RIC consiste em uma programação conjunta que reúne atividades pertinentes às questões raciais, desenvolvidas e realizadas pela SMC e FMC e tem como objetivo a oferta de conteúdo qualificado e diversificado, contribuindo para o acesso e desenvolvimento integral da sociedade.

 

O dia 14 de março de 2024 celebra  os 110 anos de nascimento de Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus. Assim, a Agenda RIC 2024 aborda o tema: “110 anos de nascimento de Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus. 100 +10 o que mudou?", trazendo como elemento central a celebração da vida e obra desses dois expoentes do pensamento negro no Brasil. E como proposta de construção de uma nova perspectiva racial, levanta uma importante provocação: após os 110 anos, o que mudou?; Um século e mais dez anos de nascimento de duas pessoas tão importantes para a história e luta contra o racismo, como está a situação do povo negro no Brasil? Como está o processo de implementação das políticas públicas para a reparação e promoção da igualdade racial?

 

14 de março é o Dia Nacional da Poesia - em homenagem ao aniversário de nascimento do poeta baiano Castro Alves. É também a data do assassinato de Marielle Franco. Não há coincidência. A ancestralidade é a marca da comunidade negra.

 

A programação da Rede de Identidades Culturais RIC é atualizada mensalmente, publicada no Instagram da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, e disponibilizada na aba de eventos do portalbelohorizonte.com.br 

 

MARÇO

Acesse a publicação da Agenda de Março nas Redes Sociais
Acesse a Programação no Portal Belo Horizonte 
 

ABRIL

Acesse a publicação da Agenda de Abril nas Redes Sociais
Acesse a Programação no Portal Belo Horizonte

MAIO

Acesse a publicação da Agenda de Abril nas Redes Sociais (em breve)
Acesse a Programação no Portal Belo Horizonte (em breve)