Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte Film Commission

criado em 24/02/2022 - atualizado em 25/02/2022 | 17:32

Belo Horizonte Film Commission 

 

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançaram, no dia 24 de fevereiro de 2022, a Belo Horizonte Film Commission. A partir desta data, a iniciativa passa a ser responsável por apoiar as produções audiovisuais no município, autorizando, regulando e atraindo novas filmagens para a capital. A Film Commission foi instituída por meio dos Decretos Municipais nº 17.882 e nº 17.883, publicados no Diário Oficial do Município no dia do lançamento. 

 

A Belo Horizonte Film Commission faz parte do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Belo Horizonte, o BH nas Telas, projeto estratégico da Prefeitura lançado em 2018 e responsável por ampliar e inaugurar um conjunto de políticas voltadas para o setor na cidade. Como principal resultado a partir de sua implementação, as autorizações de filmagens em locais públicos da cidade passam a ser concedidas com maior celeridade e desburocratização pela Prefeitura. Os produtores e produtoras do audiovisual que desejam filmar em Belo Horizonte, agora, devem preencher um formulário único de solicitação, que pode ser acessado no site oficial da Film Commission. 

 

No site oficial, também é possível conferir a tabela de descontos progressivos nos preços públicos para produções audiovisuais (que entra em vigor com o lançamento da Film Commission), bem como um catálogo de locações públicas espalhadas por todas as regionais da cidade, além de um banco de serviços e fornecedores do audiovisual, com cadastro aberto que pode ser feito por todos os profissionais que atuam na cidade. O pedido de autorização à Belo Horizonte Film Commission deve ser feito por todos os produtores audiovisuais, exceto para as filmagens de caráter pessoal ou de imprensa, que não necessitam de tal liberação. 

 

Saiba mais no site da iniciativa: portalbelohorizonte.com.br/filmcommission